13 de out. de 2022

Apple volta a apostar na Microsoft e há muitas novidades a caminho do Windows 11

 O dia de ontem trouxe muitas novidades da Microsoft para a sua linha surface, mas a gigante do software não quis ficar por aqui. Tinha mais para apresentar e revelar mudanças importantes no Windows 11 e no que este oferece aos utilizadores.

Uma das mais visíveis foi uma aparente aproximação da Apple ao universo da Microsoft, com novas integrações e novas apps. Estas trazem os serviços que já são conhecidos a um dos mais usados ecossistema na Internet e fora desta.

Apple Microsoft Windows 11 novidades

Apple aproxima-se do Windows 11

Ao longo dos últimos anos, a Apple tem apresentado novos serviços que tem procurado manter dentro do seu ecossistema. Estes têm espaço noutros sistemas, mas esse pasdo tem demorado para acontecer, ao contrário do que seria esperado.

As novidades agora revelada no último evento da Microsoft mostram um caminho inverso a ser percorrido, com muitas novidades da Apple a chegarem ao Windows. Algumas trazem novas apps e os seus serviços e outras são integrações lógicas.

Apple Microsoft Windows 11 novidades

Microsoft terá novas apps e serviços

A primeira a ser revelada foi a integração do iCloud Photos na app de Fotografia do Windows 11. Esta segue uma integração anterior que aconteceu com o OneDrive. Na mesma interface da app, o utilizador acede assim às suas fotografias que tem no iPhone e outros produtos da Apple.

Da mesma forma, e como até pode ser já visto, também o Apple Music vai chegar aos produtos da Microsoft. Neste caso está vocacionado para a XBox, mas provavelmente irá ser alargado no futuro, numa integração total para os sistemas da Microsoft.

Novidades que chegam muito em breve

Para além deste serviço, também o Apple TV será um serviço que será trazido para o Windows e outros sistemas da Microsoft. Este demorará mais algum tempo a ser disponibilizado, mas será adicionado também à loja de apps da Microsoft num futuro próximo.

Estas são excelentes novidades para quem usa produtos Apple e os quer integrar no ecossistema da Microsoft. Somam-se às muitas melhorias que o Windows 11 vai trazer em breve e que tornam este sistema ainda mais adaptado aos utilizadores.

Fonte: Pplware.

Afinal, quantos Macs a Apple vendeu no último trimestre? Analistas não fazem ideia

 A Apple não tem por hábito revelar o número exato de dispositivos que vende, em nenhum dos segmentos. As informações que vão chegando baseiam-se em informação partilhada por analistas de mercado. Ontem, as principais empresas de análise de mercado apresentaram os relatórios trimestrais relativos às vendas de computadores, dando à Apple valores de vendas dos seus computadores muito dispares entre si, o que não aconteceu com as outras marcas.

Significa isto que os analistas não fazem ideia de quanto a Apple vende?

Afinal, quantos Macs a Apple vendeu no último trimestre? Analistas não fazem ideia

Ontem foi o dia em que várias analistas de mercado apresentaram os seus relatórios relativos à venda de computadores. A conclusão geral é que, realmente, existiu uma quebra nas vendas substancial, face ao trimestre homólogo. No entanto, olhando aos valores das três principais analistas, são apresentados valores totais de crescimento negativos que variam entre os 15% e os 19,5%.

A IDC, que aqui apresentámos ontem, avançou com uma quebra nas vendas global de 15%. A Canalys refere uma quebra na ordem dos 17,7% e a Gartner de 19,9%.

Crescimento das vendas de computadores no terceiro trimestre de 22 face ao período homólogo
Empresa / Crescimento 3T22/3T21  IDCGartner Canalys
Lenovo-16.1%15.3%-16,3%
HP Inc.-27.8%-27.9%-27.8%
Dell-21.2%-21.1%-21.2%
Apple40.2%-15.6%1.7%
ASUS-7.8%-7.5%-7.8%
Acer --25.6%-
Others-19.4%-17.35%-18.3%
Total 15,0%-19.5%-17,7%

 

De forma geral, os valores de crescimento das vendas no último trimestre face ao período homólogo batem mais ou menos certo, com variações de 1 a 2 pontos percentuais para a maioria das empresas analisadas. Contudo, olhando para os dados da Apple a diferença é abismal entre as 3. A IDC dá à Apple um crescimento de vendas de 40%, a Canalys é mais comedida com o crescimento, atribuindo-lhe apenas 1,7%, e a Gartner coloca-a em queda de 7,5%, ainda que as quebras de vendas, face ao ano anterior, sejam menores que na concorrência.

Analistas não fazem ideia de quando vende a Apple

Olhando a valores globais as diferenças tornam-se ainda mais notórias. No terceiro trimestre do ano, segundo os dados da IDC, a Apple terá vendido 10 milhões computadores, a Gartner aponta para pouco mais de metade deste valor, com 5,8 milhões de unidades vendidas, já a Canalys refere que a empresa terá vendido cerca de 8 milhões de computadores.

Afinal, quantos Macs a Apple vendeu no último trimestre? Analistas não fazem ideia

As discrepâncias entre estes relatórios sempre existiram, contudo, nunca nesta ordem de valores, o que revela, claramente, que nenhuma delas faz ideia de quanto é que a Apple vende efetivamente. É provável que a 27 de outubro, quando a Apple der a conhecer os seus resultados financeiros trimestrais , que se consiga ter uma noção mais clara de quão bem o Mac vendeu neste período, ainda que, como habitualmente, não se venha a saber o valor exato das vendas.

Fonte: Pplware.

Será verdade? Apple já tem definida a data para a chegada do novo iPadOS 16.1

 A Apple marcou o iPadOS 16.1 como a próxima grande atualização do sistema dedicado ao iPad. Depois de vários problemas e de atrasos, deverá ser esta a versão a trazer todas as novidades que a marca apresentou na última WWDC.

Com os trabalhos de desenvolvimento a decorrer ainda, nas versões beta, surge agora uma informação importante. A data para a chegada do iPadOS 16.1 está já definida e será muito em breve, perto do final de outubro. Esta poderá também ser uma data importante para outras novidades.

iPadOS 16.1 Apple iPad data

Quando chegará o novo iPadOS 16.1?

Desde que apresentou o novo iPadOS que a Apple tem tentado colocar esta versão nos seus tablets. A maior novidade, e também a maior dor de cabeça da marca, foi o Stage Manager, que muda a forma como as apps são usadas no iPad.

Inicialmente marcado apenas para os modelos com o SoC M1, acabou por ser alargado aos modelos mais antigos. Isso foi a razão para grande parte do atraso e também para a tomada de decisão de mudar para o iPadOS 16.1 a chegada das novidades e das melhorias.

Apple tem já a data definida

A grande novidade, avançada agora pelo conhecido Mark Gurman, aponta a chegada do iPadOS 16.1 para a semana de 24 de outubro. Foi essa a data que avançou na sua conta do Twitter e que terá conseguido junto das suas fontes na Apple.

Esta não é uma data chega por acaso e que acompanha outros momentos importantes para a marca. Será nessa semana que a Apple irá revelar os seus resultados trimestrais, esperando-se novamente resultados elevados e que podem marcar mais um momento positivo.

iPadOS 16.1 Apple iPad data

iPad poderá ser outra novidade

Por outro lado, e como a Apple tem feito no passado, poderá também ser nesse momento que vão chegar os novos modelos do iPad. Têm-se especulado que este ano estas novas propostas não vão surgir num evento, sendo reveladas de forma discreta e apenas através de comunicações à imprensa.

Naturalmente que esta não é uma informação oficial e não veio da Apple. Ainda assim, e caso não existam bugs ou problemas, o novo sistema deverá mesmo chegar nessa semana e assim dar continuidade ao que é normal na marca. Quanto aos novos iPad, é uma possibilidade que será também confirmada.

Fonte: Pplware.