23 de set. de 2021

Apple lança iOS 12.5.5 com atualizações de segurança para iPhones e iPads antigos

 A Apple não deixa para trás equipamentos mais antigos abandonados à sua sorte. Apesar dos iPhones anteriores ao iPhone 6S não terem o sistema operativo mais recente, o iOS 15, a Apple mantém estes dispositivos com atualizações de segurança, dado que ainda existem milhões de iPhone nesta condição.

Assim, a Apple lançou agora iOS 12.5.5 para iPhones e iPads mais antigos com "atualizações de segurança importantes".

Imagem iPhone 5S com iOS 12.5.5

Depois de ter lançado o iOS 15 ao público em geral e o iOS 15.1 beta para programadores, a empresa de Cupertino lançou agora A Apple o iOS 12.5.5 para modelos mais antigos de iPhone e iPad hoje. A empresa diz que a atualização inclui melhorias e correções de segurança notáveis ​​e é recomendada para todos os utilizadores.

Segundo a empresa, esta atualização está disponível para o iPad Air, o iPad mini 2 e o iPad mini 3, bem como a 6.ª geração do iPod touch, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Todos estes dispositivos deixaram de ser compatíveis com o iOS 13, mas a Apple continuou a atualizá-los com importantes correções de segurança desde então.

A Apple já havia lançado o iOS 12.5.4 em junho com correções de segurança para vulnerabilidades do WebKit, entre outros problemas.

 

Então quais são as correções?

CoreGraphics

  • Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6.ª geração)
  • Impacto: O processamento de um PDF maliciosamente trabalhado pode levar à execução arbitrária de códigos. A Apple está ciente de um relatório de que esta questão pode ter sido ativamente explorada.
  • Descrição: Um excesso de número inteiro foi abordado com uma melhor validação de entrada.
  • CVE-2021-30860: The Citizen Lab

WebKit

  • Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6,ª geração)
  • Impacto: O processamento de conteúdo maliciosamente criado na web pode levar à execução arbitrária de códigos. A Apple está ciente de um relatório de que esta questão pode ter sido ativamente explorada.
  • Descrição: Uma utilização após problema livre foi abordada com uma melhor gestão da memória.
  • CVE-2021-30858: um investigador anónimo

XNU

  • Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6ª geração)
  • Impacto: Uma aplicação maliciosa pode ser capaz de executar código arbitrário com privilégios de kernel. A Apple está ciente de relatos de que existe uma exploração para esta questão na natureza.
  • Descrição: Uma questão de confusão de tipo foi abordada com um melhor tratamento estatal. CVE-2021-30869: Erye Hernandez do Google Threat Analysis Group, Clément Lecigne do Google Threat Analysis Group, e Ian Beer do Google Project Zero

Estas atualizações são muito importantes. Logo que as possa fazer, não hesite. Vá a Definições > Geral > Atualização de software. Depois fica com o seu gadget Apple atualizado e seguro.


Fonte: Pplware.

Como fazer uma instalação limpa do iOS 15 e iPadOS no seu iPhone ou iPad

 A Apple lançou no passado dia 20 o novo iOS 15 e iPadOS 15. Estes dois sistemas operativos, para iPhone e para iPad, respetivamente, trazem muitas novidades. No caso do iOS 15, que nos vamos focar, este engloba os dispositivos desde o iPhone 6S até ao mais recente iPhone 13. Serão milhões a fazer a atualização nestes dias. Praticamente todos fazem via OTA (over-te-air) e não fazem uma instalação limpa.

A ideia de fazer uma instalação limpa serve para "formatar" o dispositivo e instalar tudo de novo já atualizado. Algum "lixo" de instalações anteriores e atualizações de aplicações, será removido e há vantagens na autonomia dos dispositivos. É isso que vamos hoje mostrar como se faz.

Imagem iPhone X com instalação limpa do iOS 15

Podemos fazer de várias formas, recorrendo ao método DFU Mode, ou podemos ir por outro caminho, que eventualmente será o mais simples. Seja como for, vamos deixando algumas dicas com os passos para outros métodos que a Apple informa passo a passo como os executar.

 

iOS 15: Como fazer uma instalação limpa do iOS/iPadOS no iPhone ou iPad

Os passos quer para o iPhone, quer para o iPad são basicamente os mesmos, por isso o que vamos deixar aqui presente serve para ambos e para as versões que vierem a aparecer.

1.º passo

Em primeiro lugar vamos descarregar o IPSW do iOS 15 e iPadOS 15. Para isso vamos a este linkonde devemos selecionar o nosso dispositivo.

Em quando descarrega, é importante lembrar sempre que devemos fazer uma cópia se segurança do nosso dispositivo, ou para o iCloud, ou para o seu computador. Esta cópia pode ser feita para o Mac/PC, mas poderá ser feita para o iCloud, se o utilizador tiver espaço.

Ligue o seu iPhone ou iPad ao PC / Mac e siga as instruções:

  1. No Mac: Abra o Finder, aparecerá o seu iPhone na lateral direita, clique sobre o nome do iPhone e será aberto um menu idêntico à imagem em cima.
    1. No PC Windows: Abra o iTunes e procure o logótipo do iPhone no canto superior direito e toque em Sumário e o menu será aberto.
  2. Escolha a opção "Efetuar cópia de segurança neste Mac de todos os dados no iPhone.

      Esta cópia ficará disponível para quando instalar o sistema operativo limpo poder restaurar e ficar com o seu iPhone tal e qual como o tinha, em termos de conteúdo, mas com uma instalação limpa do iOS.

      2.º passo

      Cópia feita e IPSW descarregado, vamos à parte seguinte da instalação limpa do iOS 15.

      Antes de seguimos adiante, temos de ir desativar o serviço Encontrar, caso contrário, nunca vamos poder restaurar o nosso equipamento.

      Para isso vamos a DefiniçõesNome do utilizadorEncontrar e dentro deste menu desligar a opção Encontrar iPhone. Irá ser necessário colocar a password do seu Apple ID. Iremos receber a informação que o Encontrar foi desativado neste dispositivo.



      Feito isto, vamos ao passo seguinte que já nos irá permitir restaurar o equipamento.

      Ligue o seu iPhone ou iPad ao PC / Mac e siga estas indicações:

      1. No Mac: Abrimos o Finder, aparecerá o nosso iPhone na lateral direita, clicamos em cima do nome e será aberto um menu.
        1. No PC Windows: Abra o iTunes e procure o logótipo do iPhone no canto superior direito e toque em Sumário e o menu será aberto.
      2. No Mac, pressionamos então a tecla “option” (ou a tecla shift no PC) e selecionamos a função Restaurar iPhone, então o explorador de ficheiros será aberto e teremos de selecionar o IPSW que descarregamos anteriormente. Agora, o software começará a restaurar o dispositivo e reiniciará várias vezes. Não o podemos desligar durante o funcionamento.

        O processo irá descarregar o iOS 15, irá formatar o equipamento, instalar o sistema operativo, os drivers e irá deixar o iPhone pronto para que possamos ou ter um sistema totalmente limpo e começar "do zero".

        Ao iniciar após o restauro, irá ser necessário o Apple ID para que o iPhone ou iPad vá buscar ao iCloud tudo o que é seu, desde contactos, contas, fotografias, favoritos do Safari, Notas, e muito mais.

        Imagem iOS 15 instalação limpa

        Também pode voltar a ligar o iPhone ao seu computador e repor a cópia de segurança que havia feito anteriormente. Isso poderá poupar-lhe algum trabalho a voltar a ter certas informações que já havia "colecionado".

        Imagem do final da instalação limpa do iOS 15

         

        Em resumo...

        Este guia permite-nos ter um iPhone com instalação limpa do iOS 15 o que fará um smartphone ou tablet mais rápido e, eventualmente, com uma gestão da bateria melhorada. Fica a dica.

        Fonte: Pplware.




      Quantos dias tem de trabalhar para comprar um iPhone 13?

       A Apple lançou recentemente o novo iPhone 13. Como sabemos o novo smartphone da gigante da maçã está disponível em várias versões e os preços não são propriamente amigáveis. Há, inclusive, uma versão do iPhone 13 que custa 1859 euros.

      Para quem tem ideia/ambição para comprar a última versão do iPhone, saiba quantos dias tem de trabalhar.

      Imagem iPhone 13

      Nº de horas de trabalho para comprar o iPhone 13

      O site moneysupermarket apresentou recentemente um estudo onde mostra quantas horas é preciso trabalhar em cada um dos países para comprar um iPhone 13. Olhando para a seguinte imagem, ficamos a saber quem em Portugal para comprar um iPhone 13 (versão normal) é preciso trabalhar 195,1 horas (cerca de 8 dias).

      Para comprar um iPhone 13 mini os portugueses têm de trabalhar 174 horas. No caso da versão Pro, será necessário trabalhar 247,5. No caso da versão Pro Max, de 128 GB, os portugueses têm de trabalhar 268,5 horas.

      Portugal não é dos melhores nem dos piores países.

      Nas Filipinas é preciso trabalhar 775,3 horas (32 dias), na Índia 724,2 horas (30 dias) e no Brasil 690,5 horas (28 dias). Do outro lado da balança temos a Suíça, onde apenas é necessário trabalhar 34,3 horas (um dia e meio), no Luxemburgo 40 horas (quase dois dias) e nos Estados Unidos 49,5 horas.

      As opções do iPhone 13 são diversas e como tal, há também diferentes preços. O modelo mais barato do iPhone 13 custa em Portugal 829 euros. Trata-se do iPhone 13 mini com 128 GB de memória de armazenamento. De referir que este smartphone tem um ecrã de 5,4 polegadas. A versão com 256 GB de memória vai para os 949 euros e a versão com 512 GB custa 1.179 euros.

      Relativamente ao iPhone 13, que vem com um ecrã de 6,1 polegadas, o valor para a versão com 128 GB é de 929 euros. Caso o cliente pretenda um com 256 GB de capacidade terá de pagar 1.049 euros. Se for com 512 GB, o valor sobe para 1.279 euros.

      Relativamente às versões PRO e PRO MAX podem ver aqui os preços.

      Fonte: Pplware.

      iOS 15: Números de instalações estão muito abaixo do que tinha a versão anterior

       Apresentado na passada segunda-feira, o iOS 15 vem reforçar todo o empenho da Apple em trazer novidades para os seus smartphones. Já com um foco grande na segurança garantido na versão anterior, é agora hora de trazer novas funcionalidades.

      Esperava-se que, tal como aconteceu na versão anterior, a adoção fosse elevada e que rapidamente fossem conseguidos grandes números. Os dados recolhidos mostram que afinal a adoção do iOS 15 está a ser bem mais lenta que a versão anterior.

      iOS 15 instalações números iPhone iOS 14

      Um iOS 15 que traz muitas novidades ao iPhone

      A forma como os utilizadores do iPhone recebem as novas versões do iOS é sempre muito interessante. Estas são rapidamente instaladas, com vista a serem conhecidas as novidades e o que a Apple preparou para os utilizadores nas várias áreas e também nas várias apps.

      O facto de ser uma versão que fica rapidamente acessível a todos, independente do modelo do iPhone, ajuda a que este ritmo seja ainda mais elevado. Por outro lado, a confiança que existe no software da Apple é também um catalisador.

      Números de instalação muito abaixo que os do iOS 14

      Com estes fatores a estarem presentes também agora, seria esperado que a adoção do iOS 15 continuasse este cenário. A verdade é que os dados disponíveis mostram o oposto, com números muito mais baixos. 

      iOS 15 instalações números iPhone iOS 14

      Como a imagem acima mostra, a taxa de instalação do iOS 15 situa-se atualmente nos 9%, valor que certamente irá crescer de forma sustentada. A questão que existe é que esse valor corresponde a quase metade do que o iOS 14 tinha no período homologo.

      Fatores que podem justificar o abrandar das instalações

      A versão anterior do iOS atingiu rapidamente números elevados, o que acaba agora por ofuscar os do iOS 15. No ano passado, e no com o mesmo número de dias passados, o iOS 14 tinha já 14,5% de quota de instalação no iPhone.

      Há alguns fatores que aqui podem contar. A experiência para quem instalou de imediato o iOS 14 não foi a mais positiva, o que coloca aqui um travão. Por outro lado, a garantia de atualizaçõesque esse mesmo sistema terá, pode estar a abrandar a adoção do iOS 15 no iPhone.

      Fonte: Pplware.