22 de jan. de 2023

Apple assegura patente de ecrã resistente a quebras

 A Apple parece ainda estar a desenvolver a sua própria tecnologia dos ecrãs dobráveis. É verdade que já passou muito tempo desde que os smartphones dobráveis fizeram a sua estreia e há quem diga que serão o novo sucesso do segmento móvel. Contudo, apesar da Samsung picar a empresa de Cupertino, esta vai de patente em patente, melhorando o que poderá ser o seu iPhone dobrável.

A falta de impacto dos dobráveis está, sem dúvida, na durabilidade do ecrã e nos componentes de desgaste na dobradiça. Sobretudo o ecrã, claro, que é o mais importante. E é onde a Apple parece estar a apostar mais.

Ilustração de iPhone dobrável

Apple trabalha para um iPhone dobrável com qualidade

Uma das maiores armadilhas com que a empresa Cupertino parece preocupar-se, é a durabilidade. Isto é amplamente compreensível - afinal de contas, os produtos dobráveis são notoriamente frágeis. Recentemente, a empresa obteve uma patente (№US-20230011092-A1) para um visor dobrável resistente a fissuras que poderia eventualmente chegar a uma série de dispositivos Apple.

Esta informação foi apresentada pela primeira vez pela Patently Apple, num artigo dedicado.

Imagem Samsung Galaxy Fold mais iPhone 13 Pro Max

A tecnologia poderia abordar uma das principais preocupações que os utilizadores enfrentam hoje em dia quando se trata de dispositivos dobráveis e, por extensão, potencialmente persuadir mais compradores a experimentar o novo conceito de evolução.

É de notar que esta não é a primeira tentativa da Apple de aumentar a durabilidade da tecnologia dobrável.

Apple patenteou ecrã que se auto-repara

Em 2022, a Apple obteve uma patente para um visor com auto-reparação que teoricamente poderia recuperar de pequenos arranhões, um problema ao qual os produtos dobráveis dos tempos modernos são particularmente propensos. Embora muitos pensem que um iPhone dobrável permanece no reino da imaginação, não temos tanta certeza.

Atualmente, os relatórios apontam para um possível iPad dobrável que poderia permitir à Apple experimentar a tecnologia e aperfeiçoá-la. Tendo em conta que o iPad é um produto relativamente menos importante na carteira da empresa Cupertino, este parece ser um cenário plausível.

As dobradiças de primeira geração são um assunto complicado (como a Samsung sabe muito bem) e um iPad dobrável poderia dar à Apple a oportunidade de evitar erros muito mais prejudiciais neste caminho.

Dado que cada vez mais empresas estão a entrar neste novo mercado - com o Google Pixel Foldesperado este ano - parece que um iPad dobrável da Apple pode não estar assim tão longe.

Fonte: Pplware.