23 de ago. de 2023

Apple lançou iOS 17 beta 7 para programadores e trouxe algumas novidades

 Rumo à versão final, que estará apenas a algumas semanas, a Apple disponibilizou mais uma versão beta dos seus sistemas operativos. No caso do iOS 17, a empresa deixou várias dicas, além de novas funcionalidades para o Action Button (ou botão de ação).

Imagem iOS 17 beta 7

Ontem, ao final do dia, a Apple lançou uma nova versão beta para o iOS, iPadOS, watchOS e macOS Sonoma. No que diz respeito ao iOS 17 beta 7 as novidades já conhecidas começam-se a cimentar, mas aparecem outras.

Na versão beta lançada na semana passada, vimos ajustes nalgumas funcionalidades, entre elas o botão de atender/desligar a chamada que mudou de lugar.

O que há de novo no iOS 17 beta 7?

Além das novas funcionalidades já conhecidas, como o recurso StandBy, a transcrição de mensagem de áudio na app Mensagens, app Mapas com mapas em offline, o FaceTime na Apple TV, o NameDrop, e muitas outras, como podemos ver aqui, agora apareceu um novo widgets do Shazam e, vestígios de um "action button" que funcionará como atalho para um maior número de funcionalidades.

Segundo alguns rumores, este botão aparecerá no iPhone 15 Pro e assumirá certas funcionalidades como, por exemplo:

  • Acessibilidade: acesso a funções de acessibilidade como leitura de páginas, zoom do ecrã, etc.;
  • Atalhos: acesso rápido aos atalhos criados ou descarregados pelos utilizadores para uma infinidade de funções;
  • Modo silencioso: para manter a funcionalidade do botão atual;
  • Câmara: acesso rápido à câmara ou tirar uma foto de modo imediato;
  • Lanterna: controlar a lanterna com um toque direto neste botão;
  • Concentração: Ativar e desativar os modos programáveis de Concentração;
  • Lupa: ativará a câmara para funcionar como lupa;
  • Tradução: acesso rápido à app de tradução para traduções de voz ou texto;
  • Voice Memos: para gravar apontamos por voz de forma rápida.

Ao que tudo indica, este "botão de ação" será uma evolução do botão Toque/Silêncio, que deixará se ser um botão seletor simples, para passar a ser um botão programável, tal como o do Apple Watch Ultra.

Como tal, nesta versão, foram descobertos novos padrões de feedback tátil para quando o utilizador ativa ou desativa o Modo Silencioso. Os novos padrões fazem o telefone vibrar com mais destaque quando o utilizador alterna entre os modos, o que deve ser bastante útil para novos telefones com botão de ação.

imagem novo botão de ação no iPhone 15 Pro

Potencialmente, também haverá um novo botão na Central de Controlo para Modo Silencioso nos novos iPhones – e não será uma surpresa se a Apple adicionar um indicador na Barra de Status para mostrar quando o telefone está em silêncio.

A par destas novidades no iOS 17 beta 7 para programadores, a empresa de Cupertino também disponibilizou a mesma beta para os utilizadores inscritos no Apple Beta Software Program.

Como é da praxe, esta versão beta 7 está disponível não só para o iOs 17, como para o iPadOS 17 e watchOS 10. Ficou também disponível o macOS 14 Sonoma beta 6.

Fonte: Pplware.





Apple incluirá na caixa do iPhone 15 um cabo USB-C da mesma cor do smartphone


 A Apple costuma acompanhar o seu iPhone com um cabo branco, independentemente da cor que o consumidor escolhe para o seu dispositivo. Com a chegada do próximo modelo, prevista para setembro, é possível que a gigante entregue esse cabo, agora USB-C, com as cores do smartphone.

Ilustração iPhone 15

A Apple lança novidades, anualmente, e tenta, com frequência, melhorar as suas propostas, assegurando uma posição cimeira no mercado. Uma das aguardadas novidades para setembro é o iPhone 15 da marca, sobre o qual já se vão sabendo umas coisas.

Por exemplo, vimos aqui que é possível que o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro recebam um grande aumento no tamanho da bateria...

De facto, a divulgação de rumores, à medida que nos aproximamos do evento de apresentação das novidades, é comum e vai alimentando a curiosidade dos entusiastas da gigante tecnológica.

Desta vez, fala-se do cabo com que a Apple costuma acompanhar os seus iPhones. Além de se prever que chegue em forma de USB-C, de modo a cumprir as regras europeias, não deverá ser entregue na habitual cor branca.

Segundo informações, a variedade de cores dos cabos incluídos na embalagem do iPhone 15 e 15 Plus corresponderá à cor escolhida pelo consumidor para o seu smartphone.

O iPhone 15 normal e o iPhone 15 Plus deverão chegar ao mercado nas seguintes cores: preto, um novo branco chamado starlight, amarelo, azul e uma variante de laranja ou coral. No entanto, informações reveladas pelo @URedditor dão conta de mais:

Seja qual for a cor que o consumidor escolha para o seu iPhone, segundo informações partilhadas, é possível que ele se faça acompanhar de um cabo USB-C da mesma cor do dispositivo. Pelo menos, é o que se depreende das imagens reveladas recentemente.

Até agora, a Apple incluía na caixa do iPhone um cabo branco, independentemente da cor escolhida para o smartphone.

Fonte: Pplware.