30 de jun. de 2020

iPhone 12 deve gravar em câmera lenta com resolução 4K e 240fps

novo iPhone 12, que deve ser anunciado em setembro deste ano, poderá fazer gravações de vídeo em câmera lenta na resolução 4K com 240fps. Isto é o que sugere um vídeo publicado por FIlip Koroy, do canal EverythingApplePro no YouTube.
O suporte para gravação de vídeos em câmera lenta neste formato também foi encontrado no código do iOS 14 beta pelo desenvolvedor e membro do XDA DevelopersMax Weinbach.
Atualmente, o iPhone 11 Pro é capaz de fazer vídeos na resolução 4K com 60fps. Para comportar gravações em 240fps, o atual modelo limita a resolução em 1080p. De acordo com Weinbach, uma fonte da Apple (não revelada) confirma que o novo formato está sendo testado internamente.
Há uma discussão, entretanto, se o novo iPhone terá essa capacidade de forma nativa ou se vai interpolar os quadros. Considerando o segundo caso, o celular seria capaz de elevar os 120fps para 240fps na resolução 4K, oferecendo um aumento significativo em fotografia computacional pelo smartphone.

O novo 'iPhone 12'

Segundo os rumores e vazamentos, o novo iPhone terá mudanças de visual que lembram os moldes do iPhone 5/5S, com aspecto mais quadrado. Fotos de carcaças/modelos do dispositivo foram publicadas pelo leaker Sonny Dickson no Twitter, mostrando as possíveis diferenças com a atual geração.
Ainda segundo ele, os preços da nova geração devem variar entre US$ 649 e US$ 1399. Todos, entretanto, devem contar com pelo menos 128 GB de armazenamento. São esperados quatro modelos:
  • iPhone 12 e 12 Max: telas LCD de 5,4" e 6,1" e duas câmeras
  • iPhone 12 Pro e 12 Pro Max: telas OLED de 6,1" e 6,7" com três câmeras


    Rumores também citam que o iPhone terá um sensor de profundidade 3D na traseira. Não é especificado se a solução será semelhante ao sistema frontal (TrueDepth) ou ao LiDAR do mais recente iPad Pro.
    Mais recentemente, uma publicação do site MacRumors, citando fontes do banco Barclays, diz que a nova linha de smartphones não terá fones de ouvido ou carregador na caixa. O iPhone 12 teria, então, somente um cabo Lightning como acessório "extra".

    Fonte: Tecmundo.

Apple pode lançar iPad básico com tamanho de iPad Pro

De acordo com o analista especializado em notícias sobre a Apple, Ming-Chi Kuo, a companhia pretende lançar um iPad de 10,8 polegadas ainda no segundo semestre deste ano, e um iPad de 8,5 polegadas no primeiro semestre de 2021. Esse último, provavelmente, seria o iPad Mini, enquanto o primeiro poderia ser uma versão básica (não Pro) do dispositivo.
Não seria a primeira vez que a Maçã lança um iPad básico com tela maior. A versão lançada no ano passado já tinha 10,2 polegadas. No entanto, o incremento no tamanho da tela, desta vez, seria maior do que vimos nas versões anteriores, que tinham 9,7 polegadas.
Também é difícil acreditar que este tablet seja o iPad Air 4, uma vez que rumores prévios indicam que ele deverá chegar ao mercado com pelo menos 11 polegadas.

iPad básico avantajado

Se esse novo tablet não é o iPad Pro nem um modelo Air, isso pode significar que a Apple vai manter os iPads básicos com tamanho bem próximo das versões mais avançadas. Posteriormente, inclusive, pode ser que apenas as especificações internas sejam suficientes para diferenciar uma categoria da outra.
Se essa decisão é boa ou não, só o tempo dirá. É óbvio que, mesmo com especificações inferiores às dos modelos Pro e Air, um dispositivo maior também receberá um incremento no preço.
É importante ressaltarmos que essas informações são apenas suposições. Até o final do ano, saberemos se algo vindo de Kuo a respeito disso faz sentido. E, claro, ainda teremos que acompanhar os próximos lançamentos da Apple.
Fonte: Tecmundo.

Primeiros benchmarks do Mac rodando em ARM superam Surface Pro X

Apple revelou na WWDC 2020 que está fazendo seus próprios chips baseados em ARM, e os primeiros testes da tecnologia mostram que a empresa deve chegar com tudo ao ramo de semicondutores para PCs. A companhia começou a distribuir o kit de transição para o Apple Sillicon, que pode ser visto na imagem acima, e alguns benchmarks vazados mostram que a nova arquitetura já supera a do Surface Pro X, computador da Microsoft feito em parceria com a Qualcomm.

As cláusulas de confidencialidade da Apple proíbem a divulgação de informações sobre o kit de transição de maneira antecipada. Porém, alguns testes mostrando o macOS rodando na arquitetura ARM da empresa de Cupertino já apareceram no GeekBench, sem revelar a identidade dos desenvolvedores.

De acordo com as listagens, o hardware consegue alcançar uma pontuação média de 833 nos testes de apenas um núcleo, enquanto a pontuação média nas avaliações multi núcleo fica na casa dos 2.871. O kit de desenvolvimento da Apple utiliza o chip A12Z, processador ARM do iPad Pro que usa a mesma arquitetura do A12, lançado há dois anos.

Batendo o Surface Pro X

Enquanto os testes mostram que o kit de transição da Apple ainda não surpreende na força bruta, o chip ARM rodando Mac já conseguiu superar o Surface Pro X, que possui o processador Microsoft SQ1, produzido pela Qualcomm.
De acordo com os dados presentes no GeekBench e compartilhados pelo MacRumors, o Surface Pro X baseado em ARM alcança uma pontuação média de 726 em single-core, enquanto a avaliação de múltiplos núcleos fica em 2.831. Ou seja, o A12Z da Apple já consegue superar o processador da Qualcomm em um dos testes e alcançar o concorrente no multicore.
O que torna o cenário mais complicado para a Qualcomm e a Microsoft é o estado atual da plataforma ARM da Apple. O Geekbench já roda nativamente no Surface Pro X, mas só funciona no chip da Apple para computadores via emulação, o que rende perdas de desempenho.
De acordo com estimativas de desenvolvedores, o processo de emulação pode ter tirado de 25% a 40% de desempenho do processador ARM da Apple. Além disso, o kit da Maçã apareceu funcionando no Geekbench com apenas quatro núcleos, apesar de o A12Z ser um chip octa-core.
Segundo a Apple, o primeiro computador com Apple Silicon será lançado ainda este ano e já deve trazer potência suficiente para brigar com processadores Intel. Dentro de dois anos, a Apple pretende realizar uma transição completa para a nova arquitetura, que promete trazer grande integração entre Mac, iPads e iPhones.
Fonte: Tecmundo.

Rumor: Caixa do iPhone 12 não incluirá carregador nem auscultadores?

Estamos a caminhar para julho e a Apple estará já, com os seus fornecedores, a preparar a embalagem do iPhone 12. A pouco mais de 3 meses da colocação do produto no mercado, segundo os timings usuais, qualquer alteração à oferta que é tradicional… é razão para notícia. Assim, conforme está a ser avançado pelo analista Ming-Chi Kuo, a caixa do próximo iPhone não trará nem carregador, nem os tradicionais EarPods.
Esta previsão já foi avançada por mais pessoas, normalmente próximas aos processos da Apple na China.
Imagem iPhone 11 Pro Max com carregador e earPods Apple

Carregador rápido de 20W para o iPhone 12 terá de ser comprado à parte

Conforme todos já percebemos, este ano está a obrigar o mundo a reformular muitos dos processos comerciais (além de toda a vida). Assim, a Apple este ano já adaptou a sua atividade às condições possíveis. Tal mudança pode mesmo chegar aos que uma caixa do iPhone traz.
Segundo o analista próximo da atividade da empresa de Cupertino na China, Ming-Chi Kuo, a Apple lançará um novo adaptador de energia de 20W como acessório opcional para iPhones e encerrará a produção dos seus adaptadores de energia existentes de 5W e 18W no final deste ano.
Diz-se que as características do novo adaptador de energia de 20W são semelhantes à versão de 18W, com o USB-C Power Delivery para carregamento rápido, como pode ser visto na foto abaixo.
Imagem carregador rápido Apple de 20W para o iPhone 12
Kuo acredita que os custos de produção do iPhone 12 aumentarão significativamente devido ao suporte 5G. Contudo, é expectável que a Apple o coloque à venda os novos modelos a um preço comparável ao da sua linha iPhone 11. Como tal e poderá ser isso, a empresa irá remover da oferta os EarPods e o adaptador de energia da caixa, reduzindo assim os custos. A Apple provavelmente também divulgará os benefícios ambientais desta mudança.
Além deste rumor, outros dão conta que a Apple irá incluir um cabo Lightning para USB-C na caixa como o único acessório incluído nos modelos do iPhone 12.

Kuo também espera que a Apple deixe de incluir um adaptador de energia de 5W no iPhone SE de segunda geração ainda este ano. No entanto, o analista referiu que um adaptador de energia de 12W continuará a ser incluído nas gerações atuais do iPad, iPad Air e iPad de 10,2 polegadas e iPad mini.
Fonte: Pplware.

Afinal há muitas mais apps do iPhone a ler em segredo o clipboard do iOS

Com a chegada do iOS 14, ainda que em testes nos programadores, uma nova realidade foi mostrada aos utilizadores. A capacidade de alertar sempre que uma app acede ao clipboard veio revelar potenciais fugas e acessos indevidos aos dados dos utilizadores.
Até agora, a face visível deste problema era o TikTok, que foi apanhado a aceder constantemente ao clipboard, sem uma razão lógica para o fazer. Mas afinal não se limita a esta app e mais 53 apps importantes foram descobertas com o mesmo comportamento.
iOS clipboard TikTik dados utilizadores

Controlar quem acede ao clipboarad no iOS

Há muitas novidades a chegar com o iOS 14 da Apple. A empresa dotou-o sobretudo de funcionalidades que pretendem proteger os utilizadores e os seus dados. Uma destas é a possibilidade de serem apresentados alertas sempre que o clipboard é acedido.
A novidade veio a revelar que a app TikTok estava estranhamente a ler o clipboard constantemente, quando o utilizador escrevia. Tal comportamento foi rapidamente alterado, surgindo de imediato uma nova versão. A razão para tal era uma proteção anti-spam que estaria aplicada.

Há mais apps para além do TikTok

Agora, e numa entrevista dada por Tommy Mysk, foi revelado que existem igualmente mais apps com este comportamento. O investigador de segurança revelou que em março tinha reportado mais 53 apps com comportamento similar no iOS.
Aqui podem ser vistas apps que se julgavam ser inócuas e que, acima de tudo, não precisariam de acesso a esta área que se esperava ser reservada. Muitas esperam alterar em breve o seu comportamento, mas outras não deram nenhuma indicação sobre o seu futuro.

Dados dos utilizadores ficam expostos

Continuam ainda algumas questões que estão por responder. O que estava a ser feito com esses dados e como eram tratados pelas apps. Há igualmente a situação sobre o comportamento similar noutros sistemas, como o Android. O TikTok revelou que não o faz neste sistema, mas não se sabe nas restantes.

Se em alguns casos até se justifica este acesso, como no Chrome ou no Pixelmator, nas restantes é dúbio e estranho. A Apple poderá em breve mudar este comportamento e dar ao utilizador o controlo sobre quais as apps e quando o podem fazer.
Fonte: Pplware.