12 de abr. de 2023

Apple lançou já o iOS 16.5 beta 2 e continua a trazer novidades

 A Apple continua a trazer novidades ao iOS 16. Afinal, só em setembro chegará o iOS 17, apesar deste ser apresentado em junho. Como tal, a versão em desenvolvimento, agora nas mãos dos programadores, está a refinar algumas novas funcionalidades. Além do iPhone, também o Apple Watch, Apple TV, iPad e Macs foram atualizados.

Imagem iOS 16.5 beta 2

O que há de novo no iOS 16.5?

O iOS 16.5 beta 2 está já disponível para programadores beta testers registados. Conforme podemos ver no developers.apple.com, o número da compilação para a atualização de hoje é 20F5039e. Apesar de ser já uma versão com várias subversões, isto é, vamos para a quinta dentro do iOS 16, a Apple ainda está a trazer algo novo.

Além disso, como temos visto, a empresa aproveita estas versões para testar algumas mecânicas que poderão ser nativas no iOS 17, como o método de aceitar as versões beta, ou as versões beta públicas.

Como tal, esta beta adiciona novos comandos de gravação de ecrã à Siri, que permitem iniciar ou parar uma gravação de ecrã usando o assistente virtual. A atualização também adiciona um separador de desporto dentro da aplicação News (não disponível em Portugal).

Por fim, o código encontrado no iOS 16.5 também sugere que a Apple trabalha num novo recurso picture-in-picture quad-box para a aplicação de TV, especificamente para transmitir vários eventos desportivos ao mesmo tempo. Atualmente, a Apple oferece itens como MLS Season Pass e Friday Night Baseball para desportos ao vivo.

 

Quando chegará ao público em geral?

A Apple provavelmente lançará o iOS 16.5 para ao público em maio. Uma nova versão beta pública será lançada ainda este mês, enquanto a empresa continua os testes beta antes do lançamento geral.

Esta versão poderá também refinar os sistemas de segurança, visto que nos últimos dias a Apple descobriu algum malware dedicado ao iOS.

Outras novas betas da Apple

Como já é tradição, com esta versão para o iPhone, a empresa de Cupertino lançou também as betas para os seguintes sistemas operativos:

  • iPadOS 16.5 beta 2
  • watchOS 9.5 beta 2
  • tvOS 16.5 beta 2
  • macOS Ventura 13.4 beta 2
Fonte: Pplware.


Óculos de realidade virtual da Apple serão 100% chineses

 Os óculos de realidade virtual ainda são um produto dedicado a nichos de mercado. E embora algumas marcas estejam a ter alguma dificuldade em vender estes equipamentos, há a esperança de que os modelos da Apple possam promover a sua popularidade entre os utilizadores. Contudo, de acordo com as informações recentes, os óculos de realidade virtual da empresa de Cupertino vão ser 100% chineses.

Ilustração óculos realidade aumentada da Apple com realityOS

Óculos VR da Apple serão totalmente chineses

As últimas notícias divulgadas por fontes da indústria indicam que os óculos de realidade virtual da Apple serão 100% chineses. Isto acontece porque a empresa da maçã eliminou da lista a sua única marca parceira responsável pela produção deste equipamento, passado a batata quente para a empresa chinesa Luxshare, a qual ficará responsável pela produção de 100% das unidades.

No início deste ano de 2023 também revelámos que a Luxshare, que acaba por ser a principal concorrente da Foxconn, iria produzir as unidades dos iPhones premium da Apple.

Quanto aos óculos de realidade virtual, a empresa que os iria produzir era a taiwanesa Pegatron. Contudo, a marca está agora a deixar a China, tal como aconteceu com a Foxconn, sendo que as fábricas chinesas destas empresas estão a ser vendidas como forma de recuperar o investimento feito e ajudar assim na capacidade financeira para a abertura de instalações noutros locais.

Ilustração Apple na china

Tudo indica que a fábrica da Pegatron em Xangai foi vendida à Luxshare e a produção dos óculos de realidade virtual da Apple cedida à empresa chinesa.

Para além dos óculos VR, parece que a intenção da Apple é voltar a produzir na China outros equipamentos, como os AirPods, alguns iPhones e o Apple Watch. Estima-se ainda que, no futuro, até o tão falado carro elétrico da empresa de Tim Cook possa ser 100% chinês.

Contudo, a empresa da maçã terá que ter cautela, pois este é um mercado novo e ainda pouco explorado, não podendo correr o risco de perder dinheiro e ficar com os produtos empatados. Até porque as últimas informações não são muito animadoras, uma vez que o envio de computadores Mac caiu mais de 40% no primeiro trimestre de 2023.

Fonte: Pplware.

Tenha muito cuidado, o seu iPhone poderá deixar de funcionar dentro de alguns dias

 Ainda não existe uma certeza, mas em breve os utilizadores do iPhone podem encontrar problemas ao tentarem usar os serviços da Apple. Uma notificação que deverá chegar em breve irá pedir para fazerem a atualização. Se não o fizerem, o iPhone poderá deixar de funcionar.

iPhone Apple serviços atualização funcionar

O iPhone pode deixar de funcionar em breve

As informações ainda são escassas, mas tudo aponta para que muito em breve qualquer iPhone com versões mais antigas do iOS possa deixar de funcionar de forma correta. Tudo parece apontar para que este seja um processo que quer levar mais utilizadores a atualizar.

Como resultado do processo e para quem não fizer a esperada atualização, a Apple irá limitar o acesso aos seus serviços. Este não será um bloqueio completo e deixará apenas de fora o iCloud. No entanto, todos os restantes serviços Apple devem ficar inacessíveis.

É o fim do acesso aos serviços da Apple

Do que é revelado, ainda sem confirmação da Apple, o foco será no iOS 11. Provavelmente este será um processo alargado a outras versões de sistemas, com o macOS, o tvOS e o watchOS.

Antes de aplicar qualquer bloqueio, a Apple deverá enviar uma notificação para os utilizadores do iPhone. Esta deverá pedir que seja feita a atualização necessária, para assim poderem continuar a usar os serviços da Apple.

iPhone Apple serviços atualização funcionar

Atualização resolve o problema... ou não

O problema maior é mesmo para os equipamentos que não podem ser atualizados. Mesmo com a política da Apple de manter as atualizações, há muitos utilizadores do iPhone que não vão poder cumprir esse requisito. A esses, a última alternativa é mesmo a compra de um novo equipamento.

Esta não é uma notícia nova, mas a data avançada está prestes a chegar. Por agora, a solução é mesmo atualizar para a mais recente versão do iOS no iPhone. Desta forma evitam problemas com a Apple e os seus serviços, ao mesmo tempo que ficam protegidos contra problemas de segurança e outros.

Fonte: Pplware.

Apple Watch: Imagens de conceito do watchOS 10 deixam água na boca…

 Um dos trunfos da Apple é a interface gráfica desenhada com atenção para cada um dos seus dispositivos. No Apple Watch este é sem dúvida um motivo para que o relógio se destaque no meio de tantos. Apesar disso, é também neste dispositivo que ainda há uma grande margem de progressão. A poucas semanas da apresentação do watchOS 10, um designer disponibilizou imagens de como alguns utilizadores idealizam o próximo sistema operativo do smartwatch da empresa.

Imagem que mostra um watchOS 10 de conceito para Apple Watch

E se os desejos dos utilizadores fossem ouvidos pela Apple?

Seguindo a tradição, a Apple deverá apresentar o watchOS 10 no evento WWDC em junho. Este trará, vaticinam os rumores, melhorias sobretudo ao nível do interface do utilizador. Antecipando o que a empresa de Cupertino irá lançar, o já conhecido designer Parker Ortolani partilhou algumas ideias de conceito do watchOS 10 para um ecrã inicial do Apple Watch.

Novos widgets, atividades ao vivo, uma versão com uma interface de utilizador "Glances" evoluída e muito mais.

 

Como poderá ser o watchOS 10 para o Apple Watch?

Parker Ortolani visualizou muitas das ideias que gravitam em torno do próximo sistema operativo para o Apple Watch e materializou-as num conceito elegante do watchOS 10. Numa série de tweets, o designer deixou alguns vídeos onde são mostrados os ecrãs com os novos elementos.

As imagens desafiam a imaginação do que poderá vir. Mostradores infinitos com as aplicações disponibilizadas em harmonia com os widgets, um pouco à imagem do iOS.

Com centenas de milhares de visualizações e muitos comentários positivos, Parker referiu que ficou "chocado" com a resposta ao conceito e sente que "mostra como as pessoas estão famintas por uma grande atualização do relógio!".

E de facto tem razão. A Apple está há muitos anos com esta arquitetura no seu relógio e o passar do tempo mostra que está ultrapassada, mais ainda porque os ecrãs estão a aumentar de tamanho e já se justifica uma nova apresentação.

Será que a Apple ouve os seus clientes?

Fonte: Pplware.