14 de jan. de 2022

iPhone SE 3 com visual de XR: o que esperar do celular 'baratinho'


 Depois do lançamento do iPhone 13, no final do ano passado, os olhos dos fãs da Apple estão voltados para o iPhone SE de 3ª geração, esperado como o próximo smartphone. O aparelho de entrada da gigante de tecnologia tem gerado bastante expectativa principalmente por causa do preço.

A previsão de analistas de mercado é que o modelo seja lançado por cerca de US$ 399 (cerca de R$ 2,2 mil na cotação atual) no mercado internacional, o que é considerado um valor competitivo se tratando de um produto da Apple.

Além do custo, o TecMundo listou outras características que são especuladas para o iPhone SE 3. Confira, a seguir, o que esperar do novo celular da Apple.

Design

Como a Apple costuma esconder muito bem as informações sobre seus produtos, o visual do iPhone SE 3 é um dos maiores mistérios até agora. Contudo, insiders e produtores de conteúdo já apontaram possibilidades em relação ao formato do aparelho.

Uma das informações citadas mais de uma vez é que o produto deve ter semelhanças com o iPhone XR. O site chinês MyDrivers, por exemplo, informou que o novo celular terá um formato redesenhado do XR.

O site Ten Tech Review também publicou, nesta sexta-feira (14), imagens de renders que sugerem o mesmo detalhe. A página informa que o aparelho pode ter molduras simétricas, com um notch na parte superior da tela. Do outro lado, o produto não deve ter o especulado Touch ID. Confira, a seguir, os renders.

“As dimensões permanecem exatamente as mesmas do modelo anterior, 138,4 mm x 67,3 mm x 7,3 mm (8,2 mm com o módulo da câmera), porém se dermos uma olhada na parte frontal, notamos a mudança de design aqui. A tela medirá 131,3 mm x 60,2 mm, ou seja, tela de 5,69 polegadas, com base em nossos cálculos”, diz o site.

Câmera

Em relação às câmeras, há ideias diferentes. O Ten Tech Review diz que, de acordo com os renders publicados nesta semana, a câmera frontal estará em um notch em formato retangular com as pontas arredondadas. Já um projeto do ConceptsiPhone indica que a parte da frente do aparelho não terá nenhum entalhe.

Na parte traseira, o Ten Tech Review afirma que o aparelho deve ter uma câmera de lente única e uma luz de flash ao lado, bem simplificado e sem uma grande saliência. O trabalho do ConceptsiPhone sugere também uma única lente na traseira, mas um módulo maior em formato arredondado.

Hardware e conectividade

Os rumores sobre o iPhone 3 SE também são diferentes em relação ao hardware. Enquanto há fontes que apostam no processador A14 Bionic, o mesmo do iPhone 12, outros disseram que o aparelho estará equipado com o atual A15 Bionic, que está no iPhone 13.

A essa altura, o que muita gente que cobre a indústria de tecnologia concorda é que o celular terá tecnologia 5G com velocidade ultrarrápida. O analista Ming-Chi Kuo chegou a dizer que o iPhone SE 3 será, muito possivelmente, o smartphone com 5G mais barato da Maçã.

iPhone 13
iPhone 13 possui o chip A15 Bionic

Lançamento

O lançamento do iPhone SE de 3ª geração pode ser realizado ainda no começo de 2022. Fontes diferentes, como o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, já informaram que o aparelho não deve ser apresentado muito depois de abril.

Até lá, a expectativa é que a Apple faça uma apresentação online mostrando o celular com todos os seus detalhes oficiais e a data que ele deve chegar às lojas.

Fonte: Tecmundo.







O iOS 15 já está instalado em 72% dos modelos do iPhone lançados nos últimos quatro anos

 Lançado em Setembro do ano passado, o iOS 15 prometeu muito, ainda que muitas das suas funcionalidades não chegaram de imediato aos utilizadores. A sua adesão não estava a ser massiva, ao contrário de outras versões, mas os números parecem estar a ajustar-se.

Os mais recentes valores foram agora apresentados pela Apple, mostrando a adesão em vários níveis. O mais expressivo mostra que o iOS 15 já está instalado em 72% dos modelos do iPhone lançados nos últimos quatro anos.

iOS 15 iPhone Apple instalado iPad

A adesão do iOS 15 nos modelos do iPhone

O ‌iOS 15‌ é o mais recente sistema operativo da Apple no que toca ao iPhone. Esta versão tem crescido e ganho novidades e agora a Apple revelou que está já instalado em 72% de todos os iPhones lançados nos últimos quatro anos. Mostrou ainda que 26% dos dispositivos continuam a usar o iOS 14 e 2% correm uma versão anterior do iOS.

A Apple mostrou ainda dados mais alargados e olha também aos modelos mais antigos. Ao contar também os modelos do iPhone lançados há mais de quatro anos, 63% deles correm agora o iOS 15‌, 30% usam o iOS 14 e 7% têm presente uma versão anterior do iOS.

iOS 15 iPhone Apple instalado iPad

Como é o que está instalado do iPad?

No que toca ao iPhone, os números de instalação são bem menores. Os dados da Apple mostram que 57% de todos os iPads lançados nos últimos quatro anos estão a usar o iPadOS 15, enquanto 39% continuam a usar o iPadOS 14. Por fim, 4% têm instalada uma versão anterior do iPadOS.

No caso da lista de todos os iPads, incluindo os lançados há mais de quatro anos, 49% dos dispositivos estão já a usar o ‌iPadOS 15‌, 37% estão com o iPadOS 14 instalado e 14% estão ainda numa versão anterior do iPadOS.

iOS 15 iPhone Apple instalado iPad

Estes números não podem agradar à Apple

A Apple divide os números de instalação do iOS em grupos separados porque ainda existem dispositivos que não podem executar ‌o iOS 15‌ ou ‌o iPadOS 15‌. Ainda assim, e só com os dispositivos lançados nos últimos quatro anos, os números do iOS 15‌ fica atrás das versões anteriores.

No caso do iOS 14, por exemplo, este estava instalado em 81% dos modelos do iPhone lançados nos últimos quatro anos em dezembro de 2020. Mesmo o iOS 13, outra versão com uma adesão lenta, foi instalada em 77% dos dispositivos até o final de janeiro de 2020.


Fonte: Pplware.