6 de jun. de 2021

watchOS 8: Leak revela adição de App ‘Mind’ e duas outras apps

 Há algum tempo que andam a circular uns rumores das atualizações que estarão presentes na chegada do watchOS 8. Entre estas, a adição das apps ‘Dicas’ e ‘Contactos’. E, como se não bastasse e conforme avançamos há uns meses, a Apple efetivamente está a trabalhar em mais uma app destinada à saúde.

Como o nome sugere, a aplicação ‘Mind’ pode ajudar-nos a relaxar e destina-se à saúde mental.

Imagem App 'Mind', 'Dicas' e 'Contactos' no watchOS 8

PUB

Aplicações ‘Dicas’ e ‘Contactos’

Foi recentemente escrito um tweet que deu muito que falar. A imagem apresentada no mesmo revela vários novos pacotes na App Store. Entre estes,  ‘com.apple.NanoTips’ e ‘com.apple.NanoContacts’, que se referem, provavelmente, a novas aplicações para o Apple Watch (uma vez que ‘Nano’ é frequentemente utilizado como código interno nas aplicações para relógios).

‘Dicas’ e ‘Contactos’ têm sido aplicações autónomas no iPhone desde há muitos anos, mas seria novidade para o Apple Watch com a chegada do watchOS 8. É de realçar que a funcionalidade ‘Contactos’ no watchOS 7 e anteriores é um componente da aplicação ‘Telefone’.

Aplicação ‘Mind’

A outra nova descoberta é o ‘com.apple.Mind’, talvez um tipo de aplicação direcionada à saúde mental. No que lhe diz respeito, já há algum tempo que se ouvem rumores de que a Apple estaria a trabalhar em funcionalidades de software para o iPhone e para o Apple Watch no âmbito da saúde mental. Vale a pena notar que este package é distinto da aplicação ‘Breathe’ já existente.

AppleWatch: Pplware

Uma outra referência interessante é ‘com.apple.findmy.finditems’. Esta é algo parecida com a aplicação “Find My”. Dado o nome, a Apple pode estar a dividir a funcionalidade de encontrar objetos numa aplicação autónoma, e possivelmente trazê-la para mais dispositivos como o Apple Watch.

Todos estes rumores serão confirmados brevemente num evento. Se pretende assistir ao evento da Apple ‘WWDC 2021’, que está agendado para dia 7 de Junho às 18:00, pode fazê-lo aqui.

Fonte: Pplware.

Poderá a GPU do Apple M1X ser comparada a uma GeForce RTX 3070 mobile?

 Ninguém duvida do poder dos equipamentos da Apple. E com a evolução dos componentes, a marca da maçã consegue oferecer aos seus consumidores produtos com um maior desempenho.

De acordo com rumores recentes, a possível GPU do chip M1X da Apple poderá ser comparável à placa gráfica Nvidia GeForce RTX 3070 mobile.

PUB

A Apple é uma empresa focada em levar a melhor experiência aos seus utilizadores. E desde o momento em que se dedicou ao desenvolvimento dos seus próprios chips de processamento, toda esta missão se tornou ainda mais séria.

Neste sentido, os rumores indicam que o próximo SoC M1X da Apple será uma verdadeira surpresa. Não só ao nível do CPU, mas também no que toca ao processamento gráfico.

M1X da Apple pode estar ao nível da GeForce RTX 3070 mobile

À semelhança do que se passou com a troca dos processadores Intel pelos da Apple, a marca da maçã também poderá estar a preparar-se para dizer adeus à parceria com as fabricantes de chips gráficos AMD e Nvidia.

De acordo com as notícias, o Apple M1 de 8 núcleos superou a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti. Mas os rumores mais recentes, indicam que o novo SoC M1X da maçã contará com um significativo aumento no desempenho gráfico graças aos 32 núcleos no máximo. Neste sentido, este novo chip gráfico poderá mesmo equiparar-se à GeForce RTX 3070 mobile. E enquanto a placa da Nvidia tem um consumo de 93W, a GPU da Apple poderá reduzir esse valor para mais de metade, ou seja, 40W.

O rumor foi revelado pelo youtuber Dave2D, com base na análise das possíveis especificações deste SoC.

De acordo com as expetativas, a Apple poderá anunciar os seus novos MacBook Pro a partir desta segunda-feira, no evento WWDC 2021. Assim, e caso se concretize, então alguns dos rumores poderão, ou não, confirmar-se.

Fonte: Pplware.

Apple Watch Series 6 custa 111 euros para ser produzido

 Quando se fala em smartwatches o nome mais popular é o Apple Watch da gigante de Cupertino. Este é provavelmente o gadget mais completo, do segmento dos relógios inteligentes, mas também um dos mais caros do mercado.

De acordo com a Counterpoint, agência de análise de mercados, a Apple gasta apenas 111 euros para produzir o Apple Watch Series 6 e vende a 439 euros.

Imagem Apple Watch em estudo de deteção COVID-19

PUB

Apple Watch: SoC, visor, sensores e invólucro do smartwatch correspondem a 68% do valor

A Apple domina o mercado global de smartwatches. Facilidade de uso, marketing agressivo, domínio do mercado global e a marca em si tornam a Apple o principal player deste segmento. De acordo com o Global Smartwatch Shipment Tracker da Counterpoint, a Apple subiu para 33% no primeiro trimestre de 2021 neste segmento.

A empresa que faz análises de mercado revela ainda que produzir um Apple Watch Series 6, o mais recente modelo de smartwatch da Apple, custa à empresa da maça cerca de US $ 136 (111 euros). O SoC, visor, sensores e invólucro do smartwatch juntos, correspondem a cerca de 70% do valor total do dispositivo.

Começando pelo ecrã, o Apple S6 vem com um ecrã OLED Always-On Retina LTPO (óxido policristalino de baixa temperatura), podendo chegar aos 1000 nits de brilho máximo. O valor do ecrã corresponde a 13% do valor total do dispositivo.

O módulo S6 SIP, DRAM e memória correspondem a  23,7% do custo total. De referir que o novo S6 SIP (System-in-Package), que a Apple diz ser 20% mais rápido do que o S5, vem com dois núcleos baseados nos “pequenos” núcleos Thunder de baixo consumo de energia do A13 com uma frequência de relógio de 1,8 GHz.

Os vários sensores do Apple Watch Series 6 correspondem a cerca de 12% do custo. A caixa do gadget corresponde a 13% do valor de produção.

A montagem e testes do dispositivo correspondem a apenas 8% do valor do dispositivo.

De referir que no mercado nacional o Apple Watch, modelo base, custa 439 euros. Considerando que o custo de produção é de 11 euros, a Apple “fica” com 328 euros de lucro. No entanto, a este valor a Apple tem ainda de subtrair os custos em marketing e publicidade assim como a investigação necessária para o desenvolvimento, software e toda a logística de distribuição.

Fonte: Pplware.

Adoção do iOS 14 não parou de crescer e já chegou aos 90% no caso do iPhone

 Algo que os utilizadores dos dispositivos Apple sempre apreciaram a marca foi a forma como esta encara as atualizações dos diferentes equipamentos. Independente da sua idade e do que oferecem, é quase garantido o suporte para as novas versões dos sistemas operativos.

Com número de utilização e de atualização muito elevados, as novas versões estão sempre em destaque. Os mais recentes dados, referentes ao iOS 14, mostram que este tem já uma taxa de atualização de 90%, algo que é extremamente importante e interessante.

iOS iPadOS iPhone iPad instalação

PUB

A Apple sempre teve número de adesão às novas versões do iOS e do iPadOS muito elevados. Para além de serem números altos, são também muito rápidos no seu crescimento, o que mostra bem do que os utilizadores esperam destes sistemas nos seus equipamentos.

iPhone: 9 em cada 10 têm o iOS 14

Os dados mais recentes, obtidos no dia 3 deste mês, revelam que no caso do iPhone e do iOS, a instalação da versão 14 já atingiu a bem interessante fasquia dos 90%. Este valor está associado aos equipamentos que chegaram ao mercado nos últimos 4 anos.

iOS iPadOS iPhone iPad instalação

No cenário global, de todos os equipamentos que ainda estão funcionais, este valor desce ligeiramente, ficando nos 85%. Curiosamente, esta descida +e feita à custa dos modelos com versões mais antigas. O iOS 13 mantém os 8% que tem na tabela anterior.

Números iguais no iPad e no iPadOS da Apple

No que toca ao iPad e ao iPadOS, os números estão muito próximos, sendo até superiores em termos absolutos. Nos equipamentos com até 4 anos, este valor é agora de 91%, deixando o iPadOS 13 com 8% e apenas 1% nas versões anteriores.

iOS iPadOS iPhone iPad instalação

Quando os dados são vistos para todos os iPad já lançados, o valor decresce um pouco, ficando nos 79% de instalação da versão mais recente. Os números seguem com 9% para o iPadOS 13 e 12% para versões anteriores, o que revela uma vida útil grande do iPad.

Os números anteriores eram de fevereiro e revelavam que o iOS 14 estava em 86% do iPhone com menos de 4 anos e 80% em todos os smartphones da Apple. Este crescimento é importante e mostra que a chegada do iOS 14.5 veio dar um novo fôlego a este sistema e à sua instalação no iPhone.

Fonte: Pplware.

Rumores lançam a lista de iPhones compatíveis com o iOS 15

Vem aí o iOS 15. A Apple, no próximo dia 7 deste mês, segunda-feira, irá apresentar o seu evento dedicado ao software e aos seu vasto leque de programadores. O WWDC21 será igualmente palco da apresentação dos sistemas operativos da empresa. A estrela da companhia, o iOS 15, será revelado.

Como todos os anos acontece, alguns dispositivos mais antigos perdem compatibilidade. Os rumores mostram a lista de iPhones que vão receber o novo iOS.

PUB

Quem cai aos pés do iOS 15?

A Apple anunciará o novo sistema operativo iOS 15 na WWDC 2021 no início da próxima semana. Espera-se que a próxima versão principal do iOS traga algumas melhorias importantes para as apps Safari, Mensagens e Saúde.

A empresa de Cupertino também deve lançar uma experiência redesenhada na Central de Controlo. Estas novidades poderão, como é normal, deixar alguns iPhones lentos e sem uma boa qualidade de usabilidade.

Assim, o iOS 15 provavelmente deixará de oferecer suporte a alguns destes dispositivos.

iOS 14 abriu uma exceção

Conforme é sabido, o iOS 14 foi uma atualização importante, mas a Apple não abandonou o suporte para nenhum iPhone antigo. Para iOS 15, dificilmente a empresa segurará os mesmos iPhones.

Vários rumores sugerem que a Apple vai abandonar o suporte para alguns dos seus iPhones mais antigos, ou seja, o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus.

A empresa lançou estes iPhones em 2015, então, quando o iOS 15 for lançado, estes dispositivos, a serem atualizados, receberiam atualizações durante 6 anos.

Estes dispositivos possuem um chip A9, que equipa igualmente o iPhone SE de primeira geração. Um SoC que já estará aquém das exigências do moderno iOS.

Então que iPhones terão suporte?

Abaixo está a lista que os rumores apontam como aptos a receber o iOS 15:

  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11
  • iPhone SE 2020
  • iPhone XS Max
  • iPhone XS
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 7

Mesmo que a Apple acabe por deixar cair o suporte para a série do iPhone 6s e o iPhone SE original, a empresa ainda oferecerá suporte a um grande leque de iPhones com iOS 15.

Os iPhones também continuam a ter suporte por um período extremamente longo, o que nenhum outro smartphone Android consegue ombrear.

E no que toca ao iPad?

No que toca ao iPad, espera-se que a Apple deixe de oferecer suporte ao iPad Air 2 no novo iPadOS 15.

O dispositivo é alimentado por um chip A8X e foi lançado em 2014, seguramente já não terá condições de receber o mais moderno sistema operativo para tablets.

Fonte: Pplware.