29 de nov. de 2023

Apple MacBook Pro 14 com o M3 Pro avaliado pela DXOMARK e bate toda a concorrência

 A DXOMARK está apostada em diversificar os testes que realiza e tem optado por avaliar máquinas como portáteis. A mais recente a ser avaliada foi um potencial clássico que chegou há pouco ap mercado. Falamos do MacBook Pro 14 com o M3 Pro da Apple, que bateu toda a concorrência e assumiu o topo desta lista.

Apple MacBook Pro 14 DXOMARK M3 Pro

A DXOMARK avaliou o novo Apple MacBook Pro 14

Quando revelou os novos SoCs M3 a Apple resolveu aplicá-los em novos porteis e assim renovar a sua linha MacBook Pro, com propostas de 14 e 16 polegadas. Estes receberam os diversos modelos dos processadores da empresa de Cupertino.

É um destes portáteis da Apple que foi agora analisado pela DXOMARK, para avaliar a sua prestação e comprar com o que o mercado oferece. Os resultados surgiram agora e mostram que o MacBook Pro 14 com o M3 Pro está no topo da lista e bateu toda a concorrência.

Apple MacBook Pro 14 DXOMARK M3 Pro

Os pontos positivos desta proposta com o SoC M3 Pro

Tal como acontece nos smartphones, também nos portáteis a DXOMARK tem uma lista de testes a serem realizados e com um padrão de pontuação definido. No caso do Apple MacBook Pro 14 com o M3 Pro estes resultados atingiram novos máximos e este portátil destacou-se em várias áreas-chave.

Como pontos positivos do Apple MacBook Pro 14 com o M3 Pro a DXOMARK aponta que nas videochamadas, a câmara oferece um ótimo nível de detalhe na maioria das condições, com ótimo controle de ruído visual em cenas bem expostas. Destaca-se ainda a captura de áudio, que apresenta um bom equilíbrio de tons durante videochamadas, a excelente reprodução de vozes, realistas e inteligíveis e a melhor renderização de vídeo HDR da categoria com ampla gama, EOTF preciso e pico de brilho muito alto.

Há ainda a refletância de ecrã bem gerida, o equilíbrio tonal fiel e muito agradável para música e vídeo e uma excelente dinâmica com impactos nítidos e precisos e forte impacto em música e áudio de vídeo. Por fim, destaca-se a boa renderização espacial de áudio, com stereo amplo e boa reprodução de distância.

Apple MacBook Pro 14 DXOMARK M3 Pro

Nem tudo é perfeito nesta nova proposta da Apple

No campo oposto temos como pontos menos positivos a renderização ocasional de cores não naturais em alguns cenários e em chamadas de vídeo, a captura de áudio somente mono prejudica a inteligibilidade em situações de chamadas de voz com capacidade estéreo. Há ainda problemas de manuseio duplex, com vozes prejudicadas pelo gating.

Segundo a DXOMARK, o Apple MacBook Pro 14 com o M3 Pro teve um desempenho exemplar nos testes, obtendo as melhores pontuações em diversas categorias entre todos os dispositivos testados até ao momento. Nas videochamadas, a câmera do MacBook Pro forneceu um ótimo nível de detalhe na maioria das condições e um ótimo controlo de ruído visual em cenas bem expostas. A captura de áudio apresentou bom equilíbrio tonal nas chamadas, além de vozes quentes, realistas e inteligíveis na reprodução.

Este portátil da Apple é uma escolha versátil para videoconferência e entretenimento pessoal. Consegue isso graças à sua melhor renderização de vídeo HDR com ampla gama, EOTF preciso e pico de brilho muito alto, com a excelente dinâmica de áudio e equilíbrio tonal muito agradável na música e vídeo.

Fonte: Pplware.

Polícia recomenda desligar o NameDrop em qualquer iPhone de crianças

 Uma das novidades da Apple para o iOS 17 é o NameDrop. Esta funcionalidade permite partilhar facilmente contactos entre qualquer iPhone apenas aproximando os equipamentos. Agora, a polícia nos EUA está a recomendar aos pais que desliguem o NameDrop nos iPhones de crianças.

NameDrop polícia Apple iPhone

Uma divisão da polícia local de Ohio, nos EUA, está a alertar os pais sobre um novo recurso do iPhone que está ativo nativamente no iPhone após a recente atualização para iOS 17. Falamos do NameDrop que é uma funcionalidade de partilha do contacto do utilizador apenas por aproximação dos dispositivos.

As autoridades em causa alegam que é possível fazer esta partilha de forma rápida e sem a consciência dos utilizadores, em especial em crianças, levando a que os menores possam ser abordados por estranhos e assim oferecer os seus dados sem qualquer controlo.

Será um recurso perigoso?

O NameDrop é uma evolução do AirDrop e permite aos utilizadores do iPhone trocar informações de contacto, incluindo números de telefone e fotografias. Basta segurar os equipamentos a alguns centímetros uns dos outros. A troca de informações não será concluída se ambos os iPhones forem afastados antes que a transferência de informações seja concluída.

As forças de polícia de outras áreas dos EUA também deixaram alertas sobre o NameDrop, como é o caso da autoridade de Watertown, Connecticut. Esta emitiu um aviso via Facebook e alguns pais da região responderam nesta rede social que atualizaram recentemente os iPhones dos seus filhos, mas não sabiam nada sobre o novo recurso.

Importa destacar que esta troca de informação não acontece de forma tão simples como é descrito pelas autoridades. Como alguns utilizadores reportaram no Facebook da Polícia de Watertown, a troca de informações não acontece automaticamente e depende sempre de confirmação do utilizador.

Claro que estes podem ser levados a autorizar com alguma engenharia social. O que não é provável face ao que esta tarefa oferece. Parece ser mais excesso de zelo!

Por agora, a solução que a polícia aponta para este problema é simplesmente desligar o NameDrop no iPhone. Para isso devem aceder à app Definições e desativar a opção Aproximar Dispositivos na área dedicada ao AirDrop.

Quanto aos alertas, provavelmente existe um exagero por parte da polícia, mas importa manter os pais alertados e cientes destas funcionalidades.

Fonte: Pplware.