9 de ago. de 2020

US$ 1,9 trilhão: Apple agora vale mais que PIB brasileiro em 2019

 A Apple voltou a ser a empresa mais valiosa do mundo. Seu valor de mercado atual é de cerca de US$ 1,9 trilhão, mais que a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo Brasil no ano de 2019, ou Produto Interno Bruto (PIB), que foi de US$ 1,84 trilhão.

Do início do ano para cá, a companhia já acumula valorização de 40%. Por incrível que pareça, isso parece ser um reflexo da pandemia do novo coronavírus, visto que, o segundo trimestre, pico do isolamento social em vários países, foi justamente o mais lucrativo para a empresa, que conseguiu aumentar sua receita em US$ 60 bilhões.

A Apple ultrapassou mais de US$ 400 por ação no início de agosto deste ano.A Apple ultrapassou mais de US$ 400 por ação no início de agosto deste ano.Fonte:  Unsplash/Wesson Wang 

Pandemia, crise e fortuna

O PIB funciona como um termômetro da atividade econômica de um país. Se ele cresce de um ano a outro, significa que houve uma evolução no desempenho econômico.

De 2018 a 2019, o PIB brasileiro cresceu 1,1%. Foi a terceira alta anual consecutiva depois de dois anos de encolhimento. Mesmo assim, a recuperação tem sido tão lenta que a economia do país continua abaixo do patamar pré-recessão, que foi quando o PIB despencou quase 7%.

Enquanto isso, o setor de tecnologia vem apresentando bons resultados, com várias empresas registrando aumentos substanciais em suas receitas. E o mais interessante é que esses dados têm a ver com a pandemia de covid-19, quando muitos setores da indústria registraram quedas acentuadas.

A Apple é um claro exemplo desse “efeito coronavírus”: no início deste mês de agosto, a empresa ultrapassou mais de US$ 400 por ação. Seus investidores apostam que ela, incluindo outras gigantes de tecnologia, chegará no pós-pandemia mais forte que concorrentes menores.

De certa forma, o isolamento social parece ter favorecido as empresas que já tinham certa experiência com serviços online. Neste sentido, é completamente compreensível que empresas maiores tenham “engolido” concorrentes de menor expressão no mercado.

Fonte: Tecmundo.

Apple entra com ação legal contra serviço de organização de refeições por causa do logótipo

 A Apple está, aparentemente, a processar judicialmente uma empresa que se chama Prepear. Segundo informações, o alvo desta ação é o logotipo desta empresa que tem um serviço com informações para gerir e preparar refeições. Conforme pode ser visto, o logótipo da empresa é uma pera que, segundo a reclamação, vista de cima é muito idêntica à maçã da Apple.

A gigante de Cupertino quer que a empresa mude o logotipo.

Imagem do logotipo da Apple e do logotipo da Prepear, a peraApple não quer uma pera

Apesar de o nome da aplicação e do serviço não ser muito convidativo, a verdade é que com esta oposição da Apple, além do dinheiro que vai ter de gastar, irá alcançar uma publicidade seguramente nunca imaginada.

O serviço não tem nada de extraordinário, basicamente o Prepear oferece-se para administrar a sua lista de compras, pratos e receitas. Aliás, bem-visto, na internet deve haver milhares de serviços similares. Contudo, por algum motivo, ou simplesmente fruto do acaso, esta empresa escolheu um logotipo que, da forma como foi criado, pode confundir-se com a imagem de marca da Apple, segundo a própria gigante Apple.

Assim, a gigante avaliada em 1,9 biliões de dólares, está a conduzir uma batalha para muitos incompreensível.

 

David contra Golias

A Apple, pela sua dimensão e pela sua forma de estar no mundo dos negócios, tem sido alvo de processos e tem colocado outras empresas debaixo da sua mira. Aliás, teve de se ajustar com a Qualcomm, por exemplo, e teve noutra vez de trazer a Samsung para um acordo que mais lhe interessava. Umas vezes, perdeu e outras ganhou.

Contudo, nos últimos tempos tem apertado o cerco dentro de portas.  Por exemplo, vimos a sua posição face aos serviços de streaming de jogos de terceiros, como foi o caso do xCloud da Microsoft ou do Facebook Gaming. A empresa insiste em bloqueá-los na sua App Store.

Se no caso anterior, até poderá ter alguma razão, a verdade é que nesta nova contenda… a razão não parece muito do seu lado. Isto porque, supostamente, quer travar uma batalha judicial para proteger o seu logótipo. Assim, quem a ameaça com um logótipo de uma pera é a Prepear.

 

Custos começam a estrangular a Prepear

Segundo os fundadores da Prepear, que é um spin-off do serviço Super Healthy Kids, a Apple opõe-se ao pedido de marca do Prepear e exige que a empresa mude o logótipo em forma de pera.

De acordo com os fundadores, a Apple “opôs-se ao pedido de marca registada para a nossa pequena empresa, Prepear, exigindo que mudássemos o nosso logotipo em forma de pera, usado para representar a nossa marca no negócio de gestão de receitas e planeamento de refeições.

Os fundadores da Prepear enfatizam que se trata de uma empresa muito pequena, com apenas cinco funcionários. A luta legal com a Apple já custou “muitos milhares de dólares” e já foram forçados a demitir um membro da equipa devido ao peso adicional dos custos legais. No entanto, a Prepear diz que sente uma “obrigação moral” de se posicionar contra a “ação legal agressiva” da Apple.

Segundo a pequena Prepear, a Apple “opôs-se a dezenas de outros pedidos de marcas registadas apresentados por pequenas empresas com logótipos relacionados a frutas” e que muitos desses logótipos acabaram por ser alterados ou abandonados.

A maioria das pequenas empresas não pode pagar as dezenas de milhares de dólares que custaria para lutar contra a Apple.

Explicou o fundador do serviço Prepear numa publicação no Instagram.

 

Custo versus benefício de uma guerra com a Apple

A verdade é que a luta poderá trazer muitos prejuízos à empresa. Contudo, a publicidade e as vozes que se poderão levantar a seu favor podem também ser um trunfo. Até porque se a empresa sabe que a Apple, em determinado segmento, está a combater logotipos que sejam imagens de fruta, ir contra uma gigante deste porte tem de levar os seus responsáveis a pesar o “deve e o haver”.

É uma experiência terrível ser atacado legalmente por uma das maiores empresas do mundo, mesmo quando claramente não fizemos nada de errado e entendemos por que a maioria das empresas simplesmente cede e muda seus logotipos.

A Prepear afirma que “sentem uma obrigação moral de se posicionar contra a ação legal agressiva da Apple contra pequenas empresas e lutar pelo direito de manter nosso logotipo. Estamos a defender-nos da Apple não apenas para manter o nosso logotipo, mas para enviar uma mensagem às grandes empresas de tecnologia de que intimidar as pequenas empresas tem consequências.

Referiram os responsáveis da empresa.

De alguma forma é uma posição estranha, até porque o seu negócio vive muito da sua ação dentro do ecossistema da Apple e da Google. A sua aplicação para iOS e para Android é o principal meio de angariação de utilizadores. Será que lhe interessa este braço de ferro?

Fonte: Pplware.

Apple vai usar no iPhone o BeiDou, o sistema de navegação da China

 Mesmo com todos os problemas que estão a surgir entre os EUA e a China, as empresa tentam manter a estabilidade e os seus negócios. Com uma importância estratégica para a Apple, a venda do iPhone no ocidente tenderá a ser mantida.

Para ajudar os utilizadores locais e a aumentar o número de vendas, a Apple vai mudar um componente importante no novo iPhone. Com o próximo modelo, a Apple passará a suportar o BeiDou no seu smartphone.

iPhone BeiDou Apple China localização

O iPhone vai suportar o BeiDou

Até agora, os utilizadores do iPhone estavam limitados em algumas áreas na China. O suporte existente para os sistemas de GPS neste smartphone são limitados neste território. Por isso, em muitos casos, existe problema de cobertura, em especial nas cidades.

A Apple é dos poucos fabricantes que está presente na China e que não tem suporte para este sistema de navegação criado pelo país. A grande maioria dos fabricantes chineses já adaptou este sistema e faz uso dele e do seu detalhe.

iPhone BeiDou Apple China localização

Uma novidade que a Apple vai trazer ao seu smartphone

Este cenário pode mudar em breve, com o suporte para o BeiDou a estar a ser preparado pela Apple. Este deverá chegar com o iPhone 12, mas não deverá sr apresentado de forma oficial pela empresa na sua keynote. Deverá surgir a confirmação mais tarde.

Ainda assim, e de acordo com Ran Chengqi, diretor e porta-voz do China Satellite Navigation Office, isto deverá mudar. Nas suas palavras, a Apple deverá abraçar o uso do BeiDou mais cedo ou mais tarde.

iPhone BeiDou Apple China localização

O sistema de navegação da China

Curiosamente, a Apple alega que já está ligada ao BeiDou no modelo atual do iPhone. No entanto, e ao contrário de outros sistemas de navegação, este não surge apresentado de forma clara, o que levou a surgirem várias queixas de utilizadores na China.

Esta é mais uma adição importante, uma vez que este sistema está criado para funcionar de forma mais precisa na Ásia. Assim, fica complementada a oferta que a Apple tem nesta área.

Fonte: Pplware.

Microsoft acusa a Apple de querer impedir chegada do Project xCloud ao iPhone

 Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia, o streaming de jogos parece estar agora a receber um novo fôlego com os projetos da Microsoft e da Google. Estes querem fazer uso dos dispositivos móveis como pontos de acesso a estas plataformas.

A Microsoft é a mais recente concorrente a chegar a esta arena, tendo apresentado há dias o Project xCloud. Se a sua presença no Android é já uma certeza, o mesmo não acontece no iOS. Agora sabe-se porquê e a gigante do software acusa a Apple de ser a culpada.

Microsoft Apple Project xCloud iPhone smartphonesO princípio do Project xCloud é simples e igual a vários outros já existentes, como o Google Stadia. O acesso aos jogos é feito por um dispositivo móvel e todo o processamento é feito na Cloud. Depende apenas de uma boa ligação de rede para não haver problemas.

Quando apresentou o Project xCloud, a Microsoft falou inicialmente da sua presença no iOS, mas depressa acabou por abandonar essa vertente do seu projeto, sem uma razão conhecida e apresentada.

A Apple veio agora a público revelar mais informações e revelou as possíveis causas para que a Microsoft tenha optado por não o ter no iPhone. Segundo a criadora do iPhone, estes violam as regas da sua loja e que todos os jogos que estão na sua loja devem ser avaliados. Também mostrou que não aceita serviços como o Game Pass.

Ao saber destas declarações a Microsoft apressou-se a reagir e a acusar a Apple de querer bloquear os serviços de streaming de jogos. Acusa ainda de tratar o seu Project xCloud de forma diferente de outras apps.

Microsoft Apple Project xCloud iPhone smartphones

O tratamento dado a esta solução da Microsoft pela Apple é similar ao que aconteceu ao Stadia da Google. No entanto, a Steam consegue ter um serviço destes na App Store.

Para além disso, serviços como o Netflix ou a Hulu, dão acessos a conteúdos que a Apple não revê e que não controla. Há ainda a questão da Apple querer avaliar os jogos que são já verificados por entidades como a ESRB ou a PEGI, que já os avaliam.

Fonte: Pplware.