22 de dez. de 2021

Apple impede downgrade no iPhone após iOS 15.2


 A Apple deixou de assinar o iOS 15.1.1, para o iPhone 13, e o iOS 15.1, para modelos anteriores. Com isso, os donos dos aparelhos não conseguirão mais fazer o downgrade para os sistemas operacionais antigos caso os dispositivos já estejam com o iOS 15.2.

A medida é considerada natural, já que os novos softwares costumam apresentar correções para problemas sérios que estavam presentes nas versões anteriores. A marca de tecnologia já havia parado de oferecer a versão 15.1 do iOS para o iPhone 13 depois de lançar o iOS 15.1.1, no mês passado.

O iOS 15.2 foi lançado em 13 de dezembro, na semana passada, com novidades de segurança e correção de apps nativos. Dentre as atualizações, ele fornece o Relatório de Privacidade (que permite verificar o nível de acesso de apps ao sistema), Segurança na Comunicação (filtra mensagens e imagens com conteúdo inapropriado) e recursos como o "Ocultar Meu Email" e "Peças e Histórico de Serviço".

O iOS 15, a nova geração do sistema operacional móvel da Apple, foi lançado em setembro de 2021 com dezenas de novidades para os usuários. As mudanças incluem o novo Safari, o Texto ao Vivo (que se parece com o Google Lens), melhorias no app Notas e FaceTime, SharePlay e muito mais.

O novo sistema está disponível para aparelhos bem antigos, como o iPod touch (7ª geração), iPhone SE (1ª e 2ª geração) e iPhone 6s e iPhone 6s Plus.

Quais são os aparelhos que receberão o iOS 15

  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max.
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max.
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max.
  • iPhone XS e XS Max.
  • iPhone X e iPhone XR
  • iPhone 8 e 8 Plus.
  • iPhone 7 e 7 Plus.
  • iPhone 6s e iPhone 6s Plus.
  • iPhone SE (1ª geração).
  • iPhone SE (2ª geração).
  • iPod touch (7ª geração).

Fonte: Tecmundo.


Conceito do iOS 16 traz Split View e widgets mais funcionais ao iPhone

 A Apple estará já a preparar o próximo iOS. Não, não estamos a falar no iOS 15.3, esse está já em fase beta, falamos sim no iOS 16. Todos os anos, mentes criativas tentam adivinhar e, quiçá, influenciar os programadores da Apple com imagens de conceito a ilustrar o que poderia ou deveria trazer o novo iOS.

Apesar do atual sistema operativo do iPhone estar muito bom, há sempre possibilidade de melhorar. Então, o que poderia trazer de novo? Estas são as sugestões, vejam se concordam.

Imagens de conceito do próximo iOS 16 da Apple

Estamos a chegar ao fim de mais uma volta à estrela. Este ano teve uma série de eventos que marcaram os novos planos da Apple e os desafios são agora maiores. Contudo, além do hardware, a empresa tem a responsabilidade de trazer melhor software, a cada versão que disponibiliza.

2022 virá carregado com novos produtos e sistemas operativos. Entre eles veremos o iOS 16, que será apresentado na WWDC 2022, a conferência de programadores da empresa de Cupertino.

Este evento, que deverá continuar em modo não presencial, será apresentado daqui a 6 meses e lá será mostrado o iOS 16. Há quem não consiga esperar e desenvolva as suas próprias ideias, quem sabe, se não serão também as da Apple. Assim, este vídeo que veremos a seguir mostra o iOS 16 com a chegada da funcionalidade Split View ao iPhone, novos widgets e uma nova Central de Controlo, bem como uma atualização no design dos widgets 

Um iOS com mais utilidade no primeiro ecrã

Pelas expectativas, o próximo sistema operativo do iPhone será o mais útil de todos os tempos. Como foi referido, os novos widgets trarão ao primeiro ecrã mais opções, serão aumentadas as tarefas em multitarefas, a tão falada Carteira Crypto integrada no Apple Pay e o modo Always-On-Display com Smart Context (Contexto Inteligente).

Além disso, porque faz falta uma área de gestão rápida e completa, deverá aparecer uma nova Central de Controlo. Como foi já alvo de rumor, o próximo iOS 16 não deverá suportar o iPhone 6S e 6S Plus, pelo que deverá requerer mais desempenho dos SoCs para oferecer um desempenho maior.

As primeiras versões beta começarão a chegar já daqui a alguns meses. Junho será aquele mês que dá uma visão clara sobre tudo o que a Apple irá trazer para as suas máquinas. Para já vão tendo espaço estas imagens de conceito.

Uma das primeiras funções que integra esta visão do autor @Kevin0304_ é o Split View. Sim, já sabemos como poderá funcionar, o iPadOS já o tem e é uma ótima funcionalidade. Contudo, com um ecrã de tamanho diferente, a Apple teria de se adaptar para ser uma opção útil.

Com este modo, o iPhone poderia oferecer aos seus utilizadores um novo salto na produtividade. Assim, com esta novidade seria possível ter duas aplicações abertas em simultâneo, divididas, mas a operar no mesmo ecrã e plano.

Imagem conceito iOS 16 da empresa de Cupertino

Além disso, as melhorias no modo multitarefa permitiriam o lançamento de apps flutuantes que poderiam interagir com outras aplicações abertas em segundo plano. Um grande desafio considerando o tamanho dos ecrãs do iPhone.

Já no que toca à nova Central de Controlo, introduziria elementos horizontais em vez de apenas quadrados que ocupariam toda a largura do ecrã. Também haveria um Contexto Inteligente que forneceria atalhos com base nas recomendações do utilizador, no uso do iOS 16.

Tal como a Central de Controlo, os widgets seriam redesenhados para albergarem mais funcionalidade e interação. Isso permitiria, por exemplo, ter o controlo de reprodução do Apple Music mais acessível, assim como outras operações.

Ilustração opção iOS 16

Esta visão que apareceu como imagens de conceito também integra a gestão de criptomoedas através do Apple Pay, bem como um sistema para modificar os ícones do iOS 16 através de pacotes de arte. Desta forma, seria possível recuperar ícones do antigo iOS ou dar uma personalização extra ao dispositivo.

Por fim, um aviso irritante de que a bateria está a ficar fraca é também eliminado, o que deixa de ser uma caixa pop-up que distrai e irrita o utilizador e aparece sob a forma de uma faixa no centro de notificações que permitiria ao utilizador interagir com ela para ativar o modo de poupança de energia.

Em resumo... são ideias interessante e, quem sabe, a Apple já pensou nelas.

Fonte: Pplware.



Apple poderá lançar iPhone 14 Pro com câmara de 48 MP. Periscópio só chegará em 2023

 A Apple estará já a aplicar os seus esforços na próxima linha de smartphones. Os modelos do iPhone 14 deverão ser lançados em setembro de 2022 e já existem rumores interessantes que começam a desenhar o futuro.

Sobre o modelo do iPhone 14 Pro e sobre os planos para os anos seguintes estão a ser partilhadas informações relativas às câmaras, com melhorias importantes para imagens captadas com zoom.

Apple iPhone 14 Pro terá câmara de 48 MP e periscópio?

Os modelos de iPhone do próximo ano deverão apresentar mudanças significativas face as últimas linhas lançadas. O conhecido analista Ming-Chi Kuo, já avançou com algumas das expectativas e daquilo que poderão ser os planos da fabricante.

Numa nota recente, o analista avança que a Apple poderá ter para o iPhone 14 e modelos futuros planos que aproximam o iPhone das tendências atuais no Android, para as suas câmaras fotográficas. 

Estes dois anos serão fundamentais para a empresa americana contribuir para a Largan Precision, a maior fabricante mundial módulos de lentes óticos e outros componentes para dispositivos móveis, aumentar a sua participação no mercado, aumentar a receita e o lucro.

Não existem grandes detalhes adicionais, no entanto, o analista já tinha falado anteriormente que a câmara principal do modelo Pro seria de 48 MP e permitirá gravação de vídeo a 8K. Esta é uma característica que já vemos várias fabricantes a oferecer nos seus topo de gama.

Avança ainda que esta resolução para gravação será um passo importante para a criação de conteúdo dirigido ao headset AR/VR que a fabricante deverá lançar também no próximo ano.

Além dos planos para 2022, é ainda indicado que o iPhone 15 poderá estrear uma câmara periscópio em 2023. Assim, a fabricante poderia dar o salto além na qualidade das fotos com Zoom.

Fonte: Pplware.