28 de jan. de 2023

UTM 4.1: Tenha o Windows em qualquer Mac (ferramenta grátis)

Quando se fala em virtualização no macOS, o hypervisor mais conhecido é sem dúvida o Parallels. É verdade que no segmento das ferramentas de virtualização não existem assim tantas opções, no entanto, as que existem são bastante completas e robustas, como é o caso do VirtualBox, do VMWare, entre outras.

A ferramenta UTM também não é desconhecida, pois já a apresentamos aqui. Conheçam as novidades da versão 4.1.

A ferramenta UTM usa a estrutura de virtualização de hipervisor da Apple para executar sistemas operativos ARM64 no Apple Silicon com velocidades muito próximas do que se consegue nativamente. Esta ferramenta suporta CPUs Intel, como os últimos SoC M2.

Ao contrário de outros softwares de virtualização gratuitos, o UTM foi criado para macOS. O UTM é semelhante a uma app para Mac com todos os recursos de privacidade e segurança necessários, segundo é revelado na página do projeto.

Novidades do UTM 4.1

  • QEMU backend atualizado para a versão 7.2.0
  • AppleScript (OSA) com suporte para CLI
  • Menu bar extra
  • Pode encontrar todas as novidades aqui.

No "coração" do UTM está o QEMU, um software de emulação gratuito e de código aberto com décadas de idade que é amplamente usado e mantido ativamente.

Embora o QEMU seja poderoso, pode ser difícil instalá-lo e configurá-lo com a sua infinidade de opções e opções de linha de comando. O UTM foi projetado para dar aos utilizadores a flexibilidade do QEMU sem grandes complicações.

UTM


 Fonte: Pplware.

Não consegue instalar o macOS Ventura no seu Mac? A solução chegou e não vem da Apple

 A cada ano, a Apple apresenta uma nova versão do macOS e naturalmente que certos Macs perdem acesso a novas versões-. O prejuízo é óbvio e mestas máquinas deixam de suportar o software mais recente e melhor da empresa.

Com o novo macOS Ventura isso aconteceu também, com vários modelos a serem deixados para trás. A solução para quem está nesta situação surgiu agora, com o OpenCore, que traz o mais recente macOS aos Mac mais antigos e que não são suportados.

macOS Ventura OpenCore Apple Mac

O "OpenCore Legacy Patcher" (ou apenas OCLP) é uma ferramenta que permite que Macs mais antigos corram o macOS Big Sur e Monterey sem suporte oficial da Apple. É uma ferramenta baseada no mesmo bootloader OpenCore usado para Hackintosh, que é um método bem conhecido para rodar macOS em PCs comuns.

Dois meses após o lançamento da primeira beta do macOS Ventura, os programadores por trás do OCLP demonstraram alguns Macs antigos a correr o macOS Ventura graças a esta ferramenta. No entanto, tornar o OCLP compatível com o macOS Ventura não foi uma tarefa fácil.

De acordo com estes programadores, a Apple removeu a maioria dos drivers antigos do macOS 13, já que esta versão não suporta mais nenhum Mac com CPUs Intel anteriores à sétima geração. Apesar dessas restrições, a versão mais recente do OCLP traz uma nova vida aos Macs que foram descontinuados pela Apple.

Estes são os modelos mais antigos do Mac que podem executar o macOS Ventura com o OCLP:

  • 2008 - 2016 MacBook
  • 2009 – 2017 MacBook Air
  • 2008 – 2016 MacBook Pro
  • 2009 – 2017 Mac mini
  • 2007 – 2017 iMac
  • 2008 – 2013 Mac Pro

Claro, algumas coisas podem não funcionar como esperado, já que o projeto é uma modificação não autorizada da Apple. Para além disso, o macOS Ventura ainda está em desenvolvimento ativo, o que pode vir a ser uma condicionante no futuro, com alterações que venham a surgir.

Esta certamente não é a solução ideal para pessoas que ainda dependem de seus computadores para trabalhar. Ainda assim, é interessante ver que ainda se encontram maneiras de continuar a usar computadores com mais de 10 anos.

Fonte: Pplware.