18 de nov. de 2021

O iOS 15.2 já não irá desativar o Face ID do iPhone 13 quando os ecrãs forem substituídos

 Foi uma das medidas polémicas que a Apple tentou introduzir este ano com o novo iPhone 13. Depois do equipamento ter chegado ao mercado, descobriu-se que, se o ecrã do iPhone 13 fosse trocado fora dos canais oficiais, o Face ID deixava de funcionar. Mais tarde percebeu-se qual o chip que controlava esta verificação e apareceu de imediato um “truque” para trocar o ecrã e não perder a verificação facial. A Apple parece ter dado um passo atrás com o iOS 15.2.

De acordo com um novo relatório, o iOS 15.2 garante que substituir o ecrã do iPhone 13 não desativa o Face ID.

Imagem iPhone 13 Pro Max com Face ID e ecrã original

iOS 15.2 acaba com a desativação do Face ID em ecrãs substituídos

Para quem não está a par, os dispositivos iPhone 13 agora têm um microcontrolador ligado aos seus ecrãs. Assim, substituir um ecrã significava que o microcontrolador precisava ser reprogramado ou transplantado, nenhum dos processos sendo fácil e o anterior impossível se as oficinas não fossem oficialmente afiliadas à Apple.

Nesse sentido, se nada fosse feito, o ecrã iria funcionar, mas o Face ID não. Contudo, a partir do iOS 15.2, tudo isto vai mudar.

Como é mostrado num vídeo da loja de reparações iCorrect, o iOS 15.2 beta não desativa Face ID quando o utilizador substitui o ecrã do iPhone 13 com outro sem mover o microcontrolador do telefone original para o outro.

Como o iFixit explicou recentemente, esta restrição torna as reparações do iPhone mais difíceis para lojas independentes. Felizmente, os utilizadores que optarem por não levar o seu iPhone 13 à Apple ou a um centro de reparação autorizado já não terão mais problemas com o Face ID.

Esta notícia chega no momento em que a Apple também anuncia um novo programa Self Service Repair, que permite que as pessoas encomendem peças e ferramentas para que possam fazer as reparações em casa. O programa, que começa com os dispositivos iPhone 13 e iPhone 12, começará no próximo ano.

Esta última mudança do iOS 15.2 é presumivelmente em parte projetada para ajudar a facilitar as trocas do ecrã frontal.

Fonte: Pplware.


Quer reparar o seu iPhone? Apple vai autorizar e venderá as peças que irá precisar

 Uma das grandes lutas que tem havido com a Apple é o direito que muitos consumidores querem para reparar os seus equipamentos. Não querem recorrer aos serviços da empresa e preferem optar por outras opções, o que tem sido negado.

A Apple tem recusado esta opção, apresentado sempre argumentos que reforçam a necessidade deste controlo. Agora, e numa decisão que ninguém esperava, a empresa de Cupertino resolveu inverter esta decisão e vai autorizar a reparação e vender as peças necessárias.

Apple reparação iPhone peças utilizadores

O direito a reparar está garantido

O direito a reparar é algo que há muito os clientes da Apple reclamam. A empresa tem colocado sérias restrições a esta possibilidade e até imposto bloqueio dentro do próprio software do iOS para que estas reparações não sejam possíveis.

A gigante de Cupertino mudou agora a sua opinião e resolveu abrir a reparação a qualquer pessoa, com o programa Self Service Repair. Irá começar no início do próximo ano e limitará por agora ao iPhone 12 e 13, alargando depois aos Mac com SoC M1. É também limitado para já os EUA e será alargado a outros mercados em breve.

Apple reparação iPhone peças utilizadores

A Apple fornece as peças e os manuais

O modelo a ser seguido está já definido pela Apple e irá permitir que os utilizadores comprem as peças e as ferramentas que necessitam para as reparações do iPhone. A empresa irá também fornecer aos utilizadores os manuais para apoiar nessa reparação.

No caso do iPhone, e do que a Apple revelou, a substituição de peças será alargada. Os utilizadores vão poder trocar o ecrã, a bateria e as câmaras, sendo por agora as peças fornecidas pela Apple e com outras opções a serem apresentadas mais tarde.

Apple reparação iPhone peças utilizadores

Utilizadores podem começar pelo iPhone

No comunicado da Apple é revelado que a empresa irá comprar as peças usadas do iPhone que sejam enviadas para reciclagem. O que não fica claro é como será tratado o processo de garantia, uma vez que a reparação será efetuada por reparadores não autorizados.

A Apple refere que estas reparações devem ser realizadas por quem tem alguma experiência, ficando os centros de reparação oficiais para os restantes. Este é sem qualquer dúvida um passo importante para os utilizadores e uma abertura única da marca que até agora se recusava a aceitar esta reparação feita por particulares.

Fonte: Pplware.