24 de abr. de 2023

Ative no seu HomePod a funcionalidade de ouvir alarmes de fumo ou monóxido de carbono

 Lembra-se de termos referido que o HomePod agora pode ouvir os alarmes dos detetores de fumo "burros" que tem em casa? Pois bem, hoje vamos mostrar como pode ativar esta funcionalidade na coluna inteligente da Apple.

Imagem HomePod para detetar alarmes de fumo ou monóxido de carbono

No passado dia 18 de abril de 2023, a Apple ligou remotamente uma nova funcionalidade no seu HomePod (no grande e no modelo mini). Uma pequena novidade que pode salvar vidas e aumentar a segurança da sua casa.

Tirando partido do reconhecimento de som no dispositivo, a coluna inteligente da Apple pode enviar uma notificação ao utilizador, via iPhone e não só, a reportar que ouviu um sinal do detetor de fumo ou monóxido de carbono.

O processo, como já sabemos dos outros dispositivos que também "ouvem" certos alarmes, como mostramos aqui neste guia, é simples e vamos mostrar como o ativar.

 

Como receber alertas de alarme de fumo do HomePod

Irá ver, na primeira abordagem à app Casa após a atualização feita há dias, que existe algo novo. E está bem explicado no popup que se destaca na aplicação que gere os HomePod.

Caso não tenha reparado ou seguido naquele momento as indicações, faça o seguinte:

  1. Abra a aplicação Casa no seu iPhone ou iPad;
  2. Toque no botão  (3 pontos) no canto superior direito, depois em Definições de casa;
  3. Selecione a opção Segurança e proteção;
  4. Toque em Reconhecimento de som;
  5. Ative o som Detetor de fumo e monóxido de carbono.

Se, como é o nosso caso, tiver várias colunas Apple, então veja se lhe interessa ter em todas este sistema ativo. Nós ativamos em todas.


Com a funcionalidade ativada, o seu HomePod ou HomePod mini irá enviar-lhe um Aviso crítico(as notificações serão recebidas mesmo quando o som do iPhone está desligado ou tem um modo de concentração configurado) para o seu iPhone, iPad ou Apple Watch se detetar um alarme de fumo a disparar.

Porque a funcionalidade utiliza reconhecimento de som, funciona com qualquer detetor "estúpido" de fumo e monóxido de carbono.

Fonte: Pplware.

Tem um iPad? Estes são os modelos que não devem ter acesso ao iPadOS 17

 Tal como o iPhone, também o iPad tem direito ao seu sistema operativo próprio e que recebe atualizações e melhorias constantes. O iPadOS tem crescido e adaptando-se ao que os utilizadores querem e precisam. Agora, e fruto de rumores, sabemos quais os modelos do iPad que não vão receber o iPadOS 17.

iPad iPadOS Apple modelos atualização

Com a WWDC a aproximar-se, surgem agora muitas informações sobre o que os novos sistemas operativos da Apple vão trazer. Se o foco maior é mesmo no iOS 17, há ainda muito para descobrir e para ser revelado pela Apple para os seus restantes sistemas operativos como o iPadOS 17.

O seu iPad vai receber o iPadOS 17?

Associado a isso, com um grande interesse para os utilizadores, vem a lista de equipamentos que os vão suportar. Se já tínhamos essa informação sobre o iPhone, ainda a ser confirmada pela Apple, surge agora a mesma informação, ainda que mais completa, sobre o iPad.

  • iPad (5ª geração)
  • 9.7-inch iPad Pro (1ª geração)
  • 12.9-inch iPad Pro (1ª geração)

Na lista acima temos então os modelos do iPad que provavelmente chegam ao fim de vida no que toca ao suporte de atualizações da Apple. Esta é ainda uma informação que deverá ser confirmada pela Apple quando o iPadOS 17 chegar de forma oficial na WWDC deste ano.

iPad iPadOS Apple modelos atualização

Apple deve manter atualização para estes modelos

Da mesma forma que temos os modelos do iPad que não recebem o iPadOS, há também a lista dos que mais arde no ano devem receber esta atualização da Apple. A lista é bm maior e mostra como a Apple vai manter o seu ciclo de atualizações dos seus equipamentos.

  • iPad Air 3ª geração e posterior
  • iPad 6ª geração e posterior
  • iPad mini 5ª geração e posterior
  • iPad Pro 2017 e posterior

Importa destacar que embora os qualquer iPad de 2017 ou posterior possa ser compatível com o iPadOS 17, vão existir diferenças. Os dispositivos mais antigos geralmente não oferecem suporte a todos os recursos e capacidades mais recentes que acompanham o software mais recente da Apple.

Fonte: Pplware.