28 de jun. de 2022

Apple lança beta 4 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7

 Apesar do foco ser já o iOS 16, a Apple continua a desenvolver o iOS 15 e lançou agora a versão beta 4 do iOS 15.6. Esta versão, ainda em progresso, traz algumas melhorias e correções. Será, eventualmente, a versão que acompanhará, por exemplo, o iPhone 7 até ao fim da sua vida, visto que já não suportará o próximo sistema a lançar em setembro.

Assim, e dando continuidade ao processo, a empresa de Cupertino lança a beta 4 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7.

 iOS 15.6 beta 4 vem corrigir pequenos bugs

A Apple não tem acrescentado muitas novidades no iOS 15. Aliás, estas forma as últimas grandes novidades que a empresa trouxe pata o iOS 155:

Aqui está o que a Apple anunciou com o iOS 15.5 no início do mês passado:

  • Atualizações da app Carteira e novo recurso prático do HomePod;
  • Suporte para aplicações com compras externas;
  • Integração das entidades Bancomat e Bancontact no Apple Pay;
  • Renomeação prevista no iTunes Pass na app Carteira;
  • Funcionalidade no sistema que bloqueará “Locais Sensíveis” para Memórias na aplicação Fotografias;
  • Correções de segurança

Agora, a versão atual do iOS 15.6 beta 4 é 19G5056c. Conforme temos podido presenciar, estas versões não trazem, pelo menos de forma visível, qualquer recurso importante.

O foco está agora no iOS 16

No passado dia 22 de junho a Apple disponibilizou aos programadores a beta 2 do iOS 16 mas também a beta dois para o iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16.

Portanto, a Apple está a preparar duas versões em simultâneo para servir um vasto conjunto de equipamentos.

Fonte: Pplware.

iOS 16 permite aos utilizadores reportar mensagens SMS de spam como lixo

 Tem sido uma praga as SMS de spam que tentam, de várias formas, distrair e enganar muitas vezes os destinatários. As pessoas são incomodadas com mensagens que não pediram, não subscreveram e não têm qualquer interesse. Por vezes são mesmo esquemas para levar os mais incautos a cair no phishing, com todos os problemas que daí podem ocorrer. Agora, no iOS 16, a Apple permite que os utilizadores reportem as mensagens SMS der spam como lixo.

A última versão beta inclui a capacidade de denunciar mensagens SMS como "lixo" à operadora do serviço de comunicações móveis do utilizador.

Ilustração do iOS 16 com novo sistema de SMS

O iOS 16 combate o spam dos SMS

Há um relatório, muito interessante, de uma empresa que se chama RoboKiller. Esta empresa tem software para várias plataformas que previne e tenta travar o spam nas mensagens por SMS. Segundo um relatório produzido pela empresa, foram enviadas em 2021 cerca de 90 mil milhões de textos spam via mensagens.

Conforme pode ser visto nos números do relatório, estes valores representam um aumento de 58% deste tipo de mensagens face ao ano anterior. Muitos destes são golpes de phishing tentam defraudar os destinatários.

Com estas noção dos factos, as empresas responsáveis pelos sistemas operativos e pelas plataformas de comunicações estão a tentar combater estes esquemas.

Segundo que já foi já visto no novo iOS 16, a Apple quer ajudar a combater este flagelo com uma renovada funcionalidade a chegar ao novo sistema operativo. As notas de lançamento da beta dois do iOS 16, que foi lançada na quarta-feira, dizem:

Para as operadoras americanas selecionadas, a app Mensagens estende a funcionalidade 'Denunciar mensagem' para permitir aos utilizadores reportar SMS/MMS de lixo às operadoras. A opção está visível dentro da app Mensagens relativa a remetentes desconhecidos.

Portanto, para já esta medida aplica-se apenas às operadoras dos Estados Unidos que suportam esta opção. Contudo, tal como já vimos em várias opções de segurança, a medida deverá chegar a mais países, inclusive a Portugal.

 

Como funcionará a funcionalidade?

Quando chega uma mensagem de um remetente desconhecido, o utilizador do iPhone também vê uma nota da Apple a dizer, "O remetente não faz parte da sua lista de contactos". Denunciar mensagem". Ao tocar no botão Denunciar mensagem abre-se a opção de apagar e denunciar a mensagem.

Atualmente, o iOS já permite denunciar mensagem, mas quem recebe esta denúncia é apenas a Apple:

Futuramente a ideia é os operadores receberem também este alerta. Até ao momento, não há ainda informação quais serão as operadoras que irão fornecer suporte a este novo serviço. Pelo que está a ser mostrado no iOS, a ideia é mesmo haver uma "reclamação" em tempo real à própria operadora.

Esta funcionalidade faz parte do iOS 16 beta, e ficará disponível para o público em geral no lançamento completo da atualização do sistema operativo do iPhone neste outono.

Fonte: Pplware

iPhone 13 e 13 mini: valem a pena? Testamos os novos celulares da Apple


 Fonte: Uol.

MacBook Pro com M2 tem SSD mais lento que o modelo com M1

 O novo MacBook Pro de 13 polegadas traz com ele o chip M2 da Apple e já começou a chegar às mãos dos consumidores. Este processador M2 traz melhorias de desempenho em relação ao M1 substanciais, mas parece que nem tudo foi melhorado. 

Em testes de comparação do modelo do MacBook M2 com o M1, concluiu-se que o SSD do novo computador é mais lento que o modelo M1.

MacBook Pro com M2 tem SSD mais lento que o modelo com M1

Os testes de comparação de desempenho de produtos novos com versões antigas ou mesmo com a concorrência começam a ser feitos antes dos produtos chegarem aos clientes, pelas próprias fabricantes. A ideia passa por mostrar o quão mais rápidos estão os novos produtos e quanto se destacam dos principais rivais. 

Mas é depois na utilização real que o consumidor é capaz de perceber realmente se aquilo que foi anunciado corresponde realmente à verdade. No caso da Apple, com a chegada do MacBook Pro com M2 ao mercado, foi o momento de o colocar em testes. 

De dois canais do YouTube, reconhecidos pelo trabalho que fazem na área, o Created Tech e o Max Tech, colocaram os computadores MacBook Pro com M2 e com M1 lado a lado e ambos avançaram com conclusões interessantes.

MacBook Pro com M2 tem SSD mais lento que o modelo com M1

A teste foram as versões base dos dois computadores. Uma das principais ideias a reter é que, realmente, o novo SoC faz a diferença ao nível do desempenho geral.

Contudo, tanto em leitura como em escrita, o SSD usado na versão mais recente apresenta valores inferiores ao Macbook com M1.



Assista ao vídeo completo no YouTube

 

Os benchmarks revelam que o SSD dentro do modelo básico do MacBook Pro M2 é 34% mais lento que o modelo M1 em escrita, enquanto a diferença na velocidade de leitura é de até 50%.

Relativamente ao modelo de 512 GB, um outro teste mostra, no entanto, que as velocidades de escrita e leitura entre os modelos M1 e M2 são muito semelhantes. Uma vez mais, há que referir que o desempenho geral com o chip M2 é substancialmente melhor, independentemente da velocidade do SSD.

Esta diferença parece acontecer devido à inclusão de dois chips NAND de 128 GB no MacBook Pro M1, o que tende a tornar a velocidade do SSD mais rápida, quando comparado com um único chip NAND de 256 GB, que é o que acontece com o novo MacBook Pro M2. 

A redução de custos com a inclusão de apenas um chip NAND poderá estar por detrás desta decisão da Apple para o seu novo MacBook lançado uma altura de elevada escassez de componentes.

Fonte: Pplware.

Fim da proteção do aborto: Democratas querem saber como as tecnológicas utilizam os dados

 Num retrocesso que o atual Presidente estimou ser de 150 anos, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) acabou com as proteções constitucionais associadas ao aborto. Agora, um grupo de democratas pretende que os reguladores federais investiguem a forma como as tecnológicas recolhem os dados.

Os reguladores querem ver a Apple e a Google investigadas por, alegadamente, enganarem milhões de utilizadores de telemóveis, permitindo a recolha e venda dos seus dados.

Cartazes sobre o aborto nos EUA

Na passada sexta-feira, o Supremo Tribunal aprovou a reversão da decisão do caso Roe vs. Wade, permitindo que o aborto seja proibido naqueles estados que entenderem decidir dessa forma. Rapidamente, o Missouri assumiu-se como o primeiro a pôr fim a esse direito, seguindo-se do Louisiana.

É um dia triste para o Tribunal e para o país. Agora, sem Roe, sejamos muito claros, a saúde e a vida das mulheres desta nação estão em risco.

Disse o Presidente dos EUA Joe Biden.

Presidente dos EUA Joe Biden

Depois da decisão história que integrou a agenda dos meios de comunicação social de todo o mundo, numa carta à presidente da Comissão Federal de Comércio dos EUA, Lina Khan, quatro legisladores democratas pediram aos reguladores federais para investigarem a Apple e a Google. Isto, por alegadamente enganarem milhões de utilizadores de smartphones, permitindo a recolha e venda dos seus dados pessoais.

Afinal, especialistas em privacidade dizem que esta decisão poderá tornar as mulheres mais vulneráveis, na medida em que as suas informações podem ser utilizadas para vigiar gravidezes e podem até ser partilhadas com a polícia. Ou seja, pesquisas que sejam feitas online, aplicações de monitorização de menstruação e período fértil, e aplicações de fitness podem tornar-se valiosas fontes de dados.

 

Carta pede investigação sobre a recolha de dados das tecnológicas

A carta endereçada aos reguladores federais foi assinada por Ron Wyden do Oregon, Elizabeth Warren de Massachusetts, Cory Booker de Nova Jersey e Sara Jacobs da Califórnia, e enviada pouco antes de o Supremo Tribunal anunciar a sua decisão relativamente ao Roe vs. Wade de 1973.

Os indivíduos que procuram abortos e outros cuidados de saúde reprodutiva tornar-se-ão particularmente vulneráveis às violações de privacidade, incluindo através da recolha e partilha dos seus dados de localização. Os corretores de dados já estão a vender, a licenciar e a partilhar a informação de localização de pessoas que visitam prestadores de serviços de aborto a qualquer pessoa com um cartão de crédito.

Os atores privados também serão incentivados pelas leis estatais de prémios a caçar mulheres que tenham obtido ou estejam à procura de um aborto através do acesso a informação de localização através de corretores de dados duvidosos.

Escreveram os legisladores dos EUA na carta, pedindo que a Apple e a Google sejam investigadas sobre os dados dos utilizadores.

Na base do pedido de investigação contra a Apple e a Google está uma acusação que alega que as empresas se envolvem em "práticas desleais e enganosas ao permitirem a recolha e venda de centenas de milhões de dados pessoais dos utilizadores de telemóveis". Além disso, refere que aquelas “facilitam intencionalmente” as práticas de recolha de dados por trabalharem na recolha de localizações para fins publicitários.

De acordo com os democratas, apesar de, agora, a Apple perguntar se o utilizador quer ser seguido pelas aplicações, até há pouco tempo a autorização estava predefinida e nem todos os utilizadores sabiam como alterar e evitar a recolha de dados.

Fonte: Pplware.

AirPods Pro 2: Rumores trazem funcionalidades impressionantes a esta proposta da Apple

 A aposta da Apple no campo do áudio tem sido visto com propostas como os AirPods Max e os AirPods Pro. Estes últimos estão a aguardar a chegada de uma atualização há muito esperada pelos utilizadores, com muitas novidades.

As informações têm-se acumulado ao longo dos últimos meses, com novidades e novas capacidades a serem reveladas. O mais recente relato dá conta de algumas funcionalidades que vão mudar completamente os AirPods Pro 2 a assim criar mais uma proposta única da Apple.

AirPods Pro 2 Apple funcoinalidades áudio

Os últimos meses têm sido férteis no que toca a rumores e possíveis novidades da Apple para os AirPods Pro 2. Esta atualização irá reunir mais um lote de funcionalidades únicas. A informação partilhada pela 52audio vem agora confirmar isso, novamente.

Em primeiro lugar, aponta para setembro a apresentação dos AirPods Pro 2 pela Apple, provavelmente no mesmo evento que será dedicado ao próximo iPhone. A seguir, tal como esperado, deverá chegar dias depois ao mercado e às mãos dos utilizadores.

AirPods Pro 2 Apple funcoinalidades áudio

Claro que as melhorias óbvias vão provavelmente chegar, com uma bateria maior, melhores capacidades de áudio e ANC adaptativo ou pelo menos mais capaz. A somar a isso esperam-se ainda novidades como uma porta USB-C e outras. Mas a grande diferença poderá vir de outro lado, noutra área.

A Apple parece apostada em dar aos AirPods Pro 2 uma novidade importante. Falamos da medição do ritmo cardíaco diretamente destes earphones. A gigante de Cupertino segue assim a Samsung e apresentará este elemento essencial para a monitorização da saúde.

AirPods Pro 2 Apple funcoinalidades áudio

Além desta (provável) novidade, a Apple dará também aos AirPods Pro 2 a capacidade de ajudar quem tem problemas de audição. Esta funcionalidade permitirá a qualquer um ter uma maior capacidade de perceber o que se passa ao seu redor, pelo menos ao nível sonoro.

Está assim revelado mais um conjunto de potenciais novidades para os AirPods Pro 2 e que a Apple deverá materializar em breve, no final do verão. Vão certamente trazer esta proposta de novo para o topo e mostrar as capacidades da empresa nesta área.

Fonte: Pplware.