21 de jan. de 2024

Apple lançou novo vídeo para destacar o recurso Verificação do iOS 17

 A Apple lançou no iOS 17 uma funcionalidade muito interessante para que as pessoas, a lista de amigos e familiares, possam dizer se chegaram bem ao seu destino. Em inglês chama-se Check In, em português de Portugal Verificação. Basicamente tudo se desenrola na app Mensagens (iMessage) e é simples de darmos a conhecer aos nossos amigos ou familiares que chegamos bem. Como é um recurso recente, a Apple fez um vídeo e nós ensinamos a usar.

Imagem da funcionalidade da Apple, a Verificação, presente no iOS 17

A aplicação Mensagens (iMessage) trouxe várias novidades no iOS 17. Uma delas é um novo recurso chamado Verificação (Check In). Com esta nova funcionalidade, os utilizadores poderão notificar um amigo/familiar que chegaram bem em casa ou a outro local.

Da mesma forma, se um amigo lhe enviar uma verificação, mas o seu iPhone ainda não tiver chegado conforme esperado, pode ver a respetiva localização, percentagem de bateria, sinal de rede móvel, etc.

Como funciona a verificação

  • Abra a aplicação Mensagens no iPhone.
  • Toque em botão Compor na parte superior do ecrã e, depois, adicione um destinatário ou selecione uma conversa existente.
  • Toque no sinal “Mais”, depois em “Verificação” e, depois, toque em “Editar”.
  • Escolha uma das seguintes opções:
    • Ao chegar: especifique o destino, o método de transporte (carro, transportes públicos ou a pé) e adicione tempo extra, se necessário. A verificação monitoriza a sua viagem e notifica o seu amigo se não houver progressos no seu iPhone durante um período prolongado de tempo ou se não chegar ao destino conforme esperado. Quando chega ao destino, a verificação é concluída automaticamente e notifica o seu amigo de que o seu iPhone chegou.
    • Após um temporizador: especifique um período de tempo (por exemplo, caso se vá encontrar com alguém novo). Se não terminar a verificação antes da hora definida, a verificação notifica o seu amigo.
    • Toque em botão Enviar.
      • Se o seu iPhone não chegar ao destino ou não cancelar a verificação e não responder aos pedidos de verificação, os detalhes da viagem do iPhone serão enviados para o seu amigo.
      • Para alterar os detalhes que pretende partilhar com o seu amigo se não concluir a verificação conforme esperado, consulte Escolher os detalhes que são partilhados.

    Nota: se iniciar uma verificação e a seguir ficar sem rede ou o iPhone se desligar, o destinatário da verificação pode receber uma notificação com atraso ou antecipada e ter a opção de ver os detalhes do iPhone que partilhou.

    Adicionar hora à verificação

    Se necessitar de mais tempo, pode adicionar tempo à verificação.

    1. Abra a aplicação Mensagens no iPhone.
    2. Abra a conversa com o amigo a quem enviou a verificação.
    3. Na mensagem de verificação, toque em “Detalhes”, toque em “Adicionar tempo” e, depois, selecione uma das opções.

    Cancelar uma verificação

    Se tiver concluído a viagem ou pretender terminar a sessão por qualquer motivo, pode cancelar a verificação para informar o seu amigo.

    1. Abra a aplicação Mensagens no iPhone.
    2. Abra a conversa com o amigo a quem enviou a verificação.
    3. Na mensagem de verificação, toque em “Detalhes” e, depois, toque em “Cancelar verificação” e confirme.

    Escolher os detalhes que são partilhados

    Pode alterar os detalhes que partilha com o seu amigo durante uma verificação.

      1. Vá a Definições > Mensagens.
      2. Desloque-se para baixo e toque em “Dados de verificação”.
      3. Escolha os detalhes que pretende partilhar se não concluir a verificação conforme esperado:
        • Limitado: partilhe a sua localização atual, para além do sinal de rede e detalhes da bateria do iPhone e Apple Watch.
        • Completos: partilhe os dados acima (localização atual, sinal de rede e detalhes da bateria), para além da rota que percorreu e da última vez em que desbloqueou o iPhone ou tirou o Apple Watch.

    Claramente que este tipo de recurso é importante e pode ser útil em diversos cenários. No caso do exemplo do vídeo, aquele pai até receber o "check-in" estaria com altos níveis de ansiedade. Quem nunca?!

    Fonte: Pplware.

    iPhone 16: como vai funcionar o novo botão de captura de fotografia

     Os olhos da indústria tecnológica estão atualmente postos nos Apple Vision Pro. No entanto, não será o único grande lançamento da empresa de Cupertino este ano. Em setembro, será revelado o iPhone 16, a próxima geração do seu produto principal - e vem com algumas novidades para as fotografias.

    Embora os rumores sugiram que o iPhone 16 não será um salto significativo em relação ao seu antecessor, um relatório recente sugere o contrário. Pode não haver muitas mudanças a nível de hardware, mas a Apple pode ter uma surpresa reservada que irá melhorar significativamente a experiência ao tirar fotografias e vídeos.

    A principal novidade do iPhone 16 seria a integração de um novo botão para tirar fotografias. Este estaria localizado na parte inferior esquerda. Não é a primeira vez que ouvimos este rumor. No entanto, o referido órgão de comunicação social revela como irá funcionar.

    Botão de captura do iPhone 16 poderá responder ao toque

    Em primeiro lugar, refere que o botão de captura do iPhone 16, apesar de ser mecânico, também responde ao toque. Por exemplo, para fazer zoom, basta passar o dedo de um lado para o outro, consoante a distância que se pretende aproximar. Para focar a imagem, por outro lado, basta premir ligeiramente o botão de captura. E se estiver pronto para tirar uma fotografia ou começar a gravar um vídeo, basta premi-lo com um pouco mais de força.

    Estes são apenas alguns exemplos que a Apple já está a testar nos protótipos do iPhone 16. No entanto, a resposta ao toque do botão de captura facilita a oferta de muitas mais funcionalidades.

    A Apple está a testar um novo botão nos protótipos do iPhone 16 para ajudar as pessoas a tirar fotografias e vídeos rapidamente quando pegam no dispositivo na horizontal, de acordo com duas pessoas com conhecimento direto da situação. A Apple considerou o novo botão da câmara como um ponto de venda chave para o dispositivo, disseram estas pessoas.

    Afirma a fonte. No entanto, não é totalmente garantido que o botão de captura veja a luz do dia com o iPhone 16. De facto, vários relatórios afirmaram que o iPhone 15 Pro perderia todos os seus botões físicos a favor de superfícies táteis. Mas acabou por vir com botões físicos - acrescentando ainda mais um, o botão de ação. Por isso, é melhor levar este relatório com pouco entusiasmo.

    Se nada de anormal acontecer no final do ano, a Apple irá revelar o iPhone 16 e 16 Pro na sua habitual apresentação de setembro. Mais fugas de informação irão certamente surgir nos próximos meses.

    Fonte: Pplware.