3 de fev. de 2023

Apple: Recorde nos serviços não compensou a quebra das vendas no último trimestre de 2022

 Depois de muitos trimestres ao longo dos anos a crescer e a bater recordes, a Apple parece que viu finalmente chegar um momento de pausa. Os seus resultados financeiros para o último trimestre de 2022 acabam de ser revelados e mostram uma nova realidade.

Apesar de haver novos máximos em algumas áreas chave, há uma quebra generalizada nos produtos que nos habituaram a novos máximos constantes. Desta vez nem o novo iPhone conseguiu compensar a perda e evitar um trimestre menos positivo da Apple.

Apple serviços iPhone trimestre vendas

Lucros e receita do trimestre desceram

Foi há poucos minutos que a Apple apresentou os seus resultados financeirosreferentes ao final do ano de 2022. Este é por norma um período muito positivo para a empresa, mas no ano passado houve uma mudança bem visível. As vendas de novos dispositivos abrandaram muito e isso trouxe as receitas para valores muito mais baixos.

Do que foi revelado, a empresa obteve uma receita de 117,2 mil milhões de dólares, o que representou uma queda de 5% em relação ao ano anterior. Há ainda um lucro de 29,99 mil milhões de dólares, menos 13% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Mesmo com estes valores em queda, há pontos positivos no desempenho da Apple neste trimestre. Teve um recorde de receita de 20,8 mil milhões nos serviços e atingiu mais de 2 mil milhões de dispositivos ativos na sua base instalada.

Resultados de vendas dos equipamentos Apple

  • iPhone: 65,78 mil milhões (vs. 71,63 mil milhões)
  • Mac: 7,74 mil milhões (vs. 10,85 mil milhões)
  • iPad: 9,40 mil milhões (vs. 7,25 mil milhões)
  • Wearables: 13,48 mil milhões (vs. 14,70 mil milhões)
  • Serviços: 20,78 mil milhões (vs. 19,5 mil milhões)

iPhone e MacBook abrandaram, mas iPad cresceu

Apple serviços iPhone trimestre vendas

Quando olhamos para o desempenho de vendas do seu produto mais importante, o iPhone, há de imediato um alerta. Os problemas na cadeia de produção, combinados com uma atenção maior dos consumidores numa economia mais incerta, levaram a uma queda de 8% na receita do smartphone da Apple.

Os MacBook seguiram o mesmo caminho e a Apple viu as suas vendas caírem 29%, quando comparado com o mesmo período de 2021. A receita associada ao iPad aumentou 30%, mostrando que os novos modelos foram bem recebidos. No campo dos wearables, onde encontramos o Apple Watch e os AirPods, as vendas também caíram 8%.

A quebra da receita da Apple está alinhada com uma queda geral na indústria de tecnologia. Na apresentação, Tim Cook revelou que 3 fatores pesaram nestes resultados. O ambiente macroeconómico desafiador, questões cambiais e as restrições no fornecimento relacionadas à COVID levaram a atrasos na disponibilidade do iPhone 14 Pro e Pro Max, entre outros dispositivos.

Fonte: Pplware.

Apple poderá trazer novidades nos AirPods Max em breve

 Não, no que toca ao hardware parece que estamos conversados. Uma atualização das especificações técnicas não deve acontecer tão cedo. Contudo, para vitalizar este segmento e dar um novo sopro aos topo de gama dos AirPods, a Apple poderá lançar novas opções de cores, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.

Atualmente estão disponíveis os AirPods Max em Cinzento sideral, Rosa, Verde, Prateado e Azul-céu. Por 629 euros, qualquer um destes pode ser seu. A novidade será mesmo a nova paleta de cores.

Imagem AirPods Max da Apple

A mesma cara, só com uma maquillage diferente

Na última edição da sua newsletter informativa "Power On", Gurman falou sobre o futuro dos auscultadores ‌AirPods Max‌ da Apple.

Embora pareça improvável que uma grande atualização esteja a chegar em breve, a empresa pode eventualmente atualizar o hardware existente com algumas novas cores.

Disse Gurman, seguindo as pistas que alguns analistas já referiram com uma atualização de fundo só em 2024.

Se recuarmos a 2021, o analista da Bloomberg sugeriu nessa altura que a Apple estava já a trabalhar em novas opções de cores que haveria de lançar em maio de 2022. Tal não aconteceu, mas a ideia poderá estar ainda em cima da mesa.

 

AirPods Max não fogem à linha temporal da Apple, mas...

Os ‌AirPods Max‌ começaram a chegar aos clientes há cerca de dois anos, mas o dispositivo já começa a ficar para trás nas próprias opções da Apple. Isto porque os AirPods Pro de segunda geração trazem uma série de inovações tecnológicas que faltam aos AirPods Max, como Transparência Adaptativa, classificação IPX4 resistência ao suor e à água, sensores de deteção de pele e o chip U1 para localização de precisão com Find My (Encontrar).

Portanto, dito isto, parece provável que a próxima geração do ‌AirPods Max‌ ganhe muitos destes recursos na sua próxima encarnação, mas o último relatório de Gurman parece sugerir que a Apple pode manter a geração atual por mais algum tempo.

Conforme vimos nesta informação, há poucas semanas, o analista da Apple Ming-Chi Kuo disse que os ‌AirPods Max‌ de segunda geração serão lançados no segundo semestre de 2024 ou no primeiro semestre de 2025.

Já em outubro do ano passado, Gurman disse que a próxima versão contará com USB-C e será lançada "até 2024". Com a próxima geração ‌AirPods Max‌ ainda longe, Gurman continua a apontar para pequenas atualizações, como, por exemplo, um leque novo de cores.

Fonte: Pplware.