8 de mar. de 2021

Primeiro evento da Apple do ano no dia 23 de março? Vêm aí as AirTags, AirPods e iPad Pro?

 A Apple tem na mesa de desenvolvimento uma série de dispositivos. Entre eles estarão as AirTags, os novos AirPods, o renovado iPad Pro e eventualmente a nova Apple TV. Portanto, para mostrar estas novidades, a empresa irá marcar um evento para breve. Assim, novos rumores dizem que o evento “AirTags” será realizado no dia 23 de março, uma semana depois do que especularam os rumores anteriores.

Nesta altura, especula-se com base em eventuais “pistas” que a empresa possa dar na preparação do tal evento. Antes era referido como sendo a 16 de março, a data agora referida é dia 23.

Imagem Evento Apple com Tim Cook

Evento Apple poderá trazer as AirTags

As informações atuais, que estão ainda na esfera do rumor, não apontam nada específico sobre os produtos que a Apple irá lançar. No entanto, com base nas “fugas de informação” anteriores que poderão ter vindo da cadeia de fornecedores, é provável que o evento veja o lançamento das “AirTags”.

Conforme sabemos, estes são dispositivos que a Apple ainda não lançou, mas que já preparou o sistema operativo, bem vincado na versão iOS 14.5 beta 3, a presença desta novidade. Assim, espera-se que estas “etiquetas localizadoras” possam ser lançadas muito em breve, eventualmente com um preço entre os 25 e os 35 dólares.

Ilustração das Airtags

Também é provável que haja uma atualização para o iPad Pro no evento de março. Informações anteriores indicaram que os modelos de 11 e 12,9 polegadas serão atualizados e podem ser mais grossos para suportar um novo sistema de retroiluminação. Assim, o iPad Pro de 12,9 polegadas pode ser o primeiro dispositivo da Apple a usar iluminação de fundo mini-LED.


 

iPad e iMac poderão também fazer companhia à nova Apple TV?

É possível que também haja uma atualização do iPad mini, principalmente, porque este dispositivo foi atualizado pela última vez em março de 2019. No entanto, houve rumores de uma atualização no início de 2021.

Com as últimas movimentações na loja da Apple, com o desaparecimento dos iMacs Pro, acredita-se que estarão a ser preparados os novos iMacs Apple Silicon. Poderá ser lançado um modelo ainda este mês, mais concretamente um modelo de 24 polegadas com ecrã Retina 4K e um novo design com margens reduzidas.

Também é concebível que a Apple anuncie os novos modelos de AirPods. O tanto que já se falou dos novos AirPods 3 indica que poderão ser efetivamente um produto a lançar. Por fim, a Apple TV. Este gadget da empresa de Cupertino há algum tempo que espera uma atualização de hardware. Até porque a última versão saiu em 2017.

Portanto, as dúvidas e interrogações são muitas e a Apple ainda nada disse sobre o evento. Com a pandemia, o formato mudou, não havendo apresentações presenciais. Assim, o mais provável é que seja outro evento virtual gravado no Apple Park.

Fonte: Pplware.

Programador usa um exploit para criar o jogo Pong na dock do macOS

 A criatividade não tem limites e os programadores não se conformam com o que existe, estão sempre a tentar quebrar as regras instaladas. Conforme veremos, até um ícone na dock do macOS é motivo para desafiar a lógica, afinal, usar este pequeno campo de informação para criar um jogo… é, no mínimo, curioso!

Sardesai, um programador iOS, trouxe o jogo Pong à barra de ícones no sistema operativo dos Macs.

Imagem do jogo Pong na dock do macOS usando os ícones

Pong na dock do macOS

Como sabemos, os Macs não são as máquinas talhadas para os jogos. Na verdade, existem muitos jogos para macOS, incluindo grandes títulos, e ano após ano vemos a Apple cada vez mais focada nesta área. Assim, quem sabe, se com a nova arquitetura Apple Silicon, que mostrou o seu poder nos processadores M1, a empresa de Cupertino não aumenta o seu interesse no segmento gaming.

Apesar dos apesares, há sempre quem goste de romper com o convencional. Assim, um programador para iOS, Neil Sardesai, criou um pequeno, mas muito popular, jogo num ícone posicionado na dock do macOS.

O feito é notável e permite que o utilizador se divirta a jogar Pong:

Segundo o programador, este “truque” usa um exploit possível graças ao AppKit, que permite em particular personalizar os elementos gráficos do macOS. Como podemos ver acima, o jogo corre muito bem e parece suave, jogável com suporte do rato do dispositivo.

Para já, só o criador pode tirar proveito deste pequeno ato de programação. Então, esperemos que um dia destes ele possa partilhar com a comunidade.

Fonte: Pplware.

Bug no Mac e iCloud bloqueia utilizadora por causa do seu apelido

 É com frequência que todos nós temos um problema associado à utilização de um qualquer serviço, mas, na maioria das vezes, são problemas que ser resolvem rapidamente. Mas este parece não ser o caso… que já leva mais de 6 meses e envolve a Apple e o seu serviço iCloud.

Rachel True foi bloqueada aparentemente pela forma como escreveu o seu sobrenome.

Bug no iCloud bloqueia utilizadora por causa do seu apelido

Se há falhas que acontecem de forma esporádica nos diversos serviços Web e que são facilmente ultrapassados, este parece ser algo bem específico e, aparentemente, a resolução não foi nada simples.

True or False?

Rachel True, escritora e atriz, esteve mais de 6 meses impedida de utilizar a sua conta do iCloud. Segundo ela, a conta foi bloqueada pela forma como escreveu o seu apelido.

No seu Mac, ao introduzir o apelido True, com letra minúscula (true – verdadeiro), o computador interpretou como uma flag de verdadeiro ou falso, que tem disponível. Esta ação fez com que a conta ficasse bloqueada por vários meses.

Solução para ter a conta iCloud de volta

Segundo o relato, a atriz perdeu várias horas a falar com o serviço de apoio ao cliente da Apple. A solução apresentada inicialmente não foi, contudo, a esperada. Para que pudesse voltar a ter a sua conta, poderia baixar o nível de subscrição para o nível gratuito. 

Como resultado, Rachel iria perder grande parte do seu conteúdo armazenado na cloud.

A Apple não comentou esta situação, mas aparentemente não é um problema comum entre os utilizadores do serviço e até difícil de replicar. Entretanto, o problema parece estar ultrapassado, mas foram precisos mais de seis meses para voltar a ter a sua conta de volta, segundo relata no Twitter.

Fonte: Pplware.