12 de fev. de 2023

É possível vigiar um carro roubado com um AirTag?

 Os AirTags são um excelente investimento para seguir objetos e descobrir "coisas" quando estas estão perdidas ou roubadas. Há quem não viaje sem estes localizadores nas malas e há quem tenha usado um AirTag para monitorizar o seu carro que foi roubado. Infelizmente, na perseguição policial o carro foi destruído!

Imagem AirTag no carro

Se há produto que vale o seu dinheiro, esse é o AirTag. Podemos prender a etiquetas de localização da Apple às chaves, aos comandos lá de casa, à bagagem, no computador, na bicicleta e até no carro. Claro, apesar de muitas pessoas o fazerem, não é de todo uma boa prática colocar na coleira do cão ou do gato.

Fora isso, usar os AirTags para manter tudo debaixo de olho é cada vez mais simples, aliás, atualmente podemos usar essa tecnologia da Apple, a Rede Find My (Encontrar) para ter até a carteira sempre rastreável.

Polícia usa a localização do AirTag para perseguir ladrões

Depois do roubo ter sido participado às autoridades, a polícia rapidamente localizou um carro roubado através do AirTag do proprietário que estava dentro da viatura. Contudo, os ladrões tiveram um acidente durante uma perseguição em alta velocidade.

Bom, se em muitos casos o localizador ajuda a recuperar o bem roubado ou perdido, neste caso, que se passou na cidade de Cary, na Carolina do Norte... o resultado foi um carro destruído.

De acordo com a estação de televisão local WRAL News, três ladrões juvenis levaram o Toyota Camry da família de Muhammad. Mais tarde, descobriu-se que as imagens deles a assaltar e a lavar o carro ficaram gravadas na câmara da campainha de um vizinho, mas no início os Muhammads não faziam ideia de que tinha ficado sem o carro.

Acordámos, olhei para fora e perguntei à minha mulher: "Ei, sabe que o seu carro já não está na entrada?".

Disse Antar Muhammad ao WRAL.

Sente-se violado ao saber que algo que é seu e alguém o levou.

Disse Leslie Muhammad.

No entanto, Antar Muhammad referiu que agora coloca rotineiramente AirTags em tudo, do carro até às suas bagagens. Com este dispositivo no carro, Antar Muhammad mostrou aos agentes a sua aplicação Encontrar (Find My) no iPhone onde indicava a localização precisa do carro roubado.

Imagem da app Find My (Encontrar) com os haveres da família

O carro estava a ser retido a 20 km de distância na cidade de Durham, e os departamentos de polícia de ambas as cidades colaboraram na detenção.

No entanto, quando os agentes da polícia de Durham se aproximaram do carro roubado, os ladrões fugiram a toda a velocidade. Os larápios quase bateram num carro patrulha da polícia, e pouco depois bateram com o carro na avenida Martin Luther King Jr.

Os três ladrões foram presos no local, e as armas encontradas no carro foram levadas pela polícia. O próprio carro foi rebocado.

No saldo desta história está um carro destruído, os donos pelo menos ficaram satisfeitos pela polícia ter prendido os 3 bandidos.

Fonte: Pplware.

Como será o iOS 17? Não sabemos, mas há um vídeo que lança umas ideias…

 Estamos a poucos meses da apresentação do iOs 17. Se a Apple não mudar as regras do jogo, o novo conjunto de sistemas operativos deverá ser lançado em junho, no evento WWDC2023. E o que virá de novo? Vamos ver um vídeo de conceito para podermos perceber que há margem para a Apple melhorar alguns aspetos do iOS.

Ilustração iOS 17

Ainda estamos a meses do lançamento do sistema operativo iOS 17 em junho, mas sabemos uma quantidade limitada de informações sobre a atualização porque a Apple já trabalha no software.

Aliás, jádecalcamos muitos dos rumores e eventuais fugas de informação onde se destaca o empenho nas tecnologias de realidade mista. Sobretudo estará evidente a aposta nos óculos de RA/RV que, dizem, estão a caucionar uma série de recurso das equipas de programadores da empresa de Cupertino.

Também já existem "prognósticos" sobre os equipamentos que serão suportados pela nova versão do iOS:

  • iPhone 14 Pro Max;
  • iPhone 14 Pro;
  • iPhone 14 Plus;
  • iPhone 14;
  • iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 13 Pro;
  • iPhone 13;
  • iPhone 13 mini;
  • iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12;
  • iPhone 12 mini;
  • iPhone SE (2020);
  • iPhone 11 Pro Max;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 11;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XS;
  • iPhone XR;
  • iPhone X.

Atenção, estas são apenas indicações com base numa previsão, até porque não há qualquer informação oficial.

 

E que mais novidades poderão aparecer no iOS 17?

Há sempre margem de manobra e a Apple, a cada nova versão, introduz algo novo que depois vai amadurecendo e afinando até se tornar numa ferramenta nativa e insubstituível, como o fez, por exemplo, com a app Meteorologia, entre outras.

OS widgets são outro alvo que deverá ser visado pelas melhorias de design e usabilidade, podendo expandir a ação deste grupo de atalhos. Mas há mais. Um vídeo de conceito, produzido por Kevin Kall, passa ao de leve nalguns pontos que mereciam uma evolução:

Claro, não há dúvidas, até pelo muito que se introduziu nestas últimas versões do iOS, que o iOS 17 será o iOS mais ambicioso de sempre. 

Conforme podemos ver no vídeo, poderá agora trazer mais à personalização do ecrã de bloqueio, acrescentar uma ferramenta que é trunfo para muitos utilizadores Android (os que usam), falamos do ecrã dividido no iPhone, notificações redefinidas, modo Pro na Câmara, widgets interativos para além de melhor desempenho, estabilidade e duração da bateria.

Esperamos que a Apple lance o iOS 17 aos programadores na Conferência Mundial de Programadores (WWDC), em junho. Será provavelmente enviado a todos os utilizadores juntamente com o iPhone 15 em setembro.

Fonte: Pplware.

Apple pode adicionar um chip de autenticação à porta USB-C do iPhone 15

 Depois da Apple ser obrigada a mudar a sua porta no iPhone, a empresa já tem o seu chip pronto para autenticar a nova interface. Nada de cabos “martelados”!

iPhone 15 não aceitará cabos “martelados”

A Apple pode estar prestes a adicionar o seu próprio chip de autenticação personalizado à porta USB-C no iPhone 15 e iPhone 15 Pro, de acordo com um novo relatório.

A Apple está pronta para mudar de Lightning para USB-C com o lançamento da linha iPhone 15 e novas informações referem que a empresa de Cupertino tem a sua tecnologia para permitir que o dispositivo autentique a autenticidade dos cabos de carregamento.

A Apple já faz algo semelhante com o Lightning e o programa MFi (Made-For-iPhone) — um programa que permite cobrar uma taxa de licenciamento pelo chip que precisa estar nos cabos para que eles funcionem corretamente.

USB-C Brasil Anatel iPhone União Europeia

 

Segurança USB-C do novo smartphone estará pronta

Segundo uma partilha com base numa fonte Weibo afirma que o circuito integrado (chip) necessário para a autenticação já faz parte dos planos da Apple.

Interfaces de circuitos integrados (IC) são chips semicondutores usados para gerir a partilha de informações entre dispositivos. Desde a sua introdução em 2012, as portas e interfaces Lightning de marca própria e com certificação MFi contêm um pequeno IC que confirma a autenticidade das peças envolvidas na ligação. Cabos de carregamento de terceiros não certificados pela MFi, por exemplo, não apresentam este chip, muitas vezes levam a avisos de "Este acessório não é suportado" em dispositivos Apple”.

A Apple já vende dispositivos com interface USB-C. Contudo, nenhum deles tem este chip dentro. É possível que o hardware futuro siga o iPhone e o inclua, mas resta saber que impacto poderá ter em termos de se os cabos USB-C normais também funcionarão - mesmo com uma capacidade reduzida.

Este é mais um indício forte que o próximo iPhone já cumpre as exigências da União Europeia no que toca à porta de comunicação uniformizado.

Fonte: Pplware.