26 de mar. de 2021

Apple patenteou um gadget que fará o utilizador dispensar os ratos

 A Apple está na vanguarda da tecnologia e apresenta muitas vezes produtos inovadores. Segundo um novo pedido de patente, a empresa registou um dispositivo futurista semelhante a um penso rápido.

No futuro, poderá vir a permitir que o utilizador controle computadores Mac com os dedos, ao invés de utilizar um rato tradicional.

Rato Apple

Penso rápido que controlará os movimentos como um rato

De acordo com um novo pedido de patente publicado pelo US Patent and Trademark Office, a Apple está a desenvolver um dispositivo que transformará os dedos num rato Mac. Ou seja, o gadget futurista poderá vir a permitir que as pessoas controlem o computador com os dedos, sem recorrer a um rato tradicional.

Aparentemente, o dispositivo da Apple é semelhante a um penso rápido de alta tecnologia que desliza sobre um ou mais dedos do utilizador.

Assim sendo, esse penso rápido conteria sensores para detetar uma vasta gama de gestos, como o deslizar, bater ou rodar, e transmiti-los para um computador, de forma a executar os movimentos necessários.

Patente Apple

Apple ainda não se pronunciou sobre dispositivo

De acordo com os registos da nova patente da Apple, o utilizador não se posicionará como se estivesse a utilizar um rato. Por sua vez, poderá gesticular contra a superfície de um objeto ou acenar simplesmente com os dedos no ar, de forma a executar movimentos no computador Mac.

Isso é possível com a ajuda de um “sensor ótico de distância”.

Além disso, poderá até executar os movimentos contra a palma da outra mão, segundo uma ilustração anexada ao pedido de patente.

Patente Apple

Uma das opções em cima da mesa é combinar os sensores presentes no dispositivo com outros que acompanhassem o olhar do utilizador. Dessa forma,  facilitaria a leitura de um documento, por exemplo.

Para já, não se sabe se a Apple conseguiu desenvolver este dispositivo ou quando poderá vir a ser lançado.

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 14.4.2 e iOS 12.5.2 para corrigir vulnerabilidades críticas de segurança

 Depois de lançar a versão beta 5 da iOS 14.5, a empresa de forma inesperada lançou hoje o iOS 14.4.2 para iPhone e iPad, e watchOS 7.3.3 para Apple Watch. As atualizações incluem uma importante correção de segurança para o WebKit, que, segundo a Apple, pode ter sido explorada ativamente.

Uma das grandes vantagens do ecossistema Apple é mesmo o controlo que a empresa tem nos dispositivos, permitindo lançar rapidamente uma versão do sistema operativo para corrigir problemas. Assim, logo que tenha oportunidade, instale a nova versão.

Imagem do iPhone 12 Pro Max com iOS 14.4.2 da Apple para correção de bug no WebKit

Instale já o iOS 14.4.2 ou iOS 12.5.2

A pensar em toda a gama de equipamentos ainda debaixo da atenção da Apple, a empresa além da versão mais recente, decidiu igualmente lançar uma atualização para o iOS 12, versão 12.5.2.

Então, esta atualização irá beneficiar os utilizadores do iPhone 6, iPhone 5s, iPad mini de terceira geração, iPad Air de primeira geração e iPod touch de sexta geração, que também terão as devidas correções de segurança.

 

Bug no webKit que pode colocar o smartphone em perigo

A Apple disse que um bug no WebKit pode permitir que um site malicioso ative scripts arbitrários entre sites. A empresa referiu que está ciente de um relatório onde é demonstrado que este bug estava a ser explorado em estado selvagem.

Esta atualização de correção do bug vem no meio das versões beta que estão nas mãos dos programadores. Conforme referimos, esta semana foi lançado o iOS 14.5 beta 5. Provavelmente esta versão será lançada em abril.

O iOS 14.5 inclui vários melhoramentos de alguns recursos e acrescenta outros importantes. Eis o resumo:

Novos recursos no iOS 14.5

  • Novo separador “Objetos” na app Encontrar para localizar AirTags e outros acessórios de terceiros
  • O código do iOS 14.5 sugere suporte para Apple Card Family Sharing, mas não está claro se o recurso estará na versão final
  • Ecrã de inicialização horizontal no iPad
  • Atualizações para a app de música, incluindo gestos de deslizar, um recurso de partilha de letras e muito mais
  • Suporte AirPlay 2 para Fitness + treinos
  • Recursos semelhantes ao Waze no Apple Maps
  • Suporte ao comando PS5 / Xbox Series X

Fonte: Pplware.