13 de jul. de 2022

Apple lança versão RC do iOS 15.6, iPadOS 15.6, watchOS 8.7, macOS 12.5 e tvOS 15.6

 Sim, o foco já é o iOS 16 e todas as restantes versões para os mais diversos dispositivos. Contudo, e porque estamos ainda a alguns meses do lançamento do novo sistema operativos, a empresa de Cupertino continua a limar aquela que será, possivelmente, a última versão do iOS 15.

A Release Candidate (RC) será ainda para os programadores, mas em breve estará disponível ao público.

Imagem da RC do iOS 15.6

A Apple lançou a versão RC do iOS 15.6, iPadOS 15.6, watchOS 8.7, macOS 12.5 e tvOS 15.6. Com ela apareceram algumas novidades. Já temos vindo a falar delas nas versões beta que cobrimos a cada lançamentos.

iOS 15.6: Então o que há de novo nesta versão?

Basicamente o iOS 15.6 inclui melhoramentos, correções de bugs e atualizações de segurança.

  • A app de TV adiciona a opção de reiniciar um jogo ao vivo já em progresso e pausar, rebobinar, ou avançar rapidamente
  • Corrige um problema em que as Definições podem continuar a mostrar que o armazenamento do dispositivo está cheio, mesmo que esteja disponível
  • Corrige um problema que pode fazer com que os dispositivos braile abrandem ou deixem de responder quando se navega no email
  • Corrige um problema no Safari onde um separador pode voltar a uma página anterior

Esta atualização, que tem a compilação 19G69, deverá chegar a todos já na próxima semana.

 

O foco está agora no iOS 16

No passado dia 11 de julho, a Apple disponibilizou a versão pública do iOS 16 assim o iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16. Se tem curiosidade em testar os novos sistemas operativos, então siga o nosso guia para poder vislumbrar já hoje o futuro.

Portanto, a Apple está a preparar duas versões em simultâneo para servir um vasto conjunto de equipamentos.

Fonte: Pplware.

Rússia multa Apple e Zoom por suposta violação de armazenamento de dados

 A guerra na Ucrânia está longe de ter um fim e, enquanto isso, as sanções ao país russo continuam a ser implementadas com frequência. Para lidar com essa situação, o governo de Vladimir Putin tem tentado contra-atacar com os recursos que tem ao seu dispor, desde cortes no fornecimento, bloqueios e até multas contra aqueles que se 'metam no seu caminho'.

Neste sentido, as mais recentes informações indicam que a Rússia multou as empresas Apple e Zoom por supostamente estas terem violado o armazenamento de dados referentes aos cidadãos russos no país.

Apple e Zoom processadas pela Rússia

De acordo com a notícia avançada pela agência Reuters, as gigantes tecnológicas Apple e Zoom Video Communications, foram multadas pela Rússia nesta terça-feira (12) por, supostamente, se terem recusado a armazenar os dados respeitantes a cidadãos russos em território russo.

Os detalhes mostram que o governo de Moscovo entrou em conflito com estas e outras empresas pertencentes às Big Tech acerca de fatores como conteúdo, censura, dados e representação local, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro, embora o país designe a ação como sendo uma Operação Militar Especial.

A Apple foi multada em 2 milhões de rublos, cerca de 34.000 euros, de acordo com as informações avançadas pelo tribunal do distrito de Tagansky, em Moscovo. Por sua vez, o Zoom e a Ookla, empresa que administra a ferramenta de desempenho de Internet Speedtest, foram multadas cada uma em 1 milhão de rublos, algo como 17.000 euros.

A Google também foi multada pelo país de Vladimir Putin e condenada a pagar um montante de 60 mil rublos, o que representa cerca de 1.000 euros, por uma infração diferente também relacionada com dados.

Segundo o que foi referido pela Reuters, à data desde artigo, as empresas Apple, Zoom, Ookla e Google ainda não haviam respondido aos pedidos para que tecessem algum comentário sobre este assunto.

Fonte: Pplware.