23 de abr. de 2022

Apple terá iniciado uma limpeza profunda na App Store e vai remover apps antigas

 A Apple tem na App Store um dos seus principais mercados e uma grande fonte de rendimento. Dedicada às apps para os seus sistemas operativos, parece ter no iOS um maior foco, quer de si própria, quer dos programadores.

Esta loja de apps estará agora a atravessar um período de limpeza e de saneamento, com o remover de muitas apps. A Apple quer eliminar as mais antigas e já começou a alertar os programadores para essa possibilidade e para esse momento.

App Store Apple apps remover atualizar

Tal como em qualquer loja de apps, também a App Store tem um leque elevado de propostas que foram simplesmente abandonadas. A Apple quer acabar com este cenário e por isso tem em movimento uma limpeza muito importante para breve.

Os alertas chegaram nos últimos dias e dão conta de estarem a chegar emails a programadores que tÊm apps na App Store. Esta missiva é clara e dá 30 dias a estes programadores um ultimato para estes renovarem as suas apps na Play Store.

A razão que a Apple usa para poder tomar esta posição é muito simples e até lógica. Reclama que setas apps parecem estar abandonadas e não são atualizadas há mais de 3 anos, precisando assim de ser renovadas pelos programadores.

Esta parece ser uma imposição nova da Apple para com os programadores, que assim são obrigados a aplicar qualquer alteração/novidade nas suas apps. Só assim vão conseguir manter as suas propostas na loja da Apple.

Curiosamente, quem não fizer esta alteração não perde a sua app na App Store. Apenas vão ser removidas do acesso a novos utilizadores do iPhone, já que será mantida acessível a todos os que já as descarregaram pelo menos 1 vez.

Muitos programadores não entendem a mudança, dado que as suas apps continuam a funcionar sem qualquer alteração. Ainda assim, vão ter de atualizar as suas propostas, sob pena de perderem as suas apps e uma visibilidade grande, que a maioria necessita.

Fonte: Pplware.





WhatsApp prepara novidade importante para chamadas de voz de grupo no iOS

 O confinamento associado à COVID-19 veio mostrar a utilidade que o WhatsApp e outras ferramentas têm nestes momentos. Foram a forma de manter a comunicação e a proximidade dos utilizadores numa altura em que os contactos físicos eram impossíveis.

Ficou claro nesse momento que haviam lacunas e algumas limitações, que depressa foram trabalhadas. Agora, e para melhorar ainda mais o WhatsApp, surge uma novidade importante para a versão do iOS. Esta passará a permitir chamadas de voz de grupo com um novo máximo de utilizadores.

WhatsApp iOS chamadas voz grupo

Melhorias nas chamadas de voz de grupo

Os desenvolvimentos que o WhatsApp tem estado a preparar melhoram em várias áreas em que o serviço é oferecido aos utilizadores. Têm chegado de forma gradual e controlada, para garantir a sua qualidade e maturidade em qualquer sistema.

A grande novidade que agora foi descoberta traz uma melhoria importante para a versão iOS do WhatsApp. Foca-se nas chamadas de voz e alarga ainda mais a sua utilização. Até agora estava limitada a 8 utilizadores e passa a poder ser usada por 32 utilizadores.

WhatsApp iOS chamadas voz grupo

Versão para iOS recebe mudança em breve

Associada a esta mudança, o WhatsApp garante também que a interface desta funcionalidade será renovada e rearruamada. Assim consegue comportar os novos utilizadores e mostra também quando estes estão a falar dentro destas chamadas de voz de grupo.

Espera-se que durante as próximas semanas esta novidade chegue a todos os utilizadores do iOS e que fique disponível. Vai chegar, como é normal, com uma atualização da app e que ficará acessível a todos os utilizadores.

WhatsApp iOS chamadas voz grupo

Há ainda mais novidades para o WhatsApp

Além desta novidade, sabe-se também que o WhatsApp tem em desenvolvimento uma novidadepara as mensagens que desaparecem. Estas passam a poder ser mantidas nas conversas, podendo qualquer participante eliminar a qualquer momento.

Estas são novidades importantes e que elevam ainda mais o que o WhatsApp oferece aos utilizadores, em especial no que toca ao iOS. Este continua a ser um dos serviços de mensagens mais usados na Internet, mesmo depois de todos os problemas que já teve.

Fonte: Pplware.

Apple matou de forma silenciosa o macOS Server mas ainda deixa que o usem no futuro

 Apesar de não ser muito conhecido, a Apple tem há muitos anos uma versão servidor do seu macOS. Este sistema complementa o que a gigante de Cupertino tem no seu sistema base, com várias funcionalidades adicionais.

Esta versão há algum tempo que vinha a perder visibilidade e agora a Apple resolveu colocar um ponto final no macOS Server. Este não receberá nenhuma atualização no futuro, mas poderá continuar a ser usado por quem já o tinha comprado.

macOS Server Apple funcionalidades versão

A Apple já tinha começado este processo

A gestão dos sistemas operativos da Apple é feita de forma muito criteriosa. Apenas as versões que são úteis estão presentes e a cada novo lançamento estas são atualizadas e recebem novas funcionalidades e melhorias, acessíveis a todos.

Foi neste espírito de reorganização que a Apple começou há alguns anos a trazer para o seu sistema operativo principal as funcionalidades do macOS Server. Este sistema era dedicado a gerir os equipamentos da marca em cenários empresariais ou escolares, sempre de forma simples e centralizada.

macOS Server Apple funcionalidades versão

macOS Server chega agora ao fim

Agora, e de forma oficial, a Apple resolveu colocar um fim no macOS Server e deixar de o ter disponível para novos utilizadores o poderem comprar. Foi na página de suporte desta versão do seu sistema operativo que esta novidade foi anunciada, tendo o dia 21 de abril como marco. 

Ainda que tenha descontinuado esta versão, a Apple não o irá remover de forma completa para os utilizadores. A empresa garante que esta versão poderá continuar a ser descarregada e instalada no macOS Monterey pelos atuais clientes, que já a tenham comprado.

macOS Server Apple funcionalidades versão

Nem todas as funcionalidades saíram desta versão

Apesar de ter trazido para as mais recentes muitas das funcionalidades do macOS Server, a Apple tem ainda várias em falta. Não se esperam que venham a ser incorporadas e por isso faz sentido que esta versão continue ativa.

Chega assim ao fim uma das versões mais antigas dos sistemas da Apple. Lançado há 23 anos, o macOS Server chegou pela primeira vez como Mac OS X Server 1.0 em 1999. A partir do Mac OS X 10.7 Lion, o Server tornou-se uma aplicação da App Store sendo instalada no macOS.

Fonte: Pplware.