9 de mar. de 2023

Apple Watch recebe o popular chatbot da OpenAI com a aplicação watchGPT

 O Apple Watch é o melhor smartwatch do mercado. Se lhe juntarmos a Inteligência Artificial da OpenAI, então teremos um poderoso computador de pulso. Foi nesse sentido que apareceu a aplicação watchGPT. Agora, no seu Apple Watch já terá respostas com toda a capacidade da IA. Vamos ver o que chegou ao mundo dos relógios.

Imagem Apple Watch Ultra com app de IA chatGPT a funcionar no pulso via watchGPT

A Inteligência Artificial no seu pulso com o Apple Watch

Atualmente o chatGPT já é uma ferramenta do dia a dia. Pedimos informações sobre temas mais complexos, conversões de moeda, traduções de termos, opiniões sobre os mais variados assuntos e respostas a questões que nos estão a intrigar. A verdade é que esta ferramenta está mais poderosa que nunca.

Assim, para quem quer agora utilizar regularmente a IA da OpenAI, através do chatbot poderá instalar no seu Apple Watch a app watchGPT. A nova aplicação torna possível interagir com o ChatGPT diretamente no pulso com o Relógio Apple e inclui até uma complicação se quiser adicionar acesso rápido ao rosto do seu relógio.


Programa do Imposto de Renda 2023 está disponível para download


 O programa gerador do Imposto de Renda 2023 foi liberado para download pela Receita Federal nessa quinta-feira (09). Ele está disponível para quem precisa fazer a declaração, cujo prazo de entrega vai do dia 15 de março a 31 de maio.

Inicialmente o programa seria disponibilizado apenas no dia 15 de março – início do prazo. Entretanto, a Receita Federal anunciou que adiantaria a liberação para a data de hoje.

Assim como nos anos anteriores, o Programa IRPF 2023 tem versões para computador e dispositivos móveis. Se você vai usá-lo para fazer a declaração no PC ou no notebook, efetue o download na página da Receita Federal.

Na hora de baixar o arquivo, escolha a opção conforme o sistema operacional utilizado (Windows, Linux ou macOS) ou a alternativa “Multiplataforma”, que vem com um arquivo comprimido (.zip). Todas trazem o Java embutido, não exigindo mais a instalação à parte, exceto a versão zipada – neste caso, o usuário precisa tê-lo em sua máquina.

Já para declarar seus rendimentos no celular ou tablet é só baixar a versão atualizada do app Meu Imposto de Renda nas lojas Play Store(Android) e App Store (iOS). Há ainda a opção de fazer a declaração online, na página "Meu Imposto de Renda", acessada por meio do Portal e-CAC.

Declarações pré-preenchidas

A Receita Federal irá disponibilizar a declaração pré-preenchida apenas no dia 15 de março. O acesso será liberado para as pessoas que possuem conta no portal Gov.br com autenticação em duas etapas habilitada.

Essa modalidade, anteriormente disponível apenas para quem tinha certificado digital, traz a declaração preenchida previamente com base em informações já prestadas à Receita Federal por outros meios, cabendo ao usuário conferir os dados e fazer as alterações, se necessário, além de complementar o cadastro.

Além disso, fique de olho na fila de prioridade. Este ano, quem optar por esse meio de preenchimento ou desejar receber a restituição via Pix, serão contemplados primeiro.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue aqui no TecMundo e fique por dentro de tudo que acontece no universo de mercado e tecnologia!

Fonte: Tecmundo.



Rumor: iPhone 15 Pro receberá a melhor tecnologia Sony para o LiDAR

 A Apple estará a escolher os fornecedores para "montar" o puzzle tecnológico do seu próximo smartphone. Como tal, os rumores poderão ser um vislumbre do que aí vem. Segundo novas informações, o iPhone 15 Pro virá equipado com uma melhor tecnologia LiDAR do que tem hoje o iPhone 14 Pro. O suspeito para esta mudança é a Sony.

Ilustração do iPhone 15 Pro com scanner LiDAR da Sony

Cada novo modelo de qualquer dispositivo introduzido é suposto ser melhor que o anterior. Caso contrário, qual é o objetivo das atualizações? Novos modelos implicam novas tecnologias, com a Apple já não implica novas características, mas novos elementos. Ou seja, o que veio antes deve ser melhorado. Melhor chip em cada novo modelo de iPhone, melhor câmara e melhores características no resultado final.

Assim, quando se fala do modelo Pro, as qualidades devem ser melhores em todos os aspetos.

Imagem LiDAR no iPhone

Já no passado o analista Ming-Chi Kuo chegou a falar que a Sony poderia substituir a WIN Semiconductors e Lumentum no fornecimento dos componentes.

O novo rumor indica que a câmara no modelo Pro do iPhone 15, será melhor e isso implica que uma das suas características deve ser melhorada. Neste caso, estamos a falar do scanner LiDAR (Deteção e alcance da Luz), o que significa poder usar a luz para poder fazer medições mais precisas. Mede o tempo necessário para que uma fonte de luz chegue a um objeto e o refletir (e temo-lo desde o iPhone 12).

Este novo "boato" vem de uma fonte bastante fiável: os analistas do Barclays Blayne Curtis e Tom O'Malley disseram que a Sony poderá fornecer a maioria, se não todos, os componentes do scanner LiDAR para os modelos do iPhone 15 Pro a serem lançados no final deste ano.

Como sempre quando surgem rumores, é uma questão de tempo. Quer se tornem finalmente realidade ou permaneçam apenas palavras que são levadas pelo vento. Vamos ficar atentos.

Fonte: Pplware.