5 de set. de 2020

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

 Fotos 16:9 no iPhone? É verdade que a Apple não foi das primeiras a disponibilizar o formato 16:9 para fotografias. No entanto, tal suporte chegou com o lançamento do iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max. Mesmo assim, esta funcionalidade está um pouco escondida, levando os utilizadores a usarem o formato padrão (4:3).

Se tem um iPhone de última geração saiba o que está a perder por não tirar fotos no formato 16:9.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?O “aspect ratio” 16:9 é hoje amplamente usado e tem uma proporção de 16 unidades de largura por 9 de altura. Este é um dos formatos de ecrã panorâmico, ou seja, widescreen, mais conhecidos e, com ele, conseguimos ter uma fotografia com uma imagem mais alargada. Com os “novos” modelos do iPhone, a Apple passou a permitir tirar fotografias no formato 16:9.

É verdade que no passado já era possível tirar fotografias panorâmicas com um iPhone, mas o processo não era “amigável”. Com o lançamento do iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max a Apple fez algumas modificações ao nível da app e hoje é fácil registar uma foto no formato de 16:9. De referir que hoje em dia é possível escolher o aspect ratio 1:1, 4:3 e 16:9 para fotografias com os novos modelos do iPhone.

Como tirar fotos panorâmicas (16:9) no iPhone?

Como referido, com as alterações realizadas pela Apple hoje facilmente conseguimos ter fotos panorâmicas (16:9). Para isso basta abrir a app nativa da câmara e em seguida escolher o modo Fotografia. Depois, irá ver um estilo de botão muito discreto do outro lado do menu. Carregue aí para aparecerem as “opções avançadas“.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

Das opções apresentadas, irão estar disponíveis os formatos 1:1 (Quadrada), 4:3 e 16:9. Selecione 16:9 e verificará de imediato que a área de captura irá aumentar.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

Se ficar fã desse formato deverá guardar as configurações. Para isso deverá ir às opções da câmara, nas definições, e depois entrar em Manter Definições. Aí devem ativar a opção Modo câmara, que permite manter o último modo usado.


Ao nível da fotografia já é bem conhecida a enorme qualidade dos novos iPhone. Com esta opção temos fotos ainda mais amplas que podem ser transformadas em autênticos quadros. Experimentem e digam-nos o que acham do resultado final.
Fonte: Pplware.





Apple Maps: atualização para Portugal e Países Baixos

 A informação de trânsito foi incluída no serviço de Mapas da Apple, em 2015. No entanto, apenas algumas cidades tinham a informação de trânsito disponível. Agora, a Apple parece ter expandido a mais cidades a informação de trânsito na aplicação Apple Maps e acrescentado a visualização 3D para certos locais.

Esta atualização abrange algumas cidades dos Países Baixos e a capital portuguesa.

Países Baixos e Portugal mais completos no Apple Maps

De acordo com o iCulture, a Apple parece ter disponibilizado imagens de satélite 3D para várias cidades dos Países Baixos. De entre elas, Amsterdam, Haarlem, Zandvoort, Bloemendaal, Heemstede, Hoofddorp, Zaandam e Aalsmeer. Aliás, anteriormente, esse recurso estava apenas disponível para as cidades de Rotterdam, Eindhoven e Utrecht.

Para além dessas cidades principais, a atualização também inclui pequenas aldeias e cidades periféricas. Por exemplo, agora é possível visualizar imagens 3D das estradas de Lisse, Abcoude, Amersfoort, Soest, Baarn e Leusden. Alegadamente, são utilizadas imagens capturadas na Primavera deste ano.

Ademais, a aplicação Apple Maps disponibiliza, para a zona de Lisboa, informação sobre o trânsito, tanto no centro da cidade, como na periferia. Agora, é possível selecionar e conhecer rotas de transportes públicos, a fim de estabelecer um caminho entre dois ou mais locais.

Toda a informação relativa ao trânsito das cidades dos vários países do mundo está disponibilizada aqui. Ainda assim, a atualização que inclui Lisboa não está ainda disponível.

Fonte: Pplware.

Apple terá as maiores turbinas eólicas terrestres do Mundo na Europa

 A responsabilidade ambiental das empresas tem um peso cada vez maior no mundo e nos próprios negócios. As empresas tecnológicas que colocam dispositivos no mercado já têm o seu contributo na colocação de lixo tecnológico no ambiente e qualquer medida que ajude a balancear esta realidade é vista com bons olhos. A Apple é uma das que tem orgulho em mostrar os passos que vai dando nesta matéria e agora anunciou um grande novo investimento.

A Europa, mais concretamente a Dinamarca, vai receber as maiores turbinas eólicas terrestres do mundo. A Apple ainda estabelece nova meta de neutralidade carbónica para 2030.

Apple terá as maiores turbinas eólicas do Mundo na EuropaApple terá maiores turbinas eólicas terrestres do mundo

A Apple anunciou que vai investir na construção de duas das maiores turbinas eólicas terrestres do mundo, uma fonte de energia limpa e renovável que vai ser fundamentar para atingir os objetivos da neutralidade carbónica.

Localizadas perto da cidade dinamarquesa de Esbjerg, as turbinas de 200 metros de altura devem produzir assim 62 gigawatts-hora por ano. Isto é o suficiente para, por exemplo, abastecer quase 20.000 residências. Além disso, funcionarão como um local de teste para poderosas turbinas eólicas offshore.

A energia produzida em Esbjerg dará suporte ao data center da Apple em Viborg. Todo o excedente de energia produzida será direcionada para a rede dinamarquesa.

O combate às mudanças climáticas exige uma ação urgente e uma parceria global – e o data center de Viborg é uma prova poderosa de que podemos enfrentar este desafio geracional.

Os investimentos em energia limpa proporcionam inovações revolucionárias que trazem energia limpa e bons empregos para empresas e comunidades locais. Esta é uma área em que devemos liderar – pelo bem do nosso planeta e das gerações futuras.

Referiu Lisa Jackson, vice-presidente de Meio Ambiente, Política e Iniciativas Sociais da Apple 

Cada dispositivo Apple vendido terá impacto climático líquido zero

No mês passado, a Apple revelou os seus planos de atingir a neutralidade carbónica em todo o seu negócio, cadeia de fornecimento de produção e ciclo de vida do produto até 2030.

Embora as operações da Apple já sejam alimentadas por energia 100% renovável e neutra em carbono, este novo compromisso significará, no entanto, que, em 2030, cada dispositivo Apple vendido terá impacto climático líquido zero. Isto significa que, portanto, todos os fornecedores europeus terão que transitar também para fontes de energias renováveis.

Fonte: Pplware.

Protótipo do Apple Watch equipado com capa de segurança estilo iPod nano aparece na web

 O Apple Watch tem capacidades que muitos acreditam estarem exploradas aquém das suas potencialidades. Aliás, ainda recentemente foi referido que desde a primeira versão do smartwatch da Apple que o sensor cardíaco vinha acompanhado com o oxímetro. Contudo, somente na versão Apple Watch Series 6 aparecerá este sensor que mede o oxigénio no sangue dos utilizadores. À parte disso, apareceu recentemente na web umas imagens muito interessantes.

Conforme podemos ver, foram publicadas imagens do que parece ser um protótipo original do Apple Watch. Este está protegido numa capa de segurança. Estas fotos curiosas foram partilhadas online pelo utilizador do Twitter @AppleDemoYT.

Imagem protótipo do Apple Watch equipado com capa de segurança tipo iPod nan0Apple Watch com case tipo iPod nano

Este é mais um assunto curioso que propriamente um rumor de algo novo. Assim, o que foi revelado mostrou imagens de um protótipo do Apple Watch, em aço inoxidável, ‌escondido dentro de uma caixa de segurança de silicone. Este espécimen traz inclusive um número de série editado.

Conforme já mais que uma vez foi visto, a Apple geralmente transporta o seu protótipo e unidades de teste em caixas de proteção grossas. Esta “camuflagem” pretende enganar e ocultar o verdadeiro design do produto.

Curiosamente, a capa de segurança parece assemelhar-se a um iPod nano de terceira geração com uma click wheel. Nos anos que antecederam o anúncio do ‌Apple Watch‌, não era incomum para alguns utilizadores usarem o iPod nano de sexta geração como um relógio em caixas de terceiros.

Portanto, é adequado que a Apple tenha disfarçado o ‌Apple Watch‌ original como um iPod nano.

 

Camuflagem para Apple Confidential

O protótipo foi supostamente usado para testes internos antes do lançamento oficial do ‌Apple Watch‌ original. O dispositivo veio numa caixa de cartão marcada como “Apple Confidential”, com vários avisos sobre o uso não autorizado.

Na altura que antecedeu o lançamento do smartwatch da Apple, apareceram várias imagens de protótipos originais do Apple Watch. Contudo, comparados com a versão final, lançada a 24 de abril de 2015, notou-se que a Apple ainda acrescentou algo ao design final.

Portanto, não havendo grandes novidades nos protótipos para o que poderá aparecer nos dias de hoje, fica a curiosidade de ver como a Apple conduz o desenvolvimento dos seus produtos antes destes chegarem ao mercado. Os (dispositivos) protótipos são muito desejados pelos colecionadores e ocasionalmente aparecem em locais de leilões e em instalações de reciclagem de dispositivos.

Fonte: Pplware.