6 de jul. de 2020

LinkedIn e Reddit estão a corrigir as suas apps para não aceder ao clipboard do iOS

Desde que o iOS 14 foi apresentado que têm surgido informações sobre apps mal comportadas. Estas passam o tempo a ler o clipboard do iPhone e assim têm acesso a informação que provavelmente não era suposto terem autorização de ler.
Estas apps necessitam de ser alteradas pelos programadores para não terem este comportamento e assim manterem os utilizadores protegidos. Depois de várias identificadas, surja agora informação que o LinkedIn e o Reddit vão mudar e assim abandonarem esta sua faceta.
iOS LinkedIn Reddit clipboard iPhone

LinkedIn vai mudar em breve a sua app para iOS em breve

Sabe-se também que o LinkedIn tem o mesmo comportamento, olhando ao clipboard do iPhone. A empresa já veio entretanto reconhecer esta situação, explicando a razão pela qual tem este comportamento.
Do que é revelado, este serve apenas para comparar o que é escrito com o que está no clipboard, para evitar situações e spam. Declarou ainda que estes dados são apenas consultados localmente, não sendo enviados para a empresa. Do que se sabe, esta situação vai ser alterada numa atualização, terminando.

Reddit foi apanhado a ler o clipboard do iPhone

Também a app do Reddit foi apanhada a ter um comportamento estranho e anormal ao aceder ao clipboard do iOS. Esta app para o iPhone estará a ler os dados dos utilizadores, de forma aleatória, sempre que a app é usada.
Também neste caso já foi apresentada uma justificação. Estes dados são lidos para procurar links que tenham sido já copiados para serem publicados no site. Para muito breve está prometida uma atualização desta app para alterar este comportamento.
Há ainda um longo caminho a ser feito pelos programadores para eliminarem este acesso. Se até agora este passava despercebido, passou a estar bem visível e a alertar os utilizadores sempre que tal acontece. Resta saber é se há ou não interesse real em ser removido.

Fonte: Pplware.

Fabricante de Taiwan vai produzir 80 milhões de chips A14 para a Apple

Segundo informações recentes, a TSMC, fabricante de Taiwan, está a preparar 80 milhões de processadores A14 para a Apple ainda para este ano.
A notícia foi avançada por uma conta do Twitter, e a empresa de Cupertino terá então encomendado essa quantidade de chips que deverão depois ser implementados no novo iPhone.
Segundo as informações mais recentes, a empresa de Tim Cook terá encomendado 80 milhões de processadores A14. O pedido foi feito à TSMC (Taiwan semicondutor Manufacturing Company), uma fabricante de Taiwan que perdeu vários contratos com a Huawei, que era a sua segunda melhor cliente a nível global.
Mas com esta encomenda, os problemas e preocupações da produtora ficam sanados.
A informação foi avançada pela conta do Twitter @Lovetodream, onde não são adiantados mais pormenores. Mas possivelmente essa quantidade deverá abranger os diferentes produtos da Apple, como o iPad, iPhone e Mac.
Mesmo sem mais comunicados de fontes oficiais, esta informação vai ao encontro daquilo que foi noticiado em março deste ano:
A TSMC está preparada para iniciar o volume de produção de chips fabricados com a tecnologia de processo de 4nm em abril, e já viu a sua capacidade de processamento completamente reservada pelos seus clientes.
via DigiTimes, março 2020
Há alguns rumores a indicar que a Apple terá dois géneros de processadores diferentes, para o modelo básico e para a versão Pro do próximo iPhone. Segundo o que é dito, o iPhone 12 virá com uma variante do A14 Bionic, enquanto que o iPhone 12 Pro trará o A14X Bionic.
No entanto, os fornecedores de componentes, parceiros da Apple, não parecem muito otimistasem relação aos iPhone 12, e acreditam que haja menos procura que o desejado.

Para ‘ajudar’, continuamos ainda em fase de pandemia, num momento em que os números não baixam. Desta forma nada se pode ter como certo no futuro e, portanto, não saberemos o que pode acontecer no mundo da tecnologia nos próximos tempos.
Fonte: Pplware.

O iPhone XR é o telefone mais valioso do mercado

Quem compra um iPhone sabe que o valor que está a pagar é bastante alto. Contudo, também sabe que um iPhone tem uma vida mais longa e, se um dia o quiser vender como usado, não terá grandes dificuldades. De acordo com um estudo recente, o iPhone XR da Apple é o telefone que perdeu menos valor ao longo do tempo, embora estejamos a falar de um dispositivo de 2018. Nada mau para um telefone que muitos pensavam que ia ser um completo fracasso.
Assim, se tem um iPhone destes na mão, saiba que ainda o poderá vender por um excelente preço.
Imagem iPhone XR da Apple
Embora os telefones Android tenham algumas vantagens sobre os dispositivos Apple, os smartphones da marca Cupertino ganham numa área que resulta da qualidade do seu ecossistema. Assim, os iPhone têm, com o passar dos anos, uma desvalorização muito inferior a qualquer outra marca. Por outras palavras, um telefone Android de gama alta, ao longo dos anos, tem muito menos valor comercial do que um telefone Apple.
O preço de um smartphone Samsung pode desvalorizar metade do seu valor em apenas seis meses. Contudo, isso não acontece com um iPhone. Um exemplo claro é o que encontramos num estudo recente do portal SellCell.com. Este é um site que se dedica à comparação de preços de smartphones e tem grande relevância pelos seus estudos ao nível mundial.
Segundo o portal, o iPhone XR, um dispositivo de 2018, é o telefone menos desvalorizado atualmente ou, por outras palavras, o telefone mais valioso da atualidade.
Imagem iPhone XR com caixa

Uma aposta que mantém o seu valor com o passar dos anos

Introduzido em 2018, o iPhone XR chegou sob o olhar crítico de muitas pessoas “iluminadas”. Conforme é de lembrar, muitos pseudo-analistas vaticinaram a desgraça do dispositivo, apontando a falta de qualidade do seu ecrã e um preço “elevado”. No entanto, a realidade parece ser bem diferente.
O iPhone XR tornou-se de um dia para o outro o telefone mais vendido do mundo, a seguir apenas ao seu sucessor, o iPhone 11.
Um telefone muito equilibrado com excelente desempenho, uma câmara fotográfica notável e um design como só a marca Cupertino sabe fazer. Um smartphone que, hoje em dia, se tornou o telefone mais valioso do mundo, porque dois anos após o seu lançamento, apenas 53,2% do seu preço original foi desvalorizado. Nada mau para um telefone que se destinava a ser um fracasso.
Imagem smartphone Apple branco
Quanto a outros dispositivos que saíram pela altura do lançamento do iPhone XR, é surpreendente que o iPhone XS Max e XS normais tenham perdido apenas 56% do seu valor. Outra coisa muito diferente é se olharmos para os valores dos telefones Android. O Samsung Galaxy S9 caiu 76% do seu valor, bem como o Google Pixel 3 com quase 80%. Pior é o caso de smartphones de marcas como a Sony ou a LG, cujo valor de venda caiu para quase 90% do seu preço original.
Muitos utilizadores pensam que os telefones Apple são muito caros, mas o que não percebem é que se quiserem vendê-los após dois anos, terão um valor de revenda muito mais elevado do que qualquer outra marca.
Referiu Sara Cell McConomi, diretora da SellCell.

Portanto, quando compra um iPhone, além do excelente equipamento que tem em mãos, poderá pensar que um dia ele ainda lhe trará retorno na venda. E não irá perder muito. Por isso, mercados como o dos recondicionados vivem em grande parte à custa dos iPhones.
Fonte: Pplware.

Cada vez mais utilizadores queixam-se dos consumos de bateria no iOS 13.5.1

O iOS 13.5.1 surgiu no primeiro dia de junho, para resolver um problema que permitia o acesso ao jailbeak no iPhone. A Apple apressou-se a tapar este buraco do seu sistema operativo móvel e assim impedir que este fosse quebrado.
Claro que, como é normal na marca, os utilizadores apressaram-se a atualizar para a mais recente versão, ainda que não tivesse novidades visíveis. O problema é que agora as queixas de problema de bateria acumulam-se.
Apple bateria iOS consumos problema
A versão 13 do iOS, como sabemos, não tem estado livre de problemas, alguns deles graves e que impediam a utilização do iPhone. A Apple sempre tentou resolver estas questões, nem sempre com o sucesso esperado pelos muitos utilizadores.
Agora, a mais recente queixa parece vir da mais recente versão do iOS, a 13.5.1, que está a causar problemas de bateria para muitos utilizadores. Do que é relatado, a vida útil deste componente está a ser reduzida, em especial com o smartphone em pausa.
Apple bateria iOS consumos problema

iOS 13.5.1 tem problemas de consumos de bateria

As queixas revelam que os consumos de bateria aumentaram de forma anormal e que o iPhone está a precisar de ser carregado de forma mais frequente. A análise feita mostra que a maioria destes consumos anormais são feitos quando o smartphone não está a ser usado.
Não se compreende a razão deste problema, uma vez que a Apple já tinha conhecimento de situações similares na versão anterior, ainda que em menor número. O normal também é que estas situações surjam nas primeiras versões e não nas que têm já esta maturidade.
Apple bateria iOS consumos problema

Nova versão chega em breve e poderá resolver este problema

Por agora a Apple ainda não admitiu o problema e nem se sabe se estará a trabalhar nele. Há, no entanto, uma forma deste ser minimizado, ainda que com prejuízo para o utilizador. Deverá ser desligado no iOS a atividade das apps em fundo, para assim não consumirem bateria.

A boa notícia é que o iOS 13.6 deverá estar prestes a chegar, podendo resolver este problema. Estando já na terceira versão de testes, deverá ser apenas uma questão de tempo até que surja pelas mãos da Apple.
Fonte: Pplware.