3 de fev. de 2020

Coronavírus obriga Apple a fechar lojas e escritórios na China até 9 de fevereiro

À semelhança de outras grandes empresas como, por exemplo, a Tesla e a Xiaomi, também a Apple foi afetada pelo Coronavírus.
A marca da maçã anunciou o encerramento das suas lojas e escritórios na China, até ao dia 9 de fevereiro.
Tal como temos já referido em artigos anteriores, o Coronavírus não é ‘apenas’ um vírus como outro qualquer.
Para além das já 250 vidas que tirou e infetados que provocou, aquele que já é considerado emergência global está a afetar as empresas, produção, vendas, ou seja, a economia não só localmente na China, mas que tem consequências por todo o Mundo.
Depois de Tesla e a Xiaomi, agora é a Apple a anunciar que vai encerrar portas na China.

Apple fecha lojas e escritórios na China até 9 de fevereiro

A Apple emitiu hoje um comunicado a informar que vai fechar todas as suas lojas físicas, escritórios e outros serviços em toda a China continental, até ao dia 9 de fevereiro, devido ao Coronavírus.
A empresa de Cupertino refere que esta medida foi motivada por…
…muita cautela e com base nos conselhos mais recentes dos principais especialistas na área da saúde.
Mark Gurman, da Bloomberg, deixou no seu Twitter o comunicado da Apple, que pode ler abaixo:
O principal objetivo é limitar a exposição dos funcionários da Apple ao surto do vírus e, por conseguinte, contribuir para a não propagação do mesmo.
Tal como já informámos, esta epidemia irá afetar a produção do iPhone 11, AirPods Pro e do iPhone 9.

No entanto, este surto também veio mostrar aquilo de que a tecnologia é capaz, pois um hospital foi construído em 6 dias, e a Huawei equipou-o com rede 5G.
Fonte: Pplware.

Como fazer cópia de segurança do iPhone ou iPad no Mac no MacOS Catalina com o Finder

Desde a chegada do macOS Catalina que as coisas mais simples foram arrumadas para outras prateleiras. Por exemplo, fazer backup do iPhone ou iPad desde que o iTunes foi embora, deixou alguns utilizadores meio perdidos e com dúvidas que nos colocam no Consultório. Assim, com a perda do iTunes, tudo mudou, e agora a gestão do iPhone e iPad é feito via Finder. Calma, ainda funciona bem, mas é diferente.
Vamos mostrar como usar o Finder no macOS Catalina (ou posterior) para fazer backup de um dispositivo iOS ou iPadOS.
O iTunes não era muito querido por parte dos utilizadores Apple e era ainda mais indesejado pelos utilizadores Windows. Contudo, a Apple sempre viu naquele software a plataforma segura para gerir os seus mais variados dispositivos. Com a chegada do macOS Catalina, a empresa decidiu reorganizar profundamente esta área de gestão e entregar essa responsabilidade ao Finder.

Finder é quem mais ordena

O Finder é o software nativo de gestão de ficheiros dos sistemas operativos macOS, iOS e iPadOS. Nele, a Apple concentra um grande número de funcionalidades de gestão, segurança e pesquisa. Com a chegada do macOS Catalina, a empresa de Cupertino reforçou as responsabilidades deste software.
Agora, os iPhones e iPads funcionam como qualquer outro dispositivo externo ligado a um Mac. Quer isto dizer que quando liga um destes dispositivos ao computador da Apple ele irá ser mostrado na barra lateral de uma janela do Finder. O backup de um iPhone ou iPad funciona exatamente como pode esperar.
Assim, vamos exemplificar como pode fazer uma cópia de segurança de um dispositivo no MacOS.

Como fazer cópia de segurança do iPhone ou iPad no macOS Catalina com o Finder

Primeiro de tudo, vamos ligar o nosso dispositivos ao Mac.  Aí poderemos ter acesso, depois de autorizado, a um vasto leque de funcionalidades. Vão reparar que o aspeto é idêntico ao que o iTunes tinha, até na gestão da área multimédia.
Para fazermos a cópia de segurança executamos a seguinte operação:
  1. Primeiro, ligamos o iPhone ou iPad ao computador usando um cabo USB e abrimos uma janela do Finder, dando um clique no ícone na Dock
  2. Com uma janela do Finder aberta, clicamos no nome do nosso iPhone ou iPad na barra lateral.Imagem do macOS Catalina a fazer cópia de segurança
  3. Se for a primeira que usamos o dispositivo neste Mac, vai-nos ser perguntado se confiamos ou não nesta ligação. Assim, para prosseguir temos de confirmar no botão “Confiar”. Para certificar esta escolha, temos de colocara palavra-passe de autenticação no dispositivo que se está a ligar ao macOS Catalina.
  4. Agora, tal como mostra a imagem em cima, estamos perante uma interface familiar. Clicamos no separador Geral (em cima da janela central branca) e marcamos a opção “Efetuar cópia de segurança nest Mac de todos os dados no iPhone/iPad”.
  5. Por norma sugerimos que as cópias sejam cifradas. Assim, para que tal aconteça, vamos ali à opção “Cifrar cópia de segurança local” e ativamos esse item. Isso garante que a cópia, que contém dados confidenciais, como informações sobre chaves e muito mais, seja novamente protegida. Temos nessa altura de colocar uma palavra-passe para permitir decifrar a cópia quando for necessária. Tenha só a atenção para nunca esquecer esta palavra-passe.
  6. Por fim, clicamos em Clique em “Efetuar cópia de segurança agora“. Espere até ao final da operação.

O tempo da operação depende do tamanho do armazenamento

As cópias de segurança podem demorar um pouco para serem concluídas. Isso depende da capacidade e do armazenamento atingido nos dispositivos em causa. Não desligue, mesmo que esteja a demorar um pouco mais, para não deixar o processo a meio e inutilizado.
Posteriormente, depois da cópia de segurança concluída, desligue o dispositivo e já o pode usar normalmente.
Se ainda não atualizou para o macOS Catalina, não deixe que a falta do iTunes o desencoraje. Muito provavelmente ficará melhor servido com este novo sistema.

Imagem cópia de segurança Finder, macOS Catalina, no iPhone 11 Pro Max para iCloud

Cópia de segurança para o iCloud

Quanto às cópias de segurança, se preferir apenas fazer cópias de segurança dos seus dispositivos para a iCloud, isso também é uma opção. De facto, por que não fazer as duas coisas? A redundância de cópias pode ser uma ótima estratégia. Portanto, não há nada proibitivo em fazer backup do iPhone e iPad no Mac localmente e na iCloud também (e até no PC com o iTunes).

Qualquer que seja o caminho a seguir para fazer cópias do seu iPhone, iPad ou iPod touch, não esqueça as cópias regulares, a rotina neste procedimento pode impedir a perda de dados. Com esta informação guardada, repor uma situação é simples.
Fonte: Pplware.

5 aplicações fantásticas para tirar mais partido do seu Apple Watch

O Apple Watch é um dos gadgets mais interessantes da atualidade. Dentro da gama dos smartwatches, este dispositivo da Apple conquistou o lugar de topo e dificilmente terá nos próximos tempos concorrente à altura. O segredo da Apple foi apontar a dedicação ao bem-estar e à saúde do utilizador. Além disto, o relógio da Apple permite um grande número de funcionalidades que recorrem a aplicações desenvolvidas à medida.
Hoje trazemos 5 aplicações fantásticas para tirar mais proveito do seu Apple Watch.
Imagem Apple Watch com apps
Para lá da capacidade de mostrar as horas, funcionar como despertador, GPS, calendário, agenda, calculadora, player de música, rádio, cronómetro, altímetro, detetor de ruído, microfone, telefone, chat, leitor de email, controlo remoto, eletrocardiograma, detetor de quedas e monitor cardíaco, o Apple Watch tem uma loja de aplicações que permite estender muito mais a sua ação.
Hoje vamos apresentar um pacote de mais 5 aplicações de terceiros que fazem toda a diferença no seu Apple Watch.

1 – iTranslate Converse

Vamos falar numa aplicação fabulosa. Tão simples como transformar o Apple Watch num aparelho de tradução. Assim, com muita facilidade, podemos falar diretamente para o microfone do seu relógio e receber de volta a tradução num dos muitos idiomas disponíveis.
Imagem tradutor para Apple Watch
Toque e segure para falar. Liberte para traduzir. O ecrã inteiro transforma-se no seu botão de tradução. A qualidade do microfone do smartwatch permite que esta app funciona bem até em ambientes barulhentos. Apesar de ser no seu pulso, esta app traduz quase em tempo real e em 38 idiomas.
Se utilizar a app no seu iPhone, ainda terá mais funcionalidades, como a transcrição das traduções para texto, mas há mais… muito mais que pode explorar gratuitamente. Claro, não será tudo gratuito, mas pode ser um preço barato se tiver na ponta da língua as palavras.

2 – One Drop Gestão de Diabetes


One Drop Mobile é uma aplicação premiada e vem carregada com recursos para ajudar o utilizador a alcançar ótimos resultados. Basicamente permite gerir vários fatores associados com o controlo da Diabetes.

Esta app permite registar e fazer um acompanhamento do que é importante na diabetes, mas de forma centralizada, no seu pulso. O One Drop torna a gestão da diabetes uma parte integrada do seu estilo de vida – algo que fortalece, e o mantém atento.
No fundo, esta app é um Assistente Pessoal da Diabetes que oferece uma agenda diária personalizada que dispara notificações diárias, lembretes e muitas informações sobre o açúcar no sangue, refeições, atividade, peso, pressão arterial e muito mais.

3 – WorkOutDoors

WorkOutDoors é a única app de treino para Apple Watch que exibe um mapa vetorial detalhado enquanto faz exercício. É também a aplicação de treino mais configurável, com mais de 300 métricas ao vivo, gráficos e botões que podem ser exibidos em vários layouts diferentes de ecrã. É uma app perfeita para correr, andar de bicicleta, caminhar, esquiar, geocaching e muito mais.
Imagem da app para Apple Watch da Apple
O mapa é desenhado com recurso a vetores, o que significa que pode ser suavemente ampliado, panorâmico ou rodado, assim como os mapas no iPhone. Os dados vêm do OpenStreetMap, que inclui caminhos, pistas, ciclovias e muito mais. Além disso, os mapas podem ser armazenados no Watch para uso quando não tiver o seu iPhone ou não conseguir obter um sinal de dados.
O software é pago, mas atenção que ao comprar terá logo acesso aos mapas para o mundo inteiro. Não são necessárias mais compras ou subscrições!
Os Horários de Intervalo podem ser criados para ajudar no seu treino. Por exemplo, aqueça durante 5 minutos, corra rápido por um quilómetro e recupere durante um minuto 5 vezes, e depois arrefeça durante 5 minutos.
A aplicação para iPhone fornece análise detalhada dos treinos; exportação dos treinos; configuração de layouts de ecrã do relógio; importação de rotas GPX; e a capacidade de controlar as áreas do mapa que estão armazenadas offline no relógio.

4 – Elk – Conversor de Moedas

Elk é a maneira mais rápida de converter moedas durante as suas viagens. Assim, tirando partido da sua localização, a app sabe onde está e automaticamente escolhe a moeda certa. Além disso, a forma como está desenhada, esta app dispensa teclado, converte moedas de forma rápida e divertida. Há várias moedas disponíveis e as tabelas são atualizadas diariamente.
No Apple Watch, Elk foi otimizado para a versão mais recente e inicia instantaneamente a conversão sempre que o utilizador levantar o pulso (se assim o entender). Clique, deslize e gire a Digital Crown para converter as moedas.
Por fim, resta dizer que o download do Elk é grátis e oferece aos utilizadores 2 semanas para testar a versão Pro gratuitamente, que dá acesso a todas as moedas.

5 – Google Keep – notas e listas

Quem não conhece o Google Keep? Esta é uma ferramenta com chancela Google e, portanto, traz-nos muitas funcionalidades que importa conhecer.
Com esta ferramenta no relógio da Apple, o utilizador tem uma aplicação que permite registar, editar e partilhar notas. Além disso, nessas notas, pode estar a trabalhar de forma colaborativa para acompanhar a par e passo o que se está a fazer. Sim, tudo isso a partir do seu pulso.
Mas esta app no Apple Watch foi adaptada para permitir ao utilizador adicionar as suas notas, listas, fotos e áudio. Com esta informação introduzida no ecrã do smartwatch poderá organizar as suas notas com etiquetas e cores.
Além disso, o utilizador poderá definir lembretes. Assim, ao passar por um local, este poderá disparar uma informação baseada na localização geográfica. São lembretes sobre uma nota no momento ou no local certo.
Se for ocupado e quiser ditar notas, então grave uma nota de voz e receba a sua transcrição automaticamente. Também pode captar o texto de uma imagem para encontrar rapidamente essa nota através de uma pesquisa.

Portanto, se as nativas já eram úteis, adicionando uma mão-cheia de outras, fica ainda melhor. O Apple Watch é uma peça de tecnologia muito interessante e multifacetada.
Fonte: Pplware.