9 de mar. de 2024

Porque é que os MacBooks não têm Face ID?

 A Apple substituiu o Touch ID nos iPhones pelo Face ID em 2017, mas os MacBooks nunca receberam esta funcionalidade, o que é surpreendente, já que o seu notch é ainda maior do que o do iPhone. Então, por que é que a Apple não usou esse espaço para incluir o Face ID? Bem, existem algumas razões para isso.

A primeira razão é que, embora possa parecer que o notch do MacBook tem muito espaço, isso não é verdade. Embora a sua largura e altura sejam bastante grandes, a sua profundidade não o é. Com apenas três milímetros de espessura, a tampa de um MacBook tem menos de metade da profundidade de um iPhone, que mede cerca de 7,8 milímetros.

Esta espessura é crucial, uma vez que pode acomodar componentes como lentes de câmara de maior qualidade, câmaras de infravermelhos e um projetor de pontos, todos necessários para ativar o Face ID. Estes componentes simplesmente não cabem numa tampa de três milímetros.

Por isso é que o seu MacBook tira fotografias tão desfocadas

A Apple não consegue colocar uma lente de câmara grande que capte imagens de alta qualidade como no iPhone. Por isso, a empresa tem duas opções: fazer com que a tampa do MacBook tenha o dobro da espessura para acomodar todos os componentes necessários para o Face ID, ou simplesmente deixar a funcionalidade de fora, recorrendo ao Touch ID, que não só é mais barato de incluir, como também pode ser mais útil.

A própria Apple apresentou esse argumento em 2021. Foram questionados por que os MacBooks não tinham Face ID e, em vez de mencionar limitações técnicas, Tom Boger, vice-presidente de marketing de produtos Mac e iPad da Apple, disse que o Touch ID é mais conveniente num portátil porque as suas mãos já estão no teclado.

E embora isso pareça razoável, na verdade não faz sentido. Uma leitura de Face ID poderia ser confirmada premindo uma tecla, tal como acontece com o Face ID no Apple Pay do iPhone. O Face ID faz a leitura automática do rosto, mas é necessário premir duas vezes o botão lateral para confirmar.

Fazer isto num MacBook seria tão fácil como o Touch ID, se não mesmo mais fácil, uma vez que o reconhecimento seria mais rápido e poderia utilizar qualquer dedo para confirmar, e não apenas um com uma impressão digital registada.

Por isso, embora a Apple possa não querer admitir que tem uma forma de incluir o Face ID nos MacBooks, só o tempo dirá se é capaz de tornar os componentes suficientemente finos para caberem dentro de uma tampa de três milímetros sem quaisquer compromissos.

Fonte: Pplware.

Porque é que não deve colocar uma capa no seu MacBook?

 A maioria das pessoas que compra um iPhone quer protegê-lo com uma capa o mais rapidamente possível, algo que a Apple recomenda há mais de uma década. Mas será igual com os MacBooks? Será uma boa prática proteger o seu portátil com uma capa?

Recentemente, o uso de capas foi transferido para os MacBooks, com os utilizadores a colocarem capas de plástico para proteger o seu investimento. Mas isto pode estar a fazer mais mal do que bem, uma vez que o design em forma de concha de um MacBook pode ser danificado por uma capa mal concebida ou mal colocada.

Ao contrário dos iPhones, os MacBooks têm uma dobradiça que permite que estes abram e fechem, e as capas podem aplicar uma tensão desnecessária na dobradiça de várias formas, sendo a primeira o excesso de peso. A Apple concebeu a dobradiça para suportar o peso da "tampa" do MacBook sem ter em conta o peso que uma capa pode acrescentar.

Pode não parecer significativo, mas a força extra para baixo na dobradiça pode ajudar a enfraquecer o mecanismo ao longo dos anos de utilização. E isso é só o começo. O segundo problema com estas capas são os seus mecanismos de fixação. Quase todas as capas têm patilhas que se encaixam no MacBook, mantendo-o firmemente no lugar. Mas estas patilhas podem impedir que a tampa feche corretamente, causando tensão constante na dobradiça em ângulos invulgares.

Em casos extremos, esta força pode mesmo dobrar a tampa. Existem fotografias de situações destas na Internet, em que os clientes reparam que a tampa do MacBook está ligeiramente dobrada com a capa, mas perfeitamente direita sem a capa. Se esta situação se mantiver durante muito tempo, a força exercida sobre a dobradiça e a tampa pode causar problemas eletrónicos internos.

Um artigo escrito por Mary King na CNET detalhou esta experiência. Ela disse que após dois anos de utilização de uma capa barata da Amazon, a dobradiça do seu MacBook começou a ficar solta e o ecrã inclinava-se gradualmente para trás sempre que ela o abria.

Proteger o seu MacBook com uma capa não é uma boa prática

Utilizadores do Reddit detalharam dobradiças tão fracas que as tampas dos seus MacBooks não conseguiam abrir-se sozinhas. Todos estes utilizadores tinham uma coisa em comum: tinham usado capas rígidas nos seus MacBooks durante anos, partindo do princípio de que isso protegeria o seu grande investimento em vez de o danificar. É importante mencionar que nem todas as capas são iguais. As opções mais caras vendidas nas lojas Apple têm muito menos probabilidades de causar problemas.

De facto, há utilizadores de MacBook na Internet que afirmam ter tido capas rígidas durante anos que nunca causaram quaisquer danos e que, na realidade, podem ter evitado danos provocados por quedas ou riscos.

No entanto, se quiser jogar pelo seguro, use uma "mala" para o MacBook em vez de uma capa rígida fixa, uma vez que proporciona uma boa proteção sem causar qualquer tensão na dobradiça ou na tampa do MacBook.

Fonte: Pplware.

Apple poderá estar a trabalhar no novo MacBook com ecrã dobrável de 20 polegadas

 O mercado dos dobráveis ainda está muito embrionário. Poucas são as marcas que apostam em produtos que atraem os utilizadores. Contudo, os smartphones que existem mostram caminhos alternativos ao modelo tradicional. A Apple, até ao momento, não tem mostrado grande interesse nos smartphones dobráveis, mas os rumores continuam a dar como possível o lançamento de um novo MacBook com ecrã dobrável de 20 polegadas.

Macbook poderá aparecer daqui a três anos

A oferta da Apple para a linha de portáteis contempla desde o MacBook Air de 13 polegadas (acabado de renovar com chip M3) até o MacBook Pro de 16 polegadas.

Caso os rumores mais recentes estejam certos, o próximo produto da empresa de Cupertino poderá ser um "enorme" MacBook de 20,3 polegadas. A ideia deste tamanho será trazer, pela primeira vez, um dobrável ao catálogo de ofertas Apple.

Esta é a previsão do analista Ming-Chi Kuo numa postagem no X/Twitter. Conhecido por tratar dos assuntos sobre a Apple, referiu apenas que o suposto dispositivo estaria no cronograma para entrar em produção de larga escala em 2027.

iPhone Fold alguma vez será realidade?

Desde há vários meses que se aborda a possibilidade da Apple avançar com um dispositivo dobrável. O iPhone Fold ainda não é uma realidade e há quem aposte numa estreia com um iPad que se dobra ao meio.

Segundo Ming-Chi Kuo, o MacBook de 20,3 polegadas seria o único produto dobrável da empresa com um “claro cronograma de desenvolvimento”. Esta é a terceira vez que se fala num dispositivo neste formato, já que o analista Ross Young e o site The Elec trouxeram rumores similares no passado.

Enquanto não existem mais informações, sobretudo, informações viáveis, é importante lembrar que a Asus anunciou um portátil dobrável em 2022. O Asus Zenbook 17 Fold OLED, que o Pplware analisou. Este oferece um ecrã de 17 polegadas que ocupa todo o interior do produto. O utilizador deve dobrá-la caso queira utilizar o teclado virtual.

Fonte: Pplware.

Nova fonte revela qual será o aspeto e as dimensões do iPhone 16 Pro

 Os rumores sobre o iPhone 16 já circulam há vários meses e, embora a apresentação ainda esteja longe, estamos lentamente a descobrir mais e mais detalhes sobre as suas características. Recentemente, foram divulgados ficheiros que revelam não apenas as dimensões mas também a aparência deste novo dispositivo.

As imagens em questão foram reveladas pela 91Mobiles, que normalmente publica informações bastante fiáveis sobre smartphones que estão prestes a chegar ao mercado. As imagens mostram o design aparente do iPhone 16 Pro, que deverá apresentar algumas ligeiras variações em relação ao seu antecessor.

A Apple deverá manter o design familiar, com molduras de titânio nos modelos premium - Pro e Pro Max - e sem alterações no formato das câmaras traseiras.

A isto junta-se um botão de ação ligeiramente maior do que o incluído nas versões de 2023, bem como um novo botão de captura. No início deste ano foi revelado que seria uma tecla física, embora ainda incluísse funções táteis. Por exemplo, poderia aumentar e diminuir o zoom passando o dedo sobre ele.

 

O iPhone 16 Pro poderá aumentar de tamanho

No entanto, o mais relevante da fuga de informação da fonte são as alegadas novas dimensões do iPhone 16 Pro. O telemóvel teria 149,6 milímetros de altura, por 71,4 milímetros de largura; enquanto a sua espessura seria de 8,4 milímetros. Se confirmado, não seria uma pequena mudança em relação ao iPhone 15 Pro, que mede 146,6 x 70,6 x 8,3 milímetros.

Estranho... A fonte indica que as medidas do novo iPhone 16 Pro são para um dispositivo que manteria o ecrã familiar de 6,1 polegadas. No entanto, isto poderia significar um aumento das margens, quando a Apple tem estado a trabalhar para as reduzir.

Apesar disso, é referido que as novas dimensões poderiam estar mais próximas das de um dispositivo com um ecrã de 6,3 polegadas. Os rumores de um aumento de 0,2 polegadas no tamanho do ecrã do iPhone 16 existem desde antes do lançamento do iPhone 15pelo que teremos de estar atentos a esta questão.

Ainda faltam vários meses para que o iPhone 16 veja a luz do dia. A nova geração de smartphones da Apple deverá ser formalmente lançada em setembro, como já é habitual.

Fonte: Pplware.