7 de ago. de 2023

Itaú e Iti fora do ar? Apps passam por instabilidade nesta segunda (07)

 Clientes do Itaú notaram uma instabilidade no aplicativo do banco nesta segunda-feira (07). Os usuários apontam dificuldade para fazer login no serviço, além de problemas para realizar operações e fazer Pix.

De acordo com o Down Detector, as notificações sobres falhas aparecem desde ontem (06) e aumentaram por volta das 8h30 (horário de Brasília) de hoje. Depois das 9h, o site já havia compilado mais de 3,6 mil reclamações.

O Down Detector também mostra que não é apenas o Itaú que está com problemas, mas também o Iti (banco digital do Itaú). Próximo das 9h30 o Iti já contava com mais de 600 notificações sobre instabilidade.

ItaúO app do Itaú aparece com milhares de reclamações (Imagem: Reprodução/Down Detector)

Assunto no X

Algumas pessoas utilizaram o X (antigo Twitter) para apontar que não estavam conseguindo pagar suas contas no Itaú e Iti. Muitos relataram sobre os problemas e aproveitou para perguntar ao perfil oficial do banco o que estava acontecendo.

Confira, abaixo, publicações sobre o tema:

Olá @itau novamente isso?? Tá complicado em, mais alguém com problema pra acessar o app do Itaú?? pic.twitter.com/6xLosRRmGs

Outro lado

TecMundo entrou em contato com o Itaú para verificar a causa da instabilidade e se há previsão de retorno dos serviços. Confira, abaixo, a íntegra da resposta do banco sobre o app do Itaú e Iti.

"O Itaú Unibanco informa que está com instabilidade de origem interna em seus sistemas nesta segunda-feira (7). O banco pede desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que está trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível".

*Matéria atualizada em 07/08/2023, às 10:42, com o posicionamento do Itaú.

Fonte: Tecmundo.

Adeus Intel: Apple já só usa os seus próprios sistemas de chips

 Quem conhece a história e evolução da Apple sabe que a Intel foi desde muitos anos uma das mais importantes parceiras da empresa, nomeadamente no desenvolvimento dos processadores que equipavam as máquinas da marca da maçã. No entanto, a empresa de Tim Cook terminou de forma definitiva os equipamentos da Intel, tendo já concluída a transição para os seus próprios sistemas de chips Apple Silicon.

Adeus Intel: Apple já só usa os seus próprios sistemas de chips

Apple já só usa os seus sistemas de chips

O trabalho da Intel junto da Apple foi de grande importância, permitindo que os computadores da empresa viessem equipados com os processadores poderosos da marca californiana. No entanto, nos últimos tempos a relação entre as duas potências começava a ser marcada por alguma hostilidade, à medida que a Apple abandonava aos poucos a sua dependência da Intel. Em 2021, por exemplo, a Intel lançou um vídeo onde gozava com a Apple e mostrava que os PCs eram superiores aos MacBook, entre outras investidas.

Mas o lançamento do Mac Pro da Apple, o qual integra o seu processador M2 Ultra baseado na arquitetura ARM, marcou oficialmente o fim da dependência da empresa dos produtos da Intel para abraçar apenas os seus próprios sistemas de chips, um processo que demorou cerca de três anos. Na apresentação do novo SoC, a Apple referiu que este tornará os seus computadores 4 vezes mais rápidos do que qualquer Mac com um processador Intel.

Na recente teleconferência da Apple com analistas e investidores, Tim Cook referiu que "no trimestre passado, tivemos o prazer de concluir a transição para os Apple Silicon em toda a linha. Esta transição gerou uma forte atividade de atualização e um grande número de novos clientes. Na verdade, quase metade dos compradores de Mac durante o trimestre eram novos no produto. Também verificámos relatos de satisfação do cliente em 96% para Mac nos EUA".

Ao dominar por completo o hardware e o software, a marca da maçã consegue assim integrar várias funcionalidades nos seus SoCs e maximizar o seu desempenho, permitindo ajustar de uma forma cada vez mais eficiente a máquina com o sistema.

Fonte: Pplware.

Apple e Microsoft seguem como maiores empresas do mundo; veja ranking


 A Microsoft também superou as expectativas de receita do quarto trimestre fiscal, impulsionada pelo crescimento em seus negócios de computação em nuvem e softwares para escritório. O único ponto negativo foi uma pequena queda de 1,4% em suas ações devido a um plano agressivo de gastos para atender à crescente demanda por serviços de inteligência artificial. No final das  contas, a companhia criada por Bill Gates fechou seu balanço mais recente com U$ 2.49 trilhões.

Ranking das empresas mais valiosas do mundo

O setor financeiro também registrou destaques. O JP Morgan Chase teve um crescimento de cerca de 8,6% em sua capitalização de mercado no mês passado, beneficiado por maiores receitas provenientes de juros dos mutuários e pela aquisição do First Republic Bank.

Confira ranking das empresas mais valiosas do mundo:

As 20 empresas mais ricas do mundo, por capitalização de mercado.As 20 empresas mais ricas do mundo, por capitalização de mercado.Fonte:  Reuters 

Além disso, especialistas acreditam que estamos testemunhando o início de um novo mercado de alta tecnologia, com a chamada "Corrida do Ouro da Inteligência Artificial". Analistas da Wedbush apontam para um cenário similar ao início da Internet em 1995, e não a uma bolha como a de 1999/2000.

Dados da Refinitiv revelam que, até agora, 69% das grandes e médias empresas dos EUA superaram as expectativas de ganhos do segundo trimestre, com o setor de tecnologia liderando, representando 82% das surpresas positivas.

À medida que a competição no mundo da tecnologia avança, a Apple e a Microsoft mostram sua força como líderes inabaláveis, projetando sua influência sobre os mercados globais.

Fonte:Tecmundo.