10 de jun. de 2023

iOS 17 traz uma funcionalidade importantíssima à app Notas

 A aplicação Notas é uma ferramenta muito útil e, se for bem usada, permite aos utilizadores do ecossistema Apple gerir muitas informação num só sítio. Pode conter textos para memória futura, listas de palavras-passe protegidas, pode ser usada para integrar documentos digitalizados, pode ser usada para trabalhar em modo de cooperação com vários utilizadores e até pode servir como uma espécie de messenger. Agora, no iOS 17, ganhou hiperligação para as próprias mensagens.

iOS 17: Hiperligações para notas e novos tipo de formatação

Tal como já referimos inúmeras vezes, a Apple não mostrou quase nada das muitas novidades que vão chegar com o iOS 17. Aos poucos, os utilizadores que já usam a versão beta descobrem novas ferramentas e opções dentro de aplicações e até do próprio sistema operativo, como vimos aqui na secção Acessibilidade.

Hoje, mostramos uma funcionalidade importantíssima da app Notas no iOS 17, iPadOS 17 e macOS Sonoma.

Vincular notas de outras notas pode ser muito útil. Outras aplicações de anotações popularizaram este recurso e agora finalmente chega aos dispositivos Apple.

  1. Abra uma Nota;
  2. Clique para aparecer a ferramenta pop-up de formatação e hiperligação;
  3. Clique na opção para mais opções na ferramenta;
  4. Escolha Adicionar hiperligação;
  5. Agora no menu que aparece, em vez de uma hiperligação, escolha o nome de uma nota.

Na opção que vemos na imagem 4, também podemos não utilizar o nome da nota e podemos nós dar um novo título à hiperligação.

Com um clique depois na ligação vamos poder abrir facilmente notas do nosso arquivo pessoal. Com isso, numa única nota podemos vincular várias.

Depois é ajustar a nossa nota conforme entendermos. Aqui o iOS 17 trouxe também algumas novidades em termos de formatação. Há novas opções que podem ser invocadas clicando no Aa que se contra na barra de ferramentas.

Esta aplicação permite de facto um enorme conjunto de utilizações. Coloque lá dentro texto, imagens, grelhas, hiperligações para o exterior e agora até para o interior da própria aplicação. E se quiser fazer ainda mais, há atalhos que dão um ajuda imensa.

Fonte: Pplware.

Apple quer isolar-se ainda mais do Android e vai usar o iOS 17 para o conseguir

 A Apple conseguiu separar a sua oferta e garantir que os utilizadores do Android sejam segregados desta oferta. A conhecida bolha verde marca uma divisão que muitos não entendem e que em breve será ainda maior. A Apple quer isolar-se ainda mais do Android e vai usar o iOS 17 para o conseguir.

iOS 17 iPhone Android Apple

Apple quer isolar-se ainda mais do Android

Poderá não fazer sentido para muitos, mas a Apple quer garantir aos seus utilizadores uma exclusividade dentro dos seus produtos. Isso pode ser visto com a opção de não adotar o RCS e limitar o acesso dos utilizadores nas mensagens, sem notificações de escrita, imagens de baixa qualidade de muito mais.

Isso vai piorar, como já mostrámos antes, mas a Apple parece preparar um caminho em que se quer isolar mais do Android. Para isso vai colocar os seus utilizadores num patamar ainda mais baixo e sem acesso a algumas capacidades únicas que o iOS promove.

iOS 17 iPhone Android Apple

Novidades do iOS 17 aumentam a distância

A forma como isso vai acontecer veio com a novidade para as chamadas. Os Contact Poster vão permitir que qualquer um mostre a sua imagem nas chamadas que fizer para um iPhone com o iOS 17. Será a sua imagem definida a ser mostradas, caso o utilizador o pretenda, forma de um poster.

Claro que isso apenas funcionará no universo da Apple e como tal os utilizadores vão confiar mais em quem se mostrar. No caso das chamadas que venham de um smartphone Android não haverá a possibilidade de apresentar os Contact Poster, o que separará de imediato os utilizadores deste sistema. 

iOS 17 iPhone Android Apple

Há mais onde esta diferença vai ser vista

Outro local onde o iOS 17 se separa dos utilizadores Android é com o NameDrop. Esta será uma funcionalidade útil para os smartphones, mas que apenas funcionará entre quem tem um iPhone e que tenha o iOS 17 instalado. Novamente no Android isso será impossível de fazer, até porque a Apple não abre esta capacidade a outros sistemas como um protoloco ou API aberta.

É desta forma que a Apple pretende afastar-se ainda mais do Android e garantir a sua exclusividade. A maioria parece procurar uniformizar, mas a criadora do iPhone usa o iOS 17 para se separar e garantir alguma exclusividade, como há se viu como vai acontecer nas mensagens.

Fonte: Pplware.