5 de abr. de 2023

Cadeia de abastecimento da Apple prestes a chegar aos 100% de neutralidade carbónica

 A Apple estabeleceu uma meta pública de se tornar completamente neutra em carbono na sua cadeia de abastecimentos até 2030, e divulgou hoje uma atualização sobre esses esforços. 

Cadeia de abastecimento da Apple prestes a chegar aos 100% de neutralidade carbónica

Apple anunciou hoje que os seus parceiros de produção suportam agora mais de 13 gigawatts de eletricidade renovável em todo o mundo, um aumento de quase 30% no ano passado. No total, mais de 250 fornecedores que operam em 28 países estão comprometidos em usar energia renovável para toda a produção da Apple até 2030. Isso representa mais de 85% dos gastos diretos com a produção da empresa e mais de 20 gigawatts em compromissos.

Já neutra em carbono para suas emissões corporativas globais, a Apple usa ferramentas inovadoras para apoiar o progresso em direção à sua ambiciosa meta de 2030 ser neutra em carbono para todos os produtos. 

Isso inclui 4,7 mil milhões de dólares em Green Bonds, que estão a ajudar a financiar a expansão de soluções de energia limpa e reduções de emissões em todo o mundo. A Apple partilhou detalhes dos seus gastos com os Green Bonds para 2022, que incluem investimentos em energia solar em larga escala, design de baixo carbono, eficiência energética e remoção de carbono.

Na Apple, somos neutros em carbono para as nossas próprias operações e inovamos todos os dias para ir ainda mais longe no trabalho urgente de lidar com as mudanças climáticas.

Com parceiros em todo o mundo, estamos a adicionar ainda mais energia renovável para alimentar a nossa cadeia de abastecimento global e a investir em tecnologias verdes de última geração. A escala desse desafio é imensa - mas também é nossa determinação em enfrentá-lo.

Disse Tim Cook, CEO da Apple.

Cadeia de abastecimento da Apple prestes a chegar aos 100% de neutralidade carbónica

A empresa tem também uma “Academia de Energia Limpa” para os seus parceiros de forma a ajudar a “identificar e implementar soluções para energia limpa e reduções de carbono”. Segundo a informação partilhada, mais de 40 parceiros de produção aderiram ao Programa.

Desde 2019, a energia renovável operacional em toda a cadeia de abastecimento global da Apple aumentou cinco vezes, totalizando 13,7 gigawatts. Isso equivale a 17,4 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono evitadas no ano passado – o equivalente a remover quase 3,8 milhões de carros das estradas.

Fonte: Pplware.

Painel central do Apple Car com informação diferente para passageiros e condutor

 A Apple está empenhada em trazer para as estradas o seu carro autónomo e já existem vários testes em curso. Uma nova patente revela que o painel central do carro poderá ser capaz de apresentar informação diferente para passageiros e condutor, dependendo da posição em que se está a olhar.

Painel central do carro da Apple com informação diferente para passageiros e condutor

A Apple entrou com um pedido de patente de 21 páginas que foi aprovada ontem para uma nova tecnologia de ecrãs dos carros. Basicamente, permite que uma tela exiba dois conjuntos de informações, à medida que o ângulo de visão muda.

Esta tecnologia baseia-se numa patente anterior concedida à empresa para uma exibição de imagem com vista à privacidade. A olho num parece que não existe nenhuma informação, mas com um iDevice a imagem é revelada. Neste caso, a nova tecnologia consiste num painel com software de rastreamento ocular e uma camada de lentes prismáticas acima do ecrã. 

Ao controlar a luz de fundo, o ecrã pode mostrar duas imagens diferentes, ao mesmo tempo, graças às lentes prismáticas, em ângulos diferentes.

Painel central do carro da Apple com informação diferente para passageiros e condutor

No pedido de patente, a Apple lista vários usos potenciais - desde situações de privacidade até à partilha de ecrã. Mas o uso mais óbvio é o dispositivo de navegação mencionado pela Apple. 

Com o progresso do desenvolvimento do Apple Car, a empresa considera claramente o uso de um único ecrã posicionado centralmente, mas que forneça ao motorista e ao passageiro da frente apenas as informações relevantes para cada um deles.

Desta forma, o condutor poderá concentrar-se na sua tarefa com todas as informações essenciais à mão - navegação e informações do carro - enquanto o passageiro pode assistir a um filme sem distrair o motorista. Da mesma forma, isso pode permitir que os passageiros do banco traseiro desfrutem de diferentes conteúdos sem a necessidade de vários ecrãs.

Fonte: Pplware.

Quebra nas vendas obrigou a Apple a parar fabrico do seu SoC M2

 A Apple produz os seus SoCs, como o M1 e o M2, para equipar os dispositivos que comercializa, neste caso em concreto, os MacBooks. A crise nas vendas parece ser real e a empresa terá interrompido a produção do seu chip mais recente.

Apple M2 SoC fabricar vendas

Apple parou de fabricar o seu SoC M2

Tal como muitas outras empresas, a Apple está sujeita às flutuações do mercado e ao que os seus clientes compram. É esse elemento que leva a que os níveis de produção sejam aumentados ou diminuídos, para cumprir as metas estabelecidas.

O dado mais recente aponta para uma interrupção da produção do SoC M2 da Apple desde o início do ano. A informação é avançada pelo site The Elec, que descreve que desde janeiro a produção parou, tendo sido tentado recuperar a produção em fevereiro, sem sucesso.

A produção do SoC M2 terá já sido retomada pela Apple desde meados de março, segundo é avançado. Ainda assim, e do que foi revelado, o volume de fabrico é muito inferior em comparação ao que era realizado durante o último ano.

Apple M2 SoC fabricar vendas

Quebra de vendas é significativa

Segundo dados internos da própria Apple, a quebra das vendas é muito significativa e estará a ditar esta situação. Do que se sabe, a procura por novos computadores da Apple atingiram apenas metade do nível do ano anterior.

A receita da Apple terá caído aproximadamente 5% ano a ano durante o primeiro trimestre de 2023. Esta é uma redução que é muito superior ao que os analistas estavam à espera, estando grande parte problema nas vendas reduzidas dos Mac.

Este cenário do M2 vem deixar uma dúvida sobre os próximos passos na produção de novos dispositivos. Há a dúvida sobre o eventual lançamento de um novo Mac Studio‌, que contaria provavelmente com os SoC M2‌ Max e ‌M2‌ Ultra.

Fonte: Pplware.