17 de fev. de 2022

iPhone 14 Pro poderá vir com 8 GB de RAM… mas para que serve tanta memória?

 Quantidade de RAM não quer dizer mais poder de processamento nem mais fluidez de desempenho. Aliás, em termos de poder de processamento e desempenho, o iPhone atual com menos RAM é mais poderoso que o topo de gama da Samsung. Contudo, a Apple poderá estar a equipar o iPhone 14 Pro com mais recursos. Estas novidades poderão necessitar de mais RAM e com, isso, o próximo iPhone poderá trazer 8 GB. Algo que nunca aconteceu.

Claro que esta informação não é oficial, mas tem origem na Ásia e poderá ter um fundamento verdadeiro!

Ilustração iPhone 14 pro com 8GB de RAM

iPhone com mais memória RAM...

De acordo com um post da conta "yeux1122" no blog coreano Naver, o ‌iPhone 14 Pro‌ terá 8 GB de RAM. Citando fontes da cadeia de suprimentos, o post afirma que os componentes de memória do ‌iPhone 14 Pro‌ já foram confirmados e acrescentou que o cronograma de produção em massa parece estar já a acelerar.

Este canal tem acertado nos rumores. Por exemplo, foi anteriormente referido que a Apple planeava lançar um novo modelo de iPad mini com um ecrãs de 8,7 polegadas e um chassi com largura aumentada e altura reduzida em comparação com o iPad mini de quinta geração no segundo semestre de 2021. 

Bom, apesar da informação sobre o tamanho ter sido imprecisa, de facto o iPad mini‌ de sexta geração foi apresentando com um ecrã de 8,3 polegadas, o rumor do chassi e o prazo de lançamento provaram estar corretos.

Um rumor que já não é novo

De facto, um relatório do analista da Haitong International Securities, Jeff Pu, no final do ano passado, também afirmou que os modelos ‌iPhone 14 Pro‌ de 6,1 polegadas e ‌iPhone 14 Pro‌ Max de 6,7 polegadas serão equipados com 8 GB de memória.

Não estamos a falar num aumento significativo em relação aos 6 GB de memória do iPhone 12 Pro e do iPhone 13 Pro, que atualmente é a maior memória já oferecida num iPhone.

Os modelos do iPhone que não são Pro, tendem a ter menos memória, então parece provável que o iPhone 14 de 6,1 polegadas e o ‌iPhone 14‌ Max de 6,7 polegadas tenham menos de 8 GB. Mesmo com o ‌iPhone 14 Pro‌ a levar a memória do ‌iPhone‌ para o próximo nível, o dispositivo ainda tem um caminho a percorrer antes de atingir os níveis de memória oferecidos no iPad Pro, que introduziu uma opção de memória de 16 GB no início de 2021 com base na capacidade de armazenamento.

 

Para ter tanta RAM, o que virá de diferente?

A Apple poderá necessitar de equipar o próximo topo de gama com mais memória para funcionalidades exigentes, como a realidade mista, ou mesmos poder permitir a partilha e duas janelas no ecrã. Aliás, com as adições feitas no iOS 15, seguramente o iOS 16 irá dar um salto para funcionalidades já a roçar algumas existentes do iPadOS, o que poderá, aí sim, justificar mais RAM.

O iPhone 13 já é significativamente mais rápido que os modelos Galaxy S22 mais recentes da Samsung, mas fica para trás em termos de memória. Os dispositivos Galaxy têm 8 GB de memória desde o lançamento do S10 em 2019. 8 GB de RAM, portanto, levariam os modelos ‌iPhone 14 Pro‌ à paridade com a memória oferecida nos mais recentes dispositivos rivais da Samsung e mesmo outras fabricantes Android.

Fonte: Pplware.

Apple lançou a beta 3 para o iOS 15.4, iPadOS 15.4, watchOS 8.5, tvOS 15.4 e HomePod 15.4

 O desenvolvimento da próxima versão do sistema operativo para os dispositivos Apple continua. Assim, uma semana após o lançamento da segunda versão beta para os programadores, a Apple agora lança o iOS 15.4 beta 3. Além da versão para o iPhone, a empresa também possui uma nova versão beta do iPadOS 15.4 e do watchOS 8.5 e não só!

Esta é uma versão que traz muitas novidades e importantes alterações ao comportamento das mais famosas ferramentas do iOS, sobretudo.

iOS 15.4 beta 3 já está disponível

Espera-se que o iOS 15.4 seja lançado em meados de março. A Bloomberg informou recentemente que a Apple prepara atualmente o lançamento do iOS 15.4 para algum momento na primeira quinzena de março. Isso se alinha com relatos de que a Apple planeia realizar um evento virtual em 8 de março.

O iOS 15.4 inclui uma ampla gama de novos recursos para usuários de iPhone e iPad. Para utilizadores do iPhone, há suporte para Face ID ao usar máscaras pela primeira vez. O iPadOS 15.4 também inclui o tão esperado recurso Universal Control. Há também mais de 30 novos emojis para escolher, alterações no iCloud Keychain e muito mais.

O que há de novo no iOS 15.4 beta 3?

  • Lembrete de emergência SOS

Uma das novas mudanças mais fáceis de detetar é o novo lembrete de SOS de emergência que aparece ao visitar a aplicação Definições. Os utilizadores podem encontrar um lembrete de Revisão de SOS de Emergência logo abaixo do painel de preferências do iCloud na raiz da app Definições.

Este lembrete, que leva os utilizadores diretamente para Definições → SOS de emergência, serve como um meio para rever as configurações de contacto de emergência e atualizar ou adicionar a estes contactos, se necessário.

O SOS de Emergência também é onde os utilizadores podem configurar os gatilhos dos serviços de emergência do SOS de Emergência, mantendo pressionados os botões Lateral e Volume ou pressionando rapidamente o botão lateral cinco vezes seguidas.

  • Descarregar atualizações de software por 4G

Os utilizadores podem baixar atualizações OTA via 5G desde o iPhone 12, mas o iOS 15.4 de hoje parece permitir que alguns utilizadores em locais anteriormente não suportados baixem atualizações via 4G

  • Iconografia atualizada na aplicação Lupa

A aplicação Lupa, que recebeu várias atualizações na sua interface de seleção de lentes ao longo da versão beta, recebe nova iconografia para as seleções de lentes Automático, Grande plano e Frontal na versão beta 3.

  • A opção de seleção de imagem Fotograma/Cartaz da aplicação TV agora funciona

Uma nova preferência para a app TV encontrada em Definições → TV → Apresentação de seguintes foi apresentada inicialmente no primeiro iOS 15.4 beta, mas a alteração das definições não teve efeito.

No iOS 15.4 beta 3, o utilizador notará uma mudança visível ao alternar entre um fotograma de uma imagem pausada versus cartaz promocional na aplicação de TV.

  • Média de notificações semanais de resumo agendado

O Resumo agendado encontrado em Definições → Notificações, agora divide as Aplicações em Resumo por média de notificação semanal em vez de média de notificação diária.

Além destas novidades, há outras relacionadas com os Podscasts e o Controo Univeral. Isto leva-nos para as outras atualizações nas beta 3 para o iPadOS 15.4, watchOS 8.5, tvOS 15.4 e HomePod 15.4.

Fonte: Pplware.






Sistema de segurança do AirTag da Apple terá ajudado a apanhar um stalker

 A discussão à volta do potencial benigno ou maligno do AirTag da Apple continua. O dispositivo é cada vez mais popular e os cenários de utilização são cada vez mais. Contudo, um recurso bom tem sempre o lado negro da força. Isto é, pode ser usado para o mal. Já foram reportados vários casos de perseguição e roubo que usaram as etiquetas localizadoras da Apple. No entanto, desta vez o sistema de segurança terá sido responsável por apanhar o criminoso!

Uma mulher conseguiu descobrir o dispositivo de localização no engate de reboque no seu veículo graças aos recursos anti-perseguição da Apple. O stalker foi preso.

Imagem AirTag da Apple usada para stalking

AirTag da Apple levou a vítima a identificar o criminoso

De acordo com o WXPI News, uma mulher moradora na localidade de Apollo, Pensilvânia, recebeu um alerta no seu iPhone de que um AirTag estava a rastrear a sua localização. Com esta informação, a jovem notificou a polícia depois de descobrir o dispositivo no seu veículo.

Segundo o marido da vítima, o iPhone notificou a vítima que estava a ser seguida. A mulher desconhecia o que era um AirTag e foi pesquisar no Google sobre o assunto. As autoridades já na posse do AirTag usaram os recursos anti-perseguição implementados pela Apple e chegaram até Ronald Roessler, este foi detido.

Quando a polícia teve acesso ao AirTag, este revelou o seu proprietário. Toda a informação é fornecida pela Apple para aplicação da lei quando um AirTag é descoberto a ser usado para perseguição.

https://videos.sapo.pt/ZIEzCiK2F5Vwann5RWHF#email_bt

Roessler tinha um histórico com a vítima. A mulher tinha mesmo uma ordem de proteção contra abusos perpetrados pelo stalker. Ele negou envolvimento na colocação do AirTag e excluiu o dispositivo do seu iPhone na frente da polícia. Contudo, não conseguiu explicar como um AirTag seu, alocado à sua conta, foi ter "por acidente", ao carro da vítima!

 

Privacidade e perseguição (stalking)

A Apple desenvolveu um dispositivo com enorme capacidade de localização, aliás, é "quase em tempo real". Nesse sentido, a tecnologia poderá ser usada para vigiar e/ou perseguir alguém colocando um AirTag num qualquer objeto de uso corrente, ou num veículo, por exemplo.

No entanto, a Apple desenvolveu (e continua a desenvolver) uma série de salvaguardas no AirTag para proteger a privacidade de terceiros e evitar a vigilância e perseguição (stalking).

Não obstante, o que foi feito, na nossa opinião, é ainda uma área na qual a Apple poderá melhorar.

Em termos de privacidade do proprietário do AirTag, a Apple desenvolveu um sistema capaz. Por exemplo, só o utilizador pode ver onde o seu AirTag está e os seus dados de localização e histórico nunca são armazenados no AirTag. A Apple também diz que todos os dados de localização são criptografados e que não sabe a localização do seu AirTag.

Para desencorajar a localização de pessoas, o nosso iPhone pode notificar o utilizador se um AirTag (que não o do próprio) está durante um tempo determinado a "viajar" com ele. Como medida cautelar, ao ser detetado, a "vítima" pode obter instruções sobre como desativá-lo.

Um AirTag que está separado do seu proprietário por um período de tempo não especificado começará a reproduzir um som quando for movido, alertando as pessoas ao redor da sua presença. Infelizmente, a Apple não especifica quanto tempo leva para receber esse alerta de segurança, o que é preocupante. Além disso, assim que chegar a casa, a pessoa "vigiada" também receberá um alerta de segurança, caso um AirTag não registado para essa pessoa seja detetado.

Há outros cenários em que o AirTag se anuncia quando está num modo fora do enquadramento "legal". Até um Android tem a possibilidade de receber um alerta da presença de um AirTag "estranho", mas há ainda alguns parâmetros que necessitam de mais tempo para se entender. Observe que o utilizador só receberá um alerta se estiver a executar no seu iPhone o iOS 14.5 ou superior.

Fonte: Pplware.