23 de out. de 2022

Prepara-se que vai ter muito mais publicidade na App Store da Apple já para a semana

 Não é novidade que a Apple está a aumentar a publicidade que apresenta aos utilizadores, nos vários elementos do seu ecossistema. Este parece ser um contrassenso face ao que tem apregoado nos últimos anos, mas a verdade é que não parece abrandar.

Durante a próxima semana vão haver novidades da App Sore.

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A App Store é o ponto central para todos os utilizadores do iPhone e do iPad. Assim não será surpresa que a Apple tente monetizar este espaço, para lá do que já o faz com a venda de apps e a subscrição de serviços.

Para o conseguir, a criadora do iPhone terá a partir da próxima semana ainda mais publicidade na App Store. São dois novos tipos de anúncios que vão surgir aos utilizadores sempre que usarem esta loja de apps dedicada aos seus equipamentos.

Estes vão estar também em dois locais específicos, ou seja, no separador "Hoje" e na parte inferior das listas das apps individuais.

Assim que forem apresentados, estes anúncios apresentarão um ícone com fundo azul para diferenciá-los de outras recomendações.

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Embora a Apple tenha vendido publicidade na pesquisa da App Store desde 2016, o separador "Hoje" era reservado para recomendações da equipa editorial.

A empresa revela que com um anúncio no separador Hoje qualquer app neste local privilegiado, sendo um dos primeiros a ser vistos pelos utilizadores.

Este é um passo importante, ainda mais porque a Apple quer quase triplicar a sua receita de publicidade para 10 mil milhões de dólares anuais nos próximos anos. Será também o início de muito mais anúncios no ecossistema da empresa, devendo o serviço Mapas ser o próximo a receber.

Fonte: Pplware.

#TakeNote: Tentativa da Google “gozar” com Tim Cook foi um tiro no pé

 Não são de agora as picardias entre a IBM e a Hewlett-Packard, a Nokia e a Blackberry, entre a Microsoft e a Apple, a Adidas e a Nike ou mesmo entre a BMW e a Mercedes. Grande parte delas são divertidas e até muito inteligentes. Pois, foi essa falta, eventualmente, de inteligência que deitou por terra a tentativa da Google "gozar" com Tim Cook, o CEO da Apple.

Como hoje estas "trocas de galhardetes" são no digital, grande parte no Twitter, não se podem cometer erros. A Google aprendeu isso ontem da forma mais difícil.

Imagem de Tim Cook e o tweet do Twitter com a hashtag #TakeNote que a Google quis gozar

#TakeNote... Google!

Para lançar aquele "teasing", aquela provocação na curiosidade dos utilizadores, Tim Cook partilhou no Twitter um vídeo, onde era suposto levantar o suspense sobre um novo produto que a sua empresa se preparava para revelar.

O tweet foi este:

Ora, assim à primeira vista não mostra nada de extraordinário, é lúdico, colorido e a apontar para a capacidade de anotar nos dispositivos Apple, mais concretamente a característica da Apple Pencil e da app Notas (eventualmente, claro!).

No entanto, o problema surgiu com a hashtag que Tim Cook utilizou (#TakeNote). Isto porque os Utah Jazz, equipa da NBA, usa a #TakeNote desde 2016 e estava atualmente a usar a hashtag para uma promoção onde mostra as fotografias dos fãs, publicadas nos mais variados meios de comunicação social, nos ecrãs de TV pendurados no seu estádio, de acordo com a Associated Press.

Depois de Cook ter usado a hashtag no seu tweet, esta tornou-se a hashtag da Apple que agora é acompanhada por um emoji com o logótipo da marca.

Esta utilização acidental da Apple do hashtag resultou numa grande quantidade de fãs dos Jazz irritados. A Google, ao ver esta situação, pensou que seria uma oportunidade privilegiada para promover os seus telefones Pixel. Então a equipa de marketing da gigante das pesquisas foi para o Twitter e publicou isto:

“Hmmm ok, I See You. NBA fans…#TeamPixel is here to get you closer to your favorite team – tell us yours and we might be able to make your NBA Tip-Off even better.

Numa tradução à letra seria algo como "Hmmm ok, estou-vos a ver. Fãs da NBA a ...#TeamPixel está aqui para vos aproximar da vossa equipa favorita - diga-nos a vossa e talvez consigamos tornar o vosso Tip-Off (pontapé de saída) da NBA ainda melhor."

Bom, a ideia não era má. Aproveitar a "suposta desgraça" da Apple para fazer aqui um brilharete. Contudo, é aqui que o caldo entorna.

Um utilizador do Twitter de olhos atentos, Ian Zelbo, notou algo de estranho no tweet da Google. Parece que quem quer que tenha enviado o tweet, o fez com um iPhone.

Depois de correr meia internet, a Google viu que fez asneira e apagou rapidamente o tweet. Posteriormente voltou a publicar, mas desta vez usou... um browser e apareceu Twitter for Web. Bom, possivelmente não usaram o Safari, o browser do iPhone, mas serve de lição para a Google ter cuidado no pormenor.

Fonte: Pplware.

Será desta vez? macOS parece estar finalmente a caminho do iPad da Apple

 Há muito que se fala da possibilidade da Apple trazer para o iPad um sistema operativo com mais ofertas e mais propostas. A escolha óbvia parece ser o macOS, mas a verdade é que nunca se materializou.

Ainda assim as novidades estão a chegar e a mudança será grande com o iOS 16, com muitas melhorias. Algo que se pode mudar ainda mais foi agora revelada. Há rumores fortes que o macOS possa chegar a mais uma plataforma e aqui é óbvio que será o iPad a receber. A pergunta é apenas uma: será que é desta vez?

macOS iPad iPadOS Apple

É desta que o macOS vai chegar ao iPad?

Mesmo sendo um desejo de muitos utilizadores, a Apple tem sido resistente a mudar o iPadOS e o que o seu tablet oferece. É certo que a versão que chega na próxima semana mudará muito no iPad, mas a verdade é que está ainda longe de ser o que muitos esperam.

O que sempre foi pedido foi a chegada do macOS ao tablet da Apple, para assim poder assumir um papel que muitos reclamam há algum tempo. O iPad pode já substituir um PC e isso reforça-se com os SoC M1 e M2, em todas as suas variantes. O rumor agora vem mostrar que afinal a novidade poderá estar muito próxima.

Temos assim o substituto do iPadOS

Com o nome de código Mendocino, esta será uma mudança que trará finalmente um modo desktop ao iPad. Não se sabe ainda muito, mas parece certo que terá como base o macOS, numa versão mais minimalista. Isso ofereceria assim uma mudança grande.

Para se ajustar a este espaço e a uma utilização como PC, a interface terá os ícones e outros elementos aumentados em 25%. No campo das apps, estas vão chegar via App Store para o iPadOS e não na loja de apps dedicada ao macOS, como é usado normalmente.

Apple vai limitar novamente a utilização

Quanto ao suporte, aparentemente estará limitado aos novos equipamentos equipados com o SoC M2 da Apple. Falamos assim do novo iPad Pro, que faz uso desta nova proposta. Ficam assim de fora os equipamentos anteriores, algo que já aconteceu recentemente com o iPadOS 16 e o Stage Manager.

Não existe muita informação sobre esta possível alteração no sistema operativo do iPad. Será certamente um passo importante para que este tablet assuma novos espaços, acabando eventualmente por competir com o MacBook Air e outras propostas concorrentes no mercado.

Fonte: Pplware.



Afinal o iPhone 14 Plus não vende? Apple terá interrompido produção deste smartphone

 A Apple tem estado a testar novas formas e nova combinações de tamanho e o iPhone 14 Plus é a prova disso mesmo. Depois de termos visto o modelo mini no ano passado, a empresa decidiu apostar num modelo de maiores dimensões, mas com os argumentos do modelo base.

Tudo apontava para que fosse um sucesso, mas agora a verdade começa a tomar outra forma. Informações revelam que a Apple terá colocado uma pausa na produção do iPhone 14 Plus. A empresa quer reavaliar esta proposta e repensar o seu futuro. 

iPhone 14 Plus Apple smartphone produção

Produção do iPhone 14 Plus em pausa?

A Apple terá avaliado muito dos fatores antes de criar o iPhone 14 Plus. Este é o herdeiro natural do modelo mini, disponível no ano passado, mas agora com uma nova dimensão e com um ecrã de dimensões ainda mais generosas e com outros argumentos, sempre associado a algo diferente do modelo base.

Este smartphone estará agora a ser colocado em causa pela própria Apple e estará a ter a sua linha de produção alterada de forma drástica. Informações vindas diretamente da cadeia de produção dão conta de que a Apple terá colocado o iPhone 14 Plus em pausa.

Apple quer reavaliar este smartphone

Esta é uma mudança radical, dada a aposta que a Apple fez neste novo smartphone. A sua produção vai assim parar e a produção vai passar a apostar e a estar focada nos dois modelos mais poderosos, o iPhone 14 Pro e o Pro Max.

Curiosamente, este cenário estava já estava a ser vaticinando desde o momento em que o modelo Plus chegou ao mercado. Os números de reservas e vendas deste smartphone estiveram sempre muito abaixo do esperado e do que eram os planos definidos pela Apple.

O futuro do Plus estará já traçado

Ao mesmo tempo, e do que é também avançado, a Apple terá já os seus planos para o próximo ano definidos. A marca irá manter o modelo Plus e apostar nesta dimensão e na diferença que faz face ao modelo base.

Sem dados concretos de vendas dos diferentes modelos dos smartphones da Apple fica complicado avaliar a prestação do iPhone 14 Plus. Ainda assim, parece óbvio que este modelo não estará a funcionar e os utilizadores focam-se mais nos modelos Pro, com muito maior desempenho.

Fonte: Pplware.



Funcionária deixa WhatsApp aberto na empresa e tem conversas expostas


 A ex-funcionária de uma empresa localizada no município de Patos de Minas, em Minas Gerais, será indenizada em R$ 6 mil após ter suas conversas pessoais no WhatsApp expostas pelo dono da companhia em que trabalhava.

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, a mulher foi demitida e esqueceu de deslogar sua conta do WhatsApp Web. As conversas foram expostas pelo dono da empresa aos demais colaboradores em uma reunião.

Exposição

Ao que tudo indica, o sócio que teve acesso ao WhatsApp leu a troca de mensagens da vítima com outra colaboradora da empresa. Em certo ponto, as duas conversaram sobre um suposto caso extraconjugal do sócio com outra funcionária.

O executivo logo marcou uma reunião com os colaboradores, mostrando os prints da conversa. Ele aproveitou para desmentir os rumores e chamar a ex-funcionária de "falsa e incompetente".

Ao ser condenada em 1ª instância, a empresa recorreu, mas teve o pedido negado. “Ainda que fossem reprováveis as fofocas propagadas, as conversas particulares jamais poderiam ter sido divulgadas a terceiros, sobretudo da forma grosseira e explosiva como ocorreu. Toda a situação poderia ter sido conduzida de modo mais discreto e respeitoso”, disse o juiz relator Leonardo Passos Ferreira.

A decisão foi entendida como uma invasão da intimidade e privacidade da ex-funcionária.

Fonte: Tecmundo.