28 de mar. de 2020

Falha no iOS 13.3.1 pode expor dados de usuários de VPNs

Dispositivos a partir do iOS 13.3.1 possuem uma falha de segurança, atualmente sem correção, que impede VPNs (Virtual Private Network, ou Rede privada virtual) de manterem todo o tráfego criptografado. A informação foi publicada em artigo pela ProtonVPN, que já relatou o caso à Apple.
A falha, neste caso, faz com que as conexões já estabelecidas não estejam dentro da zona segura quando se habilita uma VPN, e apenas as que são feitas posteriormente não são afetadas.
Desta forma, estas conexões ignoram a criptografia das VPNs e podem expor dados de usuários ou vazar seus endereços de IP e localização, por exemplo. Assim, o sistema operacional da Apple não encerra as conexões já existentes. O caminho natural quando uma conexão via VPN é estabelecida é o SO fechar todas as conexões de internet e restabelecer tudo na zona segura da própria VPN.
A ProtonVPN diz que, apesar dessas conexões serem restabelecidas automaticamente, "algumas levam mais tempo e podem permanecer abertas de minutos a horas fora do túnel da VPN".
Como exemplo, o artigo aponta o serviço de notificações por push da Apple, que mantém uma conexão mais duradoura entre um dispositivo e os servidores da empresa. Entre outras preocupações, aplicativos de mensagens também podem ser afetados.
"Os que correm maior risco devido a essa falha de segurança são as pessoas de países onde a vigilância e os abusos dos direitos civis são comuns", diz a ProtonVPN. Até o momento, nenhum serviço de VPN tem uma solução definitiva para esse problema.
Além do tráfego entre o IP do dispositivo e o servidor VPN, foi descoberto que há tráfego também com um IP externo que não é da VPN, mas sim de um servidor da Apple.
A descoberta foi compartilhada com a Apple, que reconheceu a vulnerabilidade e está trabalhando em maneiras para consertá-la. Como alternativa para contornar a falha, a ProtonVPN descobriu que ativar e desativar o modo avião pode reiniciar todas as conexões dentro do túnel da VPN.

Fonte: Tecmundo.

Rumor: Apple Watch Series 6 poderá trazer Touch ID

A Apple nos últimos anos tem equipado os seus dispositivos com mais segurança. Depois de ter avançado com o Face ID no iPhone e iPad, a empresa avançou com o Touch ID nos seus Macbooks. Agora alguns rumores referem que também o Apple Watch poderá receber leitor de impressão biométrica.
Esta informação aparece numa altura em que se fala igualmente que a Apple TV terá uma nova versão, a Apple TV 6.
Im<agem Apple Watch que poderá ter Touch ID

Apple Watch terá Touch ID?

O Face ID foi um salto importante no que toca à segurança dos smartphones. Um método que tem mostrado ser eficaz e que permitiu remover dos dispositivos iPhone e iPad os botões com impressão digital. No entanto, a Apple não abandonou ainda o Touch ID, dado que colocou esta tecnologia nos seus computadores portáteis.
Segundo alguns rumores, que já se fizeram ouvir no passado, a empresa de Cupertino estará agora a pensar levar a impressão digital também ao seu smartwatch.
Assim, os dados, que não são oficiais, referem que a Apple está atualmente a considerar duas abordagens diferentes para adicionar o desbloqueio de impressão digital Touch ID ao Apple Watch.
Uma abordagem seria através da integração de um sensor de impressão digital na coroa digital. O outro método (menos provável) seria adicionar um sensor de impressão digital debaixo do ecrã. Não há uma certeza se esta novidade integrará o Apple Watch Series 6 ou virá só na Series 7, em 2021.
Ilustração Touch ID no Apple Watch. Créditos iUpdate e Verifier

Segurança atual do Apple Watch

Atualmente para a autenticação no smartwatch Apple o utilizador poderá usar um código PIN de 4 dígitos. Além disso, também pode desbloquear o relógio automaticamente quando o iPhone emparelhado é desbloqueado. Portanto, com o Face ID do iPhone pode ser desbloqueado o Apple watch.
Contudo, o sistema de segurança do relógio, dado que o Pin é inserido no ecrã, pode não ser assim tão “secreto” e perde eficácia se o tiver de colocar em público. Por isso a Apple deverá mudar isso rápido.
Por várias vezes se avançou que a Apple poderia inserir um leitor de impressões digitais por baixo do ecrã do iPhone 12. Contudo, a empresa não parece ter interesse em substituir o Face ID que funciona muito bem. Nesse sentido, poderá ser menos provável que o Apple Watch tenha esse sensor no ecrã.
Outro rumor, veiculado por analistas como Ming-Chi Kuo, sugeria que a Apple está a explorar a adição de um sensor de impressão digital ao botão liga / desliga nos futuros iPhones “mais baratos”, o que permitiria à empresa oferecer um dispositivo de ecrã total sem incorporar o dispendioso sistema de câmara TrueDepth.

Constrangimentos técnicos e tecnológicos

Não é fácil colocar tanta tecnologia em tão pouco espaço. A abordagem dos botões é quase análoga à adição de um sensor de impressão digital à coroa do Apple Watch. No entanto, fazer isso de facto apresenta os seus próprios desafios, pois agora a coroa é utilizada para ativar o recurso de eletrocardiograma.
Imagem Apple Watch ECG
Conforme sabemos, desde que o ECG foi adicionado ao Apple Watch Series 4, o painel da coroa é coberto por um elétrodo de titânio. Não é óbvio como a Apple poderá adicionar um sensor de impressão digital capacitivo neste local.
Além do Touch ID, as informações corroboram outras evidências já publicadas. Entre elas estão o sensor de oxigénio no sangue e a monitorização do sono no Apple Watch com o watchOS 7. Também haverá melhorias nos recursos do Siri e uma atualização mais ampla da interface do sistema, de acordo com o relatado.

WatchOS 7: Apple Watch Series 2 e anteriores perderão suporte

Algumas fontes afirmam que o Apple Watch Series 2 (lançado em 2016) não será elegível para atualização para o watchOS 7. Presumivelmente, isso significa que o Apple Watch Series 1 também ficará sem sorte, pois partilha o mesmo processador de núcleo duplo como a série 2, e foi introduzido ao mesmo tempo.
Como tal, algumas novidades que serão lançadas no novo sistema operativo não irão chegar a estes dispositivos, como é o caso da monitorização do sono.
Os dispositivos deste ano poderão trazer algumas das novidades que alguns rumores falaram. Entre essas novidades estará o WiFi 6. O restante… teremos de ver para crer.
Assim, esperamos ver a Apple apresentar oficialmente o watchOS 7 na Keynote da WWDC em junho. A WWDC será apenas online este ano e a empresa ainda não confirmou a data exata do evento principal. A próxima geração de hardware do Apple Watch deve ser lançada no outono.
Fonte: Pplware.