7 de abr. de 2021

Apple lançou o iOS 14.5 e iPadOS 14.5 beta 7 para programadores

 A Apple lançou mais uma versão beta daquela que será, eventualmente, a última versão do iOS 14. Assim, o iOS 14.5 beta 7 vem cimentar algumas funcionalidades lançadas nas betas anteriores e afinar processos que estarão já prontos para a versão RC.

Esta versão traz novidades em várias áreas, como na Siri, no desbloqueio do iPhone pelo Apple Watch, entre outras boas novidades.

Imagem do iOS 14.5 beta 7

O que há de novo no iOS 14.5 beta 7?

Numa primeira abordagem não se destacam ainda grandes alterações. Com o desenrolar da análise à versão, poderão aparecer novidades.

Se é utilizador do iPhone ou iPad e tem acesso à área de developer, então, saiba que já está disponível a beta 7 do iOS 14.5. A nova versão de hoje também está disponível aos utilizadores do programa de versões beta públicas.

Em Definições, Atualização de software, poderá solicitar a atualização over-the-air. Como de costume, se a atualização não aparecer imediatamente para download, continue a verificar, pode demorar aos servidores fazer a distribuição a todos os programadores.

Conforme poderão perceber, o número da compilação para a versão de hoje é 18E5198a.

 

Novos recursos no iOS 14.5 e iPadOS 14.5

  • Novo separador “Objetos” na app Encontrar para localizar AirTags e outros acessórios de terceiros
  • O código do iOS 14.5 sugere suporte para Apple Card Family Sharing, mas não está claro se o recurso estará na versão final
  • Ecrã de inicialização horizontal no iPad
  • Atualizações para a app de música, incluindo gestos de deslizar, um recurso de partilha de letras e muito mais
  • Suporte AirPlay 2 para Fitness + treinos
  • Recursos semelhantes ao Waze no Apple Maps
  • Suporte ao comando PS5 / Xbox Series X
  • Ferramenta de calibração de bateria para o iPhone 11
  • Novas vozes para a Siri

Está também disponível a beta 7 do watchOS 7.4 para o seu Apple Watch, o tvOS 14.5 beta 7 para a Apple TV e HomePod 14.5 beta 7. Se encontrar alguma novidade, deixe nos comentários.

Fonte: Pplware.

iOS 14 já está instalado em 90% dos iPhones passados apenas 7 meses

 A Apple tem um ecossistema que permite uma atualização rápida dos dispositivos. Segundo o site de análise do mercado dos sistemas operativos, Mixpanel, com menos de 7 meses após o lançamento do iOS 14 e iPadOS 14 no mercado, há já cerca de 90% de iPhones e iPads compatíveis com esta versão.

É muito provável que este seja um recorde de número de equipamentos tão rápido atualizados para a última versão do sistema operativo.

Imagem iPhone com iOS 14

iOS 14 e iPadOS 14 em 90% dos dispositivos compatíveis

O iOS 13 era até agora um dos mais rápidos a ser adotado no panorama dos dispositivos compatíveis Apple. No entanto, esta versão só passados mais de 9 meses ultrapassou a marca dos 80%. Como tal, o iOS 14 já havia feito a diferença quando em fevereiro deste ano, a Apple deu a conhecer que o mais recente sistema operativo para o iPhone havia atingido os 86%.

Estes números são uma boa notícia para a Apple e dá uma demonstração de controlo e gestão apertada do parque de máquinas. Os índices ajudam também a empresa a aperceber alguns dados relativos à forma como os proprietários destes dispositivos os usam.

 

Mais gestão e segurança com o controlo da plataforma

A Apple tem uma grande vantagem, pois com este nível de adoção consegue gerir quer as pequenas alterações na versão, quer as importantes correções. Aliás, recentemente a empresa lançou uma atualização que visava sanar uma vulnerabilidade crítica.

Conforme foi referido, a empresa lançou com urgência o iOS 14.4.2 para iPhone, o iPadOS 14.4.2 para iPad e o watchOS 7.3.3 para Apple Watch que incluíam uma importante correção de segurança para o WebKit. Segundo a Apple, esta falha pode ter sido explorada ativamente.

Com a próxima versão, eventualmente a última do iOS 14, a Apple quer apertar mais a privacidade e entregar ao utilizador o controlo de algumas ações fulcrais. Assim, no iOS 14.5, os utilizadores serão os decisores se querem ou não deixar as aplicações monitorizarem as visitas à web, entre outras ações.

Portanto, se ainda não atualizou, a nossa sugestão é que atualize para ter uma versão mais segura e mais otimizada do iOS.

Fonte: Pplware.