18 de mai. de 2023

iPhone irá conseguir imitar a sua voz com apenas 15 minutos de treino

 O iOS 17 já mexe, será apresentado dentro de algumas semanas e a Apple começou a levantar o véu das novidades para o iPhone. Assim, num comunicado, a empresa de Cupertino apresentou um conjunto de novas funcionalidades concebidas para acessibilidade cognitiva, visual, auditiva e de mobilidade.

Acessibilidade para pessoas que perderam a faculdade de falar

Do que foi já anunciado, as novidades incluem um novo recurso de voz pessoal para pessoas que podem perder a sua capacidade de falar, permitindo-lhes criar "uma voz sintetizada que soa como eles" para conversar com amigos ou familiares.

De acordo com a Apple, os utilizadores podem criar uma Voz Pessoal (Personal Voice) lendo um conjunto de instruções de texto em voz alta, num total de 15 minutos de áudio no iPhone ou iPad. Uma vez que a funcionalidade se integra com o Live Speech, os utilizadores podem escrever o que querem dizer e fazer com que a sua Voz Pessoal o leia para quem quiserem falar.

Ilustração de mais funcionalidades de Acessibilidade nos dispositivos Apple

A Apple afirma que a funcionalidade utiliza "a aprendizagem automática no dispositivo para manter a informação dos utilizadores privada e segura".

Além disso, a Apple está a introduzir versões simplificadas das suas principais aplicações como parte de uma funcionalidade chamada Assistive Access, destinada a apoiar os utilizadores com deficiências cognitivas. A funcionalidade foi concebida para "refinar aplicações e experiências até às suas funcionalidades essenciais, de forma a aliviar a carga cognitiva".

Isto inclui uma versão combinada do Telefone e do FaceTime, bem como versões modificadas das aplicações Mensagens, Câmara, Fotografias e Música que incluem botões de alto contraste, etiquetas de texto grandes e ferramentas de acessibilidade adicionais.

Mais recursos que virão no iOS 17

Conforme foi detetado, numa versão beta do iOS 16.2, a Apple começou a trabalhar num "modo de acessibilidade personalizado". Contudo, este recurso ainda não foi lançado. A empresa referiu que estes e outros recursos chegarão "ainda este ano", o que sugere que eles podem fazer parte do iOS 17.

Há também um novo modo de deteção na Lupa para ajudar os utilizadores cegos ou com baixa visão, que foi concebido para ajudar os utilizadores a interagir com objetos físicos com numerosas etiquetas de texto. Por exemplo, a Apple diz que um utilizador pode apontar a câmara do seu dispositivo para uma etiqueta, ou para um teclado de um eletrodoméstico que o iPhone ou iPad lerá em voz alta à medida que o utilizador move o dedo por cada número, ou definição no aparelho.

Esta funcionalidade tira proveito da alta definição da câmara e recorre ao scanner LiDAR.

A Apple destacou uma série de outras funcionalidades que também vão chegar ao Mac, incluindo uma forma de os utilizadores surdos ou com dificuldades auditivas emparelharem os dispositivos auditivos Made for iPhone a funcionar com um Mac. A empresa também está a adicionar uma forma mais fácil de ajustar o tamanho do texto no Finder, Mensagens, Mail, Calendário e Notas no Mac.

Os utilizadores poderão ainda pausar as imagens GIF no Safari e nas Mensagens, personalizar a velocidade a que a Siri fala com eles e utilizar o Controlo por voz para obter sugestões fonéticas ao editar texto. Tudo isto se baseia nas funcionalidades de acessibilidade existentes da Apple para o Mac e iPhone, que incluem legendas em direto, um leitor de ecrã VoiceOver, deteção de portas e muito mais.

Fonte: Pplware.

A Apple também apaga contas inativas do iCloud, até mais rápido que a Google

 A decisão da Google eliminar as contas inativas tem despertado o interesse dos utilizadores. Esta é uma medida impopular, mas na verdade há quem tenha políticas mais agressivas. Falamos da Apple e das contas do iCloud, que podem até ser apagadas mais rápido do que as da Google.

Apple iCloud Google conta inativa

A Apple faz o mesmo que a Google apresentou

Com uma ideia bem definida, a Google quer limitar a existência de contas nos seus serviços que não são usadas. Estas vão passar a ser eliminadas caso deixem de ter acessos, tendo apenas garantida uma janela de tempo máxima de 2 anos. Isso, naturalmente que está a ser mal recebido.

Mas todos os que ficam chocados com esta mudança, devem olhar também para a concorrência e para as suas práticas. O exemplo mais claro vem da Apple e do iCloud, onde as regras são, na verdade, muito mais restritas e limitadas para os utilizadores.

Do que descreve, a Apple tem como limite para as contas do iCloud o período de 1 ano. Ao fim deste tempo de inatividade, o utilizador perde acesso aos seus serviços e até aos seus conteúdos ali presentes. A Apple também pode interromper se existir uma descontinuação geral do Serviço ou de qualquer parte dele.

Apple iCloud Google conta inativa

Qualquer conta inativa por 1 ano vai ser apagada

Outra diferença grande entre a política da Apple e a da Google, no campo das contas e a sua gestão/eliminação, vem dos alertas que vão ser emitidos. A gigante das pesquisas garante no iCloud que enviará vários, a longo do tempo, para alertar. Já a Apple, apenas enviará um email 30 dias antes da conta ser apagada.

A Apple explica que as contas encerradas podem perder o acesso aos serviços ou a parte deles. Isso inclui, entre outros, a Conta, o ID Apple, a conta de e-mail e os seus conteúdos. Além disso, e após um período, a Apple excluirá as informações e dados armazenados na conta iCloud.

Seja em que serviço for, tanto da Apple ou da Google, o ideal é visitar qualquer conta de forma periódica e recorrente. Só assim mantém o acesso refrescado e não corre o risco de estas serem apagadas e os seus conteúdos eliminados, perdendo-se para sempre.

Fonte: Pplware.

Como controlar outro iPhone ou iPad utilizando o iPhone ou o Apple Watch

 O iOS é um sistema operativo muito poderoso e completo. Além das opções "mais visíveis", a Apple acrescentou uma área fenomenal, chama-se Acessibilidade e permite um sem número de operações que podem facilitar a vida a qualquer utilizador. Hoje mostramos uma opção muito interessante que permite usar um iPhone ou Apple Watch para controlar remotamente outro iPhone ou mesmo um iPad.

Imagem do Apple Watch a controlar um iPad e iPhone com opção da Acessibilidade

Controlar remotamente um iPhone ou iPad

Muitas pessoas desconhecem o poder do iOS e dizem que preferem outro SO porque o da Apple não tem isto ou aquilo. Mas é pura falta de conhecimento. Tem muitas opções com abordagens diferentes do Android, por exemplo, mas nem por isso é de menor serventia, bem pelo contrário. No entanto, o módulo de Acessibilidade do iOS é muito completo e não tem paralelo noutros sistemas.

Hoje a nossa dica mostra como podemos usar uma opção da Acessibilidade para, com um iPhone ou Apple Watch, controlar algumas funcionalidades do iPad ou de outro iPhone.

Controlar aparelhos por perto

Através do comando Definições > Acessibilidade > [Motricidade] Controlar aparelhos por perto > [clicar em Controlar aparelhos por perto] Escolher aparelho da lista, podemos controlar o dispositivo escolhido para fazer algumas operações.

Comandos permitidos:

  • Geral
    • Ecrã principal
    • Seletor de aplicações
    • Central de notificações
    • Central de controlo
    • Siri
  • Multimédia
    • Reproduzir/pausas
    • Faixa anterior
    • Faixa seguinte
    • Aumentar volume
    • Diminuir volume

Requisitos:

O iPhone ou Apple Watch de controlo e o dispositivo que vai ser controlado (como o iPad) têm de utilizar o mesmo Apple ID. Além disso, o Wi-Fi e o Bluetooth têm de estar ativados em ambos os dispositivos.

Nota: não é possível ainda controlar o iPhone com o iPad nem o Mac com o iPhone ou Apple Watch.

 

Controlar o iPhone ou iPad com o Apple Watch

Tal como pode controlar o seu dispositivo iOS ou iPadOS com o iPhone, também pode efetuar estas ações com o Apple Watch. Pode utilizar o relógio para controlar o iPhone principal com o qual está emparelhado ou quaisquer outros dispositivos próximos que cumpram os requisitos acima referidos.

Siga estes passos para controlar o iPhone ou iPad utilizando o Apple Watch:

  1. Prima a Coroa digital no Apple Watch e abra a aplicação Definições.
  2. Desloque-se para baixo e toque em Acessibilidade.
  3. Desloque-se para baixo até ao grupo Motricidade e toque em Controlar aparelhos por perto.
  4. O iPhone e o iPad mais próximos devem aparecer como potenciais dispositivos. Toque no dispositivo que pretende controlar.
  5. Utilize os botões aqui para aceder à página inicial, entrar no seletor de aplicações, abrir a Central de notificações, iniciar o Central de controlo e ativar a Siri. Toque no botão Opções para controlar a multimédia e definir gestos com as mãos.

Sugestão: também pode controlar o Apple Watch com o iPhone. Pode fazê-lo no Apple Watch Series 6 ou posterior, acedendo a Definições do iPhone > Acessibilidade > Projeção do Apple Watch.

 

Acesso rápido ao ecrã Controlar aparelhos nas proximidades

Atualmente, tem de dar quatro toques (Definições > Acessibilidade > Controlar aparelhos por perto > Controlar aparelhos por perto para ver os dispositivos próximos). Mas pode tornar as coisas mais rápidas utilizando estas duas opções.

  • Toque na parte de trás: Definições > Acessibilidade > Toque na parte de trás > Duplo toque e definir aqui a opção Controlar aparelhos por perto. Agora, dê dois toques atrás do iPhone, sobre o logo da maçã.
  • Atalhos de acessibilidade: Definições > Acessibilidade > Atalho de acessibilidade e marque Controlar aparelhos por perto. Depois disso, ao pressionar três vezes o botão Lateral, ele abrirá automaticamente o ecrã Dispositivos por perto ou o ecrã de controlos do seu iPhone.

 

Mantenha os dispositivos por perto

Para fazer este tipo de ações os equipamentos têm de estar perto. Por 'perto', queremos dizer o alcance do Bluetooth, que é de aproximadamente 10 metros. Se estiverem todos dentro da mesma rede WiFi também poderá ajudar, apesar de que conseguimos usar com dispositivos em redes diferentes (dentro do mesmo router).

Fonte: Pplware.