24 de mar. de 2022

Apple: 5G está a consumir a bateria do iPhone e iPad demasiado depressa

 Com o lançamento do iPhone 12, a Apple trouxe para os seus smartphones uma tecnologia que era pedida há alguns anos. Falamos do 5G, que já outros fabricantes tinham nos seus equipamentos e que começavam a usar nas redes já implementadas.

Este foi um elemento importante para elevar as vendas, num momento que muitos queriam trocar o seu iPhone. É o 5G que parece estar agora a ter um impacto negativo na bateria do iPhone e do iPad, ao levar que se esgote demasiado depressa.

5G bateria Apple iPhone iPad

Equipamentos Apple testados no 5G

Se a face mais óbvia e visível do 5G nos equipamentos é um aumento de velocidade de ligação à Internet, há um reverso. A bateria dos smartphones pode ser consumida a um ritmo mais elevado, diminuindo o seu tempo de utilização. Isto por norma resulta de uma otimização do chip menos bem conseguida.

O The Wall Street Journal resolveu avaliar este impacto nos produtos da Apple e avaliou vários modelos do iPhone e o iPad Air, de 5.ª geração. Os resultados surgem com a reprodução de vídeos do YouTube em 5G e em 4G, medindo o tempo até a bateria se esgotar.

5G bateria Apple iPhone iPad

iPhone perdeu muita bateria neste cenário

Todos os equipamentos tiveram uma perda de duração da bateria, mas o mais visível foi o iPhone 13 Pro, que em 4G conseguiu durar mais 2,5 horas que com o 5G. O modelo menor, o 13 mini, funcionou mais 1,5 horas em 4G que na nova tecnologia. Já o iPhone SE 3 perdeu 1 hora ao usar a ligação 5G.

O novo iPad da Apple foi também avaliado no mesmo teste de duração de bateria. A situação de menor duração aplica-se aqui também com o iPad Air 5G a durar menos 1,5 horas nesta nova tecnologia. A frequência usada nestes testes foi a de 6 GHz, mais comum e maior cobertura, mas mais lenta.

5G bateria Apple iPhone iPad

Simples de desligar nestes equipamentos

As predefinições da Apple para 5G no iPhone são otimizadas para a duração da bateria e utilização de dados. O utilizador pode personalizar estas opções para desabilitar o 5G ou reduzir a sua utilização.

Basta aceder a Definições > Dados móveis > Opções de dados móveis. Escolha depois Voz e dados, mudando a opção para 5G automático ou para LTE. Pode fazer o mesmo na opção Modo de dados, passando a escolha para Padrão.

Não se sabe a razão para este desempenho destes equipamentos da Apple em 5G. A marca criou as suas propostas e certamente terá tido em atenção a importância da bateria, que assim fica limitada, tanto no iPhone 13 como no iPad Air 5.

Fonte: Pplware.

Tecnologia Face ID do “iPhone 15 Pro” ficará escondida debaixo do ecrã

 A Apple já deu mostras de que não quer abandonar aquele que é o melhor e mais seguro sistema de segurança mobile, o Face ID. Como tal, a empresa tem feitos ajustes para diminuir o impacto do grupo tecnológico que gere este serviço na parte frontal do iPhone. Segundo alguns rumores, no iPhone 14 será ainda menos intrusivo, com o "aspeto pílula" e desaparecerá completamente no iPhone 15 Pro.

À medida que a Apple aperfeiçoa a tecnologia, o Face ID também fica mais seguro, como é o caso visto na versão iOS 15.4 que permite desbloquear o dispositivo até com o utilizador a usar máscara.

iLustração iPhone 15 sem grupo Face ID visível

iPhone 15 - Em 2023, o notch poderá desaparecer

Claro que ainda estamos na esfera do rumor e muita coisa que se especula acaba por não se concretizar. Contudo, há uma grande parte destes possíveis incrementos que acabarão por chegar ao produto final. Segundo informações, a Samsung Display está supostamente a criar uma nova tecnologia sob o painel projetada para ocultar o módulo Face ID debaixo do ecrã do "iPhone 15 Pro" de 2023.

Enquanto o iPhone 14 pode abandonar o notch e dar lugar à pílula, com o já conhecido design perfurado, o "iPhone 15 Pro" pode abandonar completamente a pílula.

A Samsung estará a desenvolver um novo componente de câmara sob o painel que permitirá à Apple ocultar efetivamente o módulo Face ID atrás do ecrã. Segundo o The Elec, a nova tecnologia será lançada pela primeira vez na linha Fold da Samsung em 2023.

De acordo com o relatório, a Samsung colabora com a OTI Luminotics do Canadá na tecnologia, que inclui “uma camada de padrão de metal que usa materiais de máscara catódica”. Em abril de 2021, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que acreditava que a Apple introduziria um sistema de Face ID que fica abaixo do ecrã em 2023.

O Face ID também não é a única tecnologia que há rumores de estar a mudar-se para debaixo do ecrã. Muitos, incluindo Kuo, sugeriram que o Touch ID voltará ao iPhone em 2023, mas será colocado sob o ecrã e não num botão Home. Será?

Fonte: Pplware.

Será este o futuro iPhone 14? Especificações surgiram na Internet e não vêm da Apple

 Apesar de estarmos ainda longe de setembro, a Apple estará já a preparar o iPhone 14. Este será o próximo smartphone da marca, e já começa a ser falado, esperando-se que surjam novas informações e as primeiras especificações.

Tal como sempre, a Apple não revela nada sobre o seu novo equipamento, mas isto não impedem de surgirem informações. Estas começaram agora a surgir na Internet e mostram já o que poderá ser o iPhone 14, a próxima aposta da Apple.

iPhone 14 Apple especificações Twitter

Este deverá ser um ano de grandes mudanças no iPhone, trazidas pela Apple. Algumas informações conhecidas, e são todas como verdadeiras, apontam para o fim do modelo mini, mas se que isso reduza o número de modelos disponíveis.

Eis as especificações do novo iPhone 14

Uma publicação feita no Twitter, lançada pelo conhecido @Shadow_Leak, veio mostrar parte das especificações dos vários modelos do iPhone 14. Revelou em primeiro lugar a existência de 4 modelos, que são o base, o Max o Pro e o Pro Max.

Temos depois os ecrãs, com 6,06" nos casos do modelo base e do Pro, seguidos depois de 6,68" no Max e no Pro Max. Este será Flexible OLED nas 4 propostas da Apple. Cada modelo terá 6 GB de RAM e haverá uma diferença no SoC usado. Vamos ter o A15 Bionic nos 2 primeiros modelos e o novo A16 Bionic para os modelos de topo.

Dimensões e muito mais do iPhone da Apple

Além desta publicação com parte do hardware, há também informação sobre a forma que o iPhone 14 Pro e o 14 Pro Max vão ter. Esta chegou na forma dos esquemas de produção destes equipamentos, novamente partilhados no Twitter, pelo conhecido utilizador @MaxWinebach.

Ficamos a saber que o iPhone 14 Pro‌ Max será ligeiramente menor que o iPhone 13 Pro Max. A área da câmara parece crescer neste novo modelo. Já no caso do iPhone 14 Pro, este será quase similar ao iPhone 13 Pro. A área da câmara deverá também crescer face ao modelo de 2021.

Estamos ainda a muitos meses de distância da chegada do novo iPhone 14, nos seus vários modelos. Ainda assim, do que foi apresentado, este será uma aparente evolução dos modelos do ano passado, com algumas tecnologias que vão ser novas, incluindo um novo SoC, ainda mais poderoso.

Fonte: Pplware.