15 de abr. de 2024

Apple vem explicar porque acha que os 8 GB de RAM nos Mac chegam perfeitamente

 A Apple sempre foi "forreta" no que toca à quantidade de armazenamento e memória RAM nos seus dispositivos, principalmente nos computadores. Após o lançamento dos mais recentes MacBooks com SoC M3, muitas vozes levantaram-se contra os 8 GB de RAM, que equipam os modelos de entrada de gama destes novos modelos. Não chega, dizem os utilizadores. Chega, diz a Apple. Afinal, quais são os argumento da empresa?

Imagem MacBook Pro com 8GB de RAM

Com o lançamento do MacBook Pro M3 no ano passado, muitos analistas e clientes criticaram a empresa por continuar a vender computadores premium com 8 GB de RAM. Na altura, a Apple disse que 8 GB num Mac é equivalente a ter 16 GB de RAM num PC com Windows.

Agora a empresa argumenta novamente a favor da venda de Macs com 8 GB de RAM em 2024.

Apple acredita que os Macs com 8 GB de RAM são suficientes

Numa entrevista à IT Home, o executivo de marketing da Mac, Evan Buyze, pronunciou-se a favor dos Macs equipados com 8 GB de RAM.

De acordo com Buyze, os 8 GB de RAM dos Macs de entrada de gama são suficientes para a maioria das tarefas que a maioria dos utilizadores realiza com estes computadores. Utilizou como exemplos a navegação na Web, a reprodução de multimédia, a edição ligeira de fotografias e vídeos e os jogos casuais.

 

Kate Bergeron, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, elogiou os chips Apple Silicon pela sua arquitetura de memória unificada, que faz com que o Mac tire o máximo partido do hardware incorporado nestes chips. No ano passado, outro executivo da Apple afirmou que a empresa consegue utilizar a memória RAM dos Macs Apple Silicon de forma mais eficiente.

A entrevista centra-se no recém-lançado M3 MacBook Air, pelo que estas respostas são parcialmente verdadeiras. De facto, os utilizadores podem executar a maioria das tarefas básicas sem qualquer preocupação com 8 GB de RAM. No entanto, aqueles que planeiam utilizar o seu Mac para edição de vídeo ou programação podem deparar-se com alguns inconvenientes devido à falta de mais RAM.

Apesar de ser mais ou menos consensual que não há problema em se vender um MacBook Air com 8 GB de RAM, o mesmo não se pode dizer do MacBook Pro, que se destina a utilizadores que pretendem executar tarefas mais intensivas.

Apple cobra 230 euros pela atualização da RAM, passando de 8 GB para 16 GB.

Os novos MacBook Air vêm equipados com 8 GB de RAM nos modelos de 13 polegadas. Curiosamente, a opção de 16 GB de RAM não é mais que a versão intermédia, de 8 GB, com mais 8 GB pelo preço de 230 euros.

Chip M3 tira "pressão" sobre a RAM e isso exige menos  memória

Não há muito tempo, o executivo de marketing da Apple, Bob Borchers, foi enfático neste ponto durante uma entrevista no YouTube com Lin Yi:

Comparar a nossa memória com a memória de outros sistemas não é, de facto, equivalente. Devido ao facto de utilizarmos a memória de forma tão eficiente e de recorrermos à compressão de memória. Também temos uma arquitetura de memória unificada. Na verdade, 8 GB num MacBook Pro M3 são provavelmente análogos a 16 GB noutros sistemas. Acontece que a utilizamos de forma muito mais eficiente.

Por isso, o que eu diria é que as pessoas podem vir cá e experimentar o que querem fazer nos seus sistemas. Penso que o desempenho será incrível. Se olharmos para os dados em bruto e para as capacidades em bruto destes sistemas, é realmente fenomenal. E este é um ponto em que penso que as pessoas precisam de ver para além das especificações e ir realmente ver as capacidades.

E ouvir pessoas de confiança como o senhor, que utilizam efetivamente os sistemas e podem dizer que não se trata de saber se deve ser 8 ou outro número qualquer. E que analisem realmente as capacidades. E a eficiência com que tiramos partido dessa memória e penso que descobrirá que um sistema M3 é especialmente capaz. E para aspirantes a profissionais e muitas outras pessoas, é um ótimo sistema para usar.

Com a chegada da Inteligência artificial ao dia a dia, muitos utilizadores também deixam as suas dúvidas quanto à utilização desprocupada das caras máquinas Apple.

No entanto, sobre este tema, os executivos, na entrevista, também falaram sobre o tema. Segundo eles, os chips Apple Silicon são ideais para tarefas baseadas em IA. Mencionaram ainda que a Apple se tem concentrado em tornar o Mac numa excelente plataforma de jogos graças ao hardware avançado e às novas funcionalidades do macOS, como o Game Porting Toolkit.

Fonte: Pplware.

Novo rumor afirma que veremos um iPhone dobrável no próximo ano

 As previsões para o lançamento de um iPhone dobrável apontam para 2026 ou 2027, enquanto outras sugestões sugerem que poderá nunca concretizar-se. No entanto, surgiu recentemente um rumor que afirma que a Apple poderá lançar o seu iPhone dobrável no próximo ano.

Rumor sobre um iPhone dobrável faz surgir grandes expectativas

O meio de comunicação ITHome afirma que a Apple está a acelerar o desenvolvimento de ecrãs dobráveis e sugere que poderá revelar o seu iPhone dobrável já no próximo ano. Isto faz sentido, tendo em conta que a empresa tem estado a trabalhar em dois protótipos há anos, um em forma de concha e outro em forma de livro.

Este novo rumor centra-se na ideia de que a Apple poderá estar a desenvolver um iPhone dobrável com um design semelhante ao do Galaxy Z Flip ou Z Fold. Além disso, espera-se que a Apple mude o panorama dos telemóveis dobráveis em 2025, uma vez que parece que o interesse pelo iPhone poderá diminuir.

No entanto, é improvável que o iPhone seja o primeiro dispositivo dobrável da Apple, uma vez que a maioria dos rumores indica o contrário, sugerindo que o primeiro dispositivo dobrável da empresa de Cupertino poderia ser um MacBook, no qual também estão a trabalhar ativamente.

Existe também a possibilidade de a Apple decidir não lançar um iPhone dobrável devido aos desafios técnicos que enfrenta, como tornar impercetível a dobradiça central do ecrã. Os modelos atuais não cumprem os padrões de qualidade da empresa, o que, no passado, levou ao cancelamento do projeto AirPower.

Apple

 

Então, o que se conclui?

Segundo os rumores, a Apple poderá lançar o seu iPhone dobrável já em 2025, apesar de as estimativas variarem entre 2026 e 2027. Contrariamente, há mesmo quem acredite que nunca irá acontecer.

Além disso, a Apple tem dois protótipos de iPhone dobrável em desenvolvimento, mas há a possibilidade de o seu primeiro dispositivo dobrável ser um MacBook, de acordo com alguns rumores.

Fonte: Pplware.

Apple Watch continua a avisar que precisa levantar-se? Se não quer… desligue

 “Está na hora de se levantar!”. O seu Apple Watch também o avisa a cada hora. E se já se cansou destas notificações, veja como desligar este alerta.

Imagem Apple Watch

Possivelmente já tenta ignorar aquele toque háptico no pulso, a notificação do Apple Watch dez minutos antes da hora certa de se levantar. O que é motivador para algumas pessoas pode, na verdade, ser uma irritação para outras.

A pensar nesses, vamos mostrar como o utilizador pode desligar (e, se quiser, mais tarde ligar) as notificações da hora de se levantar do seu Apple Watch.

Útil ou irritante: o Apple Watch lembra-o de se levantar

O Apple Watch esforça-se por fazer com que tenha uma vida mais saudável, por exemplo, distribui medalhas na aplicação Saúde e notifica o utilizador se vai cumprir os seus objetivos de exercício do dia na aplicação Atividade.

Alongar as pernas regularmente é bom para si, por isso o Apple Watch toca no seu pulso para o avisar quando é altura de sair de trás da secretária ou da cadeira por um minuto.

Ativar e desativar as notificações de pé

Caso não consiga ficar de pé ou considere as notificações irritantes, pode felizmente desligá-las e voltar a ligá-las muito facilmente.

Siga os passos abaixo e pode descansar no seu poleiro durante horas a fio sem se sentir culpado.

  1. Abra a aplicação Watch no iPhone;
  2. Desloque-se para baixo e selecione a aplicação Atividade;
  3. Aqui, verá um interrutor atrás de Lembretes para me levantar;
  4. Coloque-o a verde para ativar as notificações ou a escuro para as desativar.

Não quer receber mais notificações ou lembretes da aplicação Atividade? Desmarque a opção Notificações no mesmo ecrã, na parte superior. Assim, também deixará de receber notificações de objetivos alcançados, incentivos diários e muito mais.

Se quiser, pode desativar cada item separadamente e avaliar se, de factos, fazem ou não falta estas notificações.

Fonte: Pplware.

Estudo: Apple prova que qualquer pessoa pode correr uma maratona – se tiver tempo…

 Contra factos, não há argumentos; e a Apple suporta-se nos seus dados recolhidos de muitos milhares de utilizadores que usam o Apple Watch para monitorizar a sua atividade desportiva. Como tal, um estudo efetuado sobre a saúde dos utilizadores, refere que qualquer pessoa pode correr uma maratona, desde que tenha tempo para a fazer! Será que é mesmo assim? Vamos entender do que se trata.

Ilustração Apple Watch numa maratona

Há cinco anos que a Apple realiza um estudo sobre o coração e o movimento com o Apple Watch e os seus investigadores examinaram agora o treino e os exercícios cardiovasculares que os maratonistas fazem.

O Estudo do Coração e do Movimento da Apple tem sido realizado em parceria com a American Heart Association e o Brigham and Women's Hospital, uma filial da Harvard Medical School, desde 2019. Antes da segunda-feira da maratona, 15 de abril de 2024, e da Maratona de Boston em particular, os investigadores têm examinado dados de saúde de pessoas que correm e caminham em maratonas.

Entre o seu início, novembro de 2019 e 1 de janeiro de 2024, os investigadores do estudo afirmam que houve 201.471 participantes. Mais de 1500 correram cerca de 2623 maratonas no total, mais de 50% dos participantes tiveram pelo menos um único treino de corrida de 5K ou mais.

Para cerca de 20% dos participantes, esse treino de corrida mais longo foi de, pelo menos, 10 km. No estudo sobre caminhadas, quase 54% dos participantes tinham um treino individual mais longo de, pelo menos, 5 km e quase 14% fizeram, pelo menos, 10 km de uma só vez.

Preparar bem a maratona... é a chave para a conseguir fazer

Os investigadores também acompanharam a forma como os participantes se prepararam para uma maratona. Segundo os investigadores, os 10% dos participantes com o tempo de chegada mais rápido correram cerca de 26 km a mais por semana do que os 10% do meio, até ao dia da maratona.

A maioria dos participantes não correu ou caminhou em maratonas, mas os investigadores têm os dados sobre o quanto correram ou caminharam. Por isso, extrapolaram o tempo que a maioria das pessoas demoraria a correr ou a caminhar os 42 km de uma maratona à sua velocidade média de exercício.

Desta vez, utilizando especificamente dados de abril de 2023, descobriram que metade dos participantes correriam ou caminhariam 42 km em 90 dias, ou menos. No entanto, o estudo refere que isto pode ser uma subestimação.

O Apple Watch pode detetar automaticamente um exercício e começar a cronometrá-lo, mas nem todos os participantes terão ativado essa funcionalidade.

Fonte: Pplware.