1 de jan. de 2020

E se o Windows 10 fosse desenvolvido pela Apple, como seria?

A Apple, desde a sua formação, dá uma importância acrescida ao rigor gráfico e funcional nos seus produtos. O tão falado look&feel sempre foi uma espécie de imagem de marca da empresa de Cupertino. Dessa forma, até aplicações de terceiros têm regras apertadas para figurar nas lojas da empresa. Assim, como seria se, em vez da Microsoft, fosse a Apple a desenvolver o Windows 10?
Um vídeo, da autoria de Kamer Kaan Avdan, levanta um pouco o véu de como seria o Windows 10 se a Apple o desenvolvesse.
Windows 10 pela mão da Apple
Conforme todos os utilizadores sabem, o Windows 10 é um sistema operativo que corre em praticamente qualquer tipo de equipamento. Contudo, este sistema está longe de estar polido. As atualizações são um problema constante, ainda padece com o malware, a privacidade também necessita de atenção e procura ainda corrigir problemas herdados dos seus irmãos mais velhos.
Quando nos referimos aos problemas herdados, falámos, por exemplo, à tentativa que a Microsoft fez, no Windows 8, de o tornar “híbrido”. A empresa de Redmond procurou nesse Windows um desenvolvimento exclusivo capaz de governar qualquer tipo de dispositivo, de um PC a um smartphone.
O resultado foi um sistema confuso com uma interface dupla que não deixou ninguém satisfeito. Fizeram-se ouvir muitas queixas dos clientes “mais tradicionais” e que depois acabou mesmo por se tornar num fiasco, no segmento móvel.

E se o Windows fosse desenvolvido pela Apple?
Não, o Windows ainda é um produto em desenvolvimento e aperfeiçoamento. A Microsoft vem a aprimorar a interface do utilizador com o ajuste aqui e ali nas sucessivas atualizações do Windows 10. Além destes ajustes, há outros que a empresa quer fazer.
Nesse sentido, o criador Kamer Kaan Avdan, que já lançou vídeos para versões atualizadas do Windows 95, Windows XP, Windows 7, Windows 11 e macOS 11 Ventura, fez um exercício de criatividade e questionou-se como seria o Windows 10 se estivesse nas mãos da Apple.
Claro que a Apple tem os seus próprios problemas, mas no que toca à integração de hardware e software, a experiência do utilizador é muito positiva.
Conforme podemos ver no vídeo, o resultado é muito interessante, mas fica aquém do tal look&feel puro Apple. O criador esforçou-se para produzir uma combinação elegante e com identidade. Mas o hábito já nos incutiu outras cores e outros ícones, por isso parece-nos estranho este Windows by Apple.
Os mosaicos do menu Iniciar e da barra de menus na parte superior da área de trabalho, são elementos amplamente usados no Mac e Linux, mas não no Windows.
O redesenhado Explorador de ficheiros inclui algumas novas opções no Acesso rápido: AirDrop e iCloud. Vemos o iMessage para Windows e, é claro, o Safari que substitui o Edge. O Centro de Ação foi redesenhado, assim como o Painel de Controlo e as notificações. Inclui um modo escuro elegante, wallpapers dinâmicos e permite desbloquear o PC recorrendo a um iPhone.

Em resumo… a Microsoft continuará a desenvolver e a melhorar o Windows 10, mas o caminho não será colar-se à Apple.

Poderá a Apple apresentar um Mac gaming em 2020? Os rumores dizem que sim!

O ano de 2019 está a chegar ao fim e em 2020 espera-se que a Apple mantenha o rumo que teve este ano. No entanto, a empresa de Tim Cook pode apresentar algo inédito… Sendo que os rumores indicam o desenvolvimento de um Mac gaming!
Para além disso, os rumores adiantam ainda o preço e o evento em que será apresentado. A confirmar-se, será a primeira investida da Apple nos e-sports!
Poderá a Apple apresentar um Mac gaming em 2020? Os rumores dizem que sim!
O presente ano foi muito produtivo para a Apple no segmento dos computadores. Apresentou o novo MacBook Pro de 16 polegadas que tem tido apreciações muito positivas por parte dos consumidores! Para além disso, foi lançado ainda o Mac Pro que surpreende pelo seu preço e pelas especificações megalómanas.
Em 2020, o rumo será para manter e parece que os computadores continuarão a ser uma prioridade. Segundo os mais recentes rumores, provenientes do Taiwan, a empresa de Tim Cook prepara-se para lançar um Mac gaming.

Mac gaming poderá ser a primeira investida nos e-sports

Este hipotético Mac aparentemente será apresentado na WWDC 2020, a conferência destinada aos programadores e desenvolvedores para as plataformas e equipamentos da Apple.
Quanto ao corpo do dispositivo, o rumor não foi muito conciso e apenas referiu que poderá ser um portátil ou então um computador all-in-one como o iMac Pro. Por outro lado, foi já adiantado um preço de $5.000 que colocará este computador num segmento de mercado bem alto!
Naturalmente, sendo um terminal destinado ao segmento gaming, a prioridade estará no desempenho gráfico de modo a proporcionar a melhor experiência de jogo.
Assim sendo, a Apple pode fazer a sua primeira investida nos e-sports… Este é um segmento em crescimento contínuo. No entanto, este conceito de Mac gaming não faz muito sentido por vários motivos.

O primeiro é naturalmente o preço, sendo que provavelmente com um computador Windows será possível ter melhores componentes pelo mesmo preço. O segundo ponto é a própria plataforma da Apple, que nunca foi popular juntos dos gamers e por isso não tem muitos jogos disponíveis.
Fonte: Pplware.

Apple estará a planear versão PRODUCT(RED) no Apple Watch Series 5?

Cada compra de um dispositivo Apple com denominação PRODUCT(RED) contribui diretamente para o Fundo Mundial de Luta contra a SIDA. A empresa de Cupertino tem apostado em lançar esta campanha no iPhone, mas não só. Nesse sentido, poderá agora avançar com a mesma campanha, mas no Apple Watch Series 5.
Ainda não é um produto oficial, isto porque a informação foi descoberta numa breve menção encontrada numa base de dados. Daí até à especulação… foi um salto!
PRODUCT(RED) do Apple Watch Series 5
Provavelmente a empresa de Cupertino estará a preparar o lançamento da versão PRODUCT(RED) do seu Apple Watch Series 5. Assim, a ser verdade, esta ação marcaria a primeira vez que qualquer relógio da empresa entra nesta causa. A empresa lançou anteriormente uma bracelete loop desportiva PRODUCT(RED) em novembro de 2018.
Imagem Apple Watch Series 5 com bracelete (PRODUCT)RED
A informação foi lançada pela publicação francesa WatchGeneration. Este site enfatiza repetidamente que a maioria das suas informações são especulação… mas não todas!
De acordo com a publicação, foi encontrada uma menção numa base de dados não especificada da Apple, mas foi posteriormente removida. A menção foi aparentemente um número de referência que era diferente de outros itens do PRODUCT(RED) a que a WatchGeneration se refere como “pulseiras” ou bandas.
Além desta possível realidade, no que respeita ao produto, a cor específica será próxima à do iPod Touch, que recebeu uma versão PRODUCT(RED) em maio de 2019.
Imagem área Apple com iPhone, iPod touch e não só com PRODUCT(RED) para ajuda no combate à SIDA

Várias empresas envolvidas nesta ação

PRODUCT(RED) é uma parceria entre a (RED) e empresas que vão desde a Apple até à Nike. Todas elas estão a aumentar a consciencialização e os fundos para o tratamento do HIV/SIDA. A Apple diz que já doou mais de 220 milhões de dólares desde que o projeto começou, há 13 anos.
Atualmente a Apple vende versões PRODUCT(RED) do iPhone, iPod Touch, estojos e capas para iPhone e iPad, braceletes desportivas Apple Watch, além de auscultadores Beats e colunas portáteis. A empresa tem mesmo uma secção dedicada.

Apesar de ser um sucesso na linha iPhone, há ainda produtos sem este cunho, como é o caso do iPad, Mac, AirPods ou Apple Watch.
Fonte: Pplware.