7 de jun. de 2023

Apple libera download gratuito do iOS 17 beta; saiba como instalar


 Em uma movimentação fora do comum, a Apple liberou a partir da segunda-feira (5) o download gratuito da versão beta para desenvolvedores do iOS 17 e de outros sistemas operacionais que foram anunciados pela companhia durante a WWDC 2023.

Segundo o iSoftware Updates, que notou a mudança nas políticas internas da empresa, agora é possível baixar as atualizações sem precisar do pagamento da taxa anual de US$ 99, que permanece obrigatória para que você integre o Apple Developer Program e publique aplicativos nas lojas virtuais.

Entretanto, apenas fazendo o cadastro como desenvolvedor, sem assinar o serviço, você já ganha acesso a ferramentas de desenvolvedor Xcode, visualização do Apple Developer Forums e às versões beta de sistemas operacionais antes da liberação para o público.

Anteriormente, a mudança era tida como um erro ou acidente, mas aparentemente trata-se de uma mudança na política de distribuição da companhia. O beta público dos sistemas operacionais começa no mês que vem, enquanto as versões estáveis das plataformas saem a partir de setembro deste ano.

Como baixar o iOS 17 beta para desenvolvedores

Para fazer o download do iOS 17 na versão beta, é preciso apenas logar com o seu Apple ID na página da Apple para desenvolvedores e, caso essa seja a sua primeira vez no site, concordar com os termos de serviço.

Em seguida, vá em "Download resources" na parte inferior da página e escolha a plataforma desejada, selecionando também o seu dispositivo compatível.

O local para download das versões beta.O local para download das versões beta.Fonte:  Apple 

Outra opção para instalar a versão beta é diretamente dos "Ajustes" do sistema. No iPhone, basta seguir o caminho:

  • Abrir os "Ajustes" e selecionar a opção "Geral";
  • Selecionar "Atualização de Software";
  • Tocar na opção "Atualizações Beta";
  • Nessa página, selecione o software que deseja baixar — nesse caso, o iOS 17 Developer Beta.

O iOS 17 apresenta poucas mudanças de design em relação à versão anterior, mas adiciona uma série de melhorias em aplicativos já existentes — veja aqui a lista de novidades na plataforma.

Além do iOS 17, estão disponíveis atualizações beta do iPadOS 17macOS 14 (Sonoma), watchOS 10 e tvOS 17. Vale lembrar que essas versões não são instáveis e podem apresentar bugs e incompatibilidades, já que são destinadas para criação e teste de aplicativos e funções.

Fonte: Tecmundo.

iOS 17 vem piorar a troca de mensagens de grupo entre utilizadores do iPhone e do Android

 Apesar de todos os apelos e alertas da Google, a Apple parece não querer saber da comunicação dos utilizadores do iPhone com o mundo Android. O iOS 17 veio mostrar isso novamente, com muitas novidades a trazerem novos problemas para estas mensagens de grupo. 

iOS 17 iPhone Android mensagens Apple

Há novidades para as mensagens no iPhone

Há muito que a Google tem procurado mostrar à Apple a vantagem de adotar o protocolo RCS e todas as suas funcionalidades. A empresa parece preferir criar um ecossistema que está a alienar toda a concorrência, de tal forma que a deixa fora das funcionalidades que oferece.

Todos conhecem o famoso balão verde, que marca os utilizadores Android numa conversa com utilizadores do iPhone, quer seja direta, quer seja num grupo. Estes grupos até agora não recebiam qualquer uma das muitas funcionalidades únicas, como o editar mensagens, fotos de qualidade elevada e tópicos, com as mensagens a serem mostradas pela ordem que foram enviadas.


Mudanças no iOS 17 não chegam ao Android

Com o iOS 17 a Apple quer mudar isso, ainda que de uma forma que parece estar novamente a deixar os utilizadores do Android para trás. Esta nova versão permite que nas trocas de mensagens de grupo entre o iPhone e o Android muitos dos extras estejam acessíveis.

O problema é que estas apenas vão estar acessíveis para quem tem o balão azul, ou seja, um iPhone. Os restantes vão continuar a ver as mensagens não editadas, surgindo as alterações em novas. Também os tópicos vão ficar fora e surgem acima de tudo com as mensagens misturadas e difíceis de contextualizar.

iOS 17 iPhone Android mensagens Apple

Apple insiste em focar-se no seu ecossistema

É sem qualquer dúvida uma melhoria importante que a Apple traz no iOS 17 para o iPhone e para as suas mensagens. A única questão é que estas vão apenas servir os seus utilizadores e os seus dispositivos, trazendo ainda mais confusão para quem usar o Android.

A solução é conhecida e está bem identificada. Chama-se RSC e é o protocolo de mensagens que a Apple insiste em não adotar no iPhone e que novamente ficou fora do iOS 17. Rasta saber até quando irá manter esta posição, embora o próprio Tim Cook já tenha revelado não querer mudar.

Fonte: Pplware.

iOS 17: Descarregar e utilizar mapas offline com o novo Apple Mapas

 A Apple apresentou o iOS 17 e com ele chegam muitas novidades. Entre elas está a possibilidade do utilizador poder descarregar e utilizar mapas offline. O novo Apple Mapas aproxima-se cada vez mais do Google Maps e esta novidade é mais um passo nessa perseguição ao concorrente. Hoje mostramos como usar um mapa sem necessidade de ligação à internet.

A plataforma de Mapas da Apple melhorou muito na última década, mas uma área que sempre faltou foi o uso offline. O Google Maps e outros permitem que o utilizador descarregue mapas para ficarem disponíveis offline durante muito tempo. Agora, no novo iOS 17, a empresa de Cupertino vem colmatar esta lacuna.

O Apple Mapas permite descarregar uma região do mapa para armazenar no dispositivo para ser utilizada quando não existe uma ligação de internet ou o utilizador não permite gastar dados móveis.

Apple Mapas com mais recursos

Os mapas offline são úteis quando viaja para o estrangeiro, mas também em casa, ou dentro de edifícios quando há problemas de ligação à rede. Se viaja frequentemente através de pontos mortos de rede móvel, especialmente em zonas mais remotas e áreas suburbanas, ter mapas disponíveis offline é uma boa prática, para nunca deixar de saber onde está e para onde vai.

Com o Apple Maps no iOS 17, pode guardar uma região do mapa localmente no seu iPhone. Desde que se mantenha dentro dos limites do mapa descarregado, pode obter direções passo a passo totalmente offline; para conduzir, caminhar, andar de bicicleta, para o trânsito. Pode também deslocar e ampliar o mapa na aplicação Mapas, sem ter de esperar que o mapa carregue. Os mapas offline também incluem dados de PDI, como horários de funcionamento.

Outra boa novidade é que os mapas da Apple descarregados para o iPhone também estarão disponíveis no Apple Watch, quando o iPhone emparelhado estiver por perto. No entanto, o relógio não pode descarregar mapas diretamente.

Como descarregar um mapa offline no iOS 17

  1. Para descarregar um mapa, prima o seu avatar no painel e prima o novo botão Mapas offline.
  2. Selecione "Descarregar novo mapa".
  3. Procure a área que pretende transferir. O iOS sugere automaticamente a sua área de residência.
  4. Na pré-visualização, pode refinar os limites e a aplicação indica-lhe o espaço de armazenamento necessário para guardar o mapa.
  5. Prima o botão "Transferir" para confirmar e o mapa aparecerá na lista Transferidos.

Como é óbvio, quanto maior for a região, maior será o tamanho da transferência. Pode repetir o processo e descarregar o número de regiões diferentes que necessitar. O que também é bom é que os mapas offline não são uma imagem estática única; serão automaticamente atualizados com as últimas alterações, quando estiver disponível uma rede.

Por predefinição, os downloads são efetuados apenas através da rede Wi-Fi. Pode alterar a definição para descarregar também através do iPhone.

Modo apenas offline

Com um mapa descarregado, quando não houver uma rede disponível, o Apple Mapas utilizará o mapa descarregado, se aplicável à sua localização atual. Quando a internet está disponível, o Mapas procura sempre dados através da rede para inserir informações como o trânsito em tempo real.

No entanto, pode forçar a aplicação a utilizar apenas o conteúdo do mapa descarregado. Para tal, no mesmo painel de definições descrito acima, ative a opção "Usar apenas mapas offline".

Este é mais um passo para a Apple alcançar o seu concorrente que já não está longe. Aliás, em várias ferramentas está já melhor que o serviço da Google.

Fonte: Pplware.


Apple volta a copiar o Android! As novidades do iOS 17 que já se conhecem há anos

 Apresentado na WWDC deste ano, o iOS 17 rapidamente mostrou as suas novidades. Estas pareciam encaixar bem no iPhone, mas despertaram a atenção dos mais atentos. Muitas das novidades foram copiadas pela Apple à Google e ao Android e são já bem conhecidas há vários anos. Descubra quais são.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Não é anormal a Apple criar novidades para o iOS que são conhecidas no universo Android. Mesmo sendo sistemas distintos, acabam por querer dar o melhor aos utilizadores. Com o iOS 17 voltou a acontecer o cenário que já vimos noutros anos, com muitas novidades a não o serem para quem usa o Android.

Standby é um velho conhecido dos Pixel da Google

Uma das novidades apresentadas foi o Standby. Este novo modo surge quando o iPhone é colocado a carregar de forma horizontal. Aqui vai ser visto um relógio de dimensões maiores e os widgets presentes vão ajudar com muita informação adicional.

Esta suposta novidade é algo que já temos no Android há vários anos, em especial nos Pixel. Se os colocarmos na base de carregamento sem fio, mostrará um ecrã com imagens do Google Fotos, um reprodutor multimédia, controlos de automação caseira, acesso direto ao Google Assistant, entre outras.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Mapas Apple também já podem ser usados sem Internet

Outra novidade veio para os Mapas Apple e para a sua utilização em cenários mais complicados. Falamos de poder descarregar os mapas para as zonas que vamos visitar, libertando o iPhone do acesso à Internet e facilitando a vida aos utilizadores.

Quem acompanha o Android e os serviços Google sabe que a gigante das pesquisas suporta a capacidade de descarregar mapas desde 2012. Esse foi o ano em que o Apple Maps chegou ao iPhone. A forma como estas duas propostas funcionam em modo offline é muito similar.

Apagar palavras sugeridas no iOS 17? Isso não é nada de novo

O teclado do iOS foi também alvo de melhorias da Apple, com várias novidades. Uma das mais vistas é a possibilidade de corrigir texto das palavras apresentadas pela autocorreção. Bastará tocar nessa palavra para que a original seja trazida.

Se os utilizadores do iOS 17 vão agora conhecer este comportamento, a verdade é que no Android isso é algo padrão. O Google Board tem já há muitos anos esta novidade, mostrando como um teclado deve ser e revelando-o a todos.

Hey Siri ou apenas Siri? O melhor é apenas Google

Uma das novidades mais falada é a mudança da forma como a assistente da Apple é chamada. O conhecido Hey Siri foi reduzido e agora bastará usar a palavra Siri e dar uma série de comandos consecutivos e sem necessidade de repetir ou partir em partes.

Isso é extremamente útil, mas muito já passado no Android. O Ok Google desde 2010 que suporta que os utilizadores possam ter uma conversa com a assistente e que lhe forneçam muitas ordens sem quebra ou interrupção.

Apple iOS 17 Android novidades Google

Chamadas perdidas no FaceTime, como já fez no Android

Com o iOS 17, a Apple deu às chamadas do FaceTime alguns extras importantes. A mais falada é a possibilidade de podermos deixar uma mensagem nas chamadas que não nos atenderem, bem ao jeito de um atendedor automático.

Essa é uma função que já estava presente no extinto Google Duo desde 2018. Esta antiga app de videochamadas da Google permitia deixar mensagens de vídeo de 30 segundos caso alguém não atendesse uma videochamada.

Há muito mais Android no novo iOS 17 da Apple

Na verdade, estas são apenas a principais e mais visíveis funcionalidades do iOS 17 que os utilizadores Android já se habituaram a usar. Há muitos mais pormenores que depois vão ser descobertos e que têm claramente uma inspiração no sistema da Google.

Mesmo com esta proximidade e com estas funcionalidades que se repetem, o iOS 17 é mais um sistema de consolidação do que focado em novidades de peso. Estas existem, mas a Apple terá ainda muito para mostrar no campo da estabilidade e do desempenho.

Fonte: Pplware.