16 de dez. de 2020

Apple lança o iOS 14.3 para trazer mais funcionalidades ao seu iPhone

 A Apple tinha prometido um alargado conjunto de novidades no iOS 14. No entanto, só agora no iOS 14.3 é que vemos várias dessas promessas. Assim, após a empresa ter lançado na semana passada o iOS 14.3 Release Candidate, achega agora a versão final para todos os iPhones suportados.

Esta versão não só traz algumas melhorias como novidades, entre elas a opção de fotografia ProRAW para os iPhone 12 Pro.

Imagem iphone 12 Pro com iOS 14.3

Se tem um iPhone com o iOS 14, então não perca tempo e instale o iOs 14.3. Verá que vários aspetos foram melhorados, assim como novidades no sistema operativo e nas aplicações nativas.

Então o que há de novo no iOS 14.3?

 

iOS 14.3 inclui suporte para Apple Fitness+ e AirPods Max. Esta atualização possibilita igualmente a captura de fotografias em Apple ProRAW no iPhone 12 Pro, introduz informação de privacidade na App Store, e inclui outras funcionalidades e correções de erros para o iPhone.

Apple Fitness+

  • Uma nova experiência de fitness disponibilizada através do Apple Watch, com treinos tipo estúdio disponíveis no iPhone, iPad e Apple TV (Apple Watch Series 3 e posterior).
  • Nova aplicação Fitness no iPhone, iPad e Apple TV, que permite aceder a treinos Fitness+, instrutores e recomendações personalizadas.
  • Treinos em vídeo adicionados todas as semanas para dez tipos de treinos populares: HIIT, bicicleta estática, ioga, core, força funcional, dança, remo, passadeira (andar e correr) e arrefecimento (atenção plena).
  • Listas de reprodução selecionadas por instrutores Fitness+ para complementar os treinos.
  • Assinatura Fitness+ disponível na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

AirPods Max

  • Suporte para os novos auscultadores circum‑aurais AirPods Max.
  • Som de qualidade superior graças ao áudio de alta fidelidade.
  • Com EQ adaptável, o som adapta‑se em tempo real ao ajuste individual das almofadas auriculares.
  • Cancelamento de ruído ativo para bloquear o ruído ambiente.
  • Modo Transparência para ouvir o que se passa à sua volta.
  • O áudio espacial com seguimento dinâmico da cabeça proporciona uma experiência sonora tipo sala de cinema.

Imagem iPhone 12 Pro com ProRAW no iOS 14.3

Fotografias

  • Possibilidade de capturar fotografias Apple ProRAW no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
  • Possibilidade de editar fotografias Apple ProRAW na aplicação Fotografias.
  • Opção para gravar vídeo a 25 fps.
  • Possibilidade de espelhar a câmara da frente para fotografias, no iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X.

Privacidade

  • Nova secção de informação de privacidade nas páginas da App Store, que inclui um resumo do programador sobre as práticas de privacidade da aplicação.

Aplicação TV

  • O novo separador Apple TV+ torna mais fácil descobrir e ver programas e filmes Apple Originals.
  • A pesquisa melhorada permite navegar por categoria (como género) e ver pesquisas recentes e sugestões ao digitar.
  • Os principais resultados das pesquisas incluem os resultados mais relevantes de filmes, programas de TV, elenco, canais e desporto.

App Clips

  • Suporte para iniciar App Clips através da leitura de códigos de App Clips concebidos pela Apple com a aplicação Câmara ou a partir da central de controlo.
  • SaúdePossibilidade de indicar o estado de gravidez, lactação ou uso de métodos contracetivos no Seguimento do ciclo, na aplicação Saúde, para gerir melhor as previsões do período e de fertilidade.

Meteorologia

  • Dados de qualidade do ar agora disponíveis nas aplicações Meteorologia e Mapas e através de Siri para locais na China continental.
  • Recomendações de saúde relativas à qualidade do ar disponibilizadas através de Siri, nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia e México, para determinados níveis de qualidade do ar.

Safari

  • Opção de motor de pesquisa Ecosia no Safari.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • Algumas mensagens MMS podiam não ser recebidas.
  • Algumas notificações da aplicação Mensagens podiam não ser recebidas.
  • Os membros dos grupos de contactos não eram apresentados ao compor uma mensagem.
  • Alguns vídeos partilhados através da aplicação Fotografias não eram apresentados corretamente.
  • As pastas de aplicações podiam não abrir.
  • Os resultados de pesquisa do Spotlight e a abertura de aplicações a partir do Spotlight podiam falhar.
  • O Bluetooth podia estar indisponível nas Definições.
  • O carregamento sem fios dos dispositivos podia falhar.
  • O carregador MagSafe Duo podia não carregar o iPhone sem fios à potência máxima.
  • A configuração de acessórios e periféricos sem fios que usam o protocolo WAC podia falhar.
  • O teclado era fechado ao adicionar uma lista na aplicação Lembretes com o VoiceOver.
Fonte: Pplware.

Vendas do iPhone 12 mini podem estar muito abaixo do esperado pela Apple

 Na apresentação da nova linha do iPhone 12 a Apple trouxe uma novidade para o mercado. Falamos do iPhone 12 mini, que veio criar uma nova área para os smartphones e que estreou uma dimensão diferente, com smartphones menores, mas com o mesmo desempenho.

Havia uma expectativa grande sobre a aceitação deste iPhone 12 mais pequeno no mercado, para validar a decisão da Apple. A verdade é que os mais recentes dados podem provar que esta não terá sido a mais certada. Os números de vendas parecem estar muito abaixo do esperado pela Apple.

iPhone 12 mini vendas Apple bateria fotografia

Vendas abaixo do esperado pela Apple

Quando criou o iPhone 12 mini a Apple limitou-se a reduzir o tamanho do modelo base. Para isso acabou por retirar alguma capacidade a determinados elementos, em especial na bateria, no ecrã e nas câmaras fotográficas. Este era o caminho possível.

Uma análise recente mostrou que este smartphone não estará a cativar os utilizadores, não sendo a sua escolha no momento da compra. Os dados foram recolhidos pela empresa Wave7 Research e focaram-se num dos mercados de maior impacto da Apple, os EUA.

Escolha não recai no novo iPhone 12 mini

De acordo com os dados disponibilizados, a opção de compra do iPhone 12 mini apenas recaiu em 4% ou 5% dos clientes desta série de smartphones. Este é, seguramente, um valor muito abaixo do que a Apple esperaria obter deste seu smartphone menor.

O modelo maior, que custa apenas mais 100 euros, acabou por conseguir uma posição eventualmente muito mais interessante. Conseguiu cativar entre 24% a 33%, sendo de longe o modelo que estará a ter as vendas mais elevadas de todos os elementos da linha iPhone 12.

iPhone 12 mini vendas Apple bateria fotografia

Bateria e fotografia são a razão da troca

Uma informação interessante acabou por vir desta mesma avaliação. Ao não optar pelo iPhone 12 mini, os clientes acabaram por escolher o iPhone 12 Pro Max, em especial pela sua muito maior capacidade de bateria e pela qualidade da sua fotografia.

Apesar de ser um estudo focado nos EUA, este deverá ser representativo do restante universo Apple. A escolha do iPhone mais pequeno não deverá ser elevada e recai nos modelos maiores e com maiores capacidades. Os 100 euros que o iPhone 12 custa a mais são facilmente justificáveis pelos consumidores.

Fonte: Pplware.

Apple quer aumentar a produção do iPhone em 30% no primeiro semestre de 2021

 Mesmo numa época de pandemia, onde a economia foi uma das áreas mais fortemente afetadas, a venda de algumas tecnologias não mostrou sinais de retrocesso. É, por exemplo, o casos dos novos iPhone 12 da Apple que estão a vender a uma velocidade admirável.

Neste sentido, e para conseguir responder à quantidade de pedidos, a Apple está a trabalhar no sentido de aumentar a produção dos iPhones em 30% já durante o primeiro semestre de 2021.

iPhone

Tal como outros equipamentos, o iPhone é um produto muito desejado pelos consumidores. E mesmo que o mercado esteja atualmente a abarrotar de ofertas de qualidade, normalmente quem já tem um smartphone Apple, mantém-se fiel a esta marca nas próximas aquisições.

Desta forma, o lançamento do tão aguardado iPhone 12 promoveu uma frenética corrida dos utilizadores à compra deste novo iDevice. E, por conseguinte, a Apple tem agora o desafio de responder aos pedidos do mercado por mais unidades.

Apple vai aumentar a produção do iPhone em 30%

Não é só em relação ao stock do iPhone 12 que a marca da maçã está com problemas. A Apple anunciou recentemente que vai aumentar a produção dos seus iPhones em 30% já no primeiro semestre de 2021. Em suma, isto significa um aumento de fabrico para 96 milhões de unidades entre janeiro de 2021 e junho de 2021.

Os especialistas acreditam ainda que a Apple poderá retirar alguma vantagem do facto de a Huawei estar a enfrentar vários problemas com o governo e Donald Trump.

iPhone 12

Segundo dados do Nihon Keizai Shimbun, com a linha iPhone 12 e quase 90% do iPad, entre outros equipamentos, 19 grandes fornecedores empresariais de TI de Taiwan registaram um total de vendas de 1.454,1 mil milhões de NT (cerca de 43 mil milhões de euros) só em novembro.

Mas este cenário era, de alguma forma, previsto, uma vez que já em setembro informávamos que o processo de 5 nm da TSMC estava praticamente todo reservado para os chips do iPhone 12. Além disso, mais recentemente demos a conhecer que esse fabrico já estava ocupado e a todo vapor até 2021.

iPhone 12 Pro é o modelo mais popular

Segundo algumas empresas de pesquisas, assim como analistas de bancos de investimento, o modelo mais popular da nova linha de smartphones da Apple é o iPhone 12 Pro. Já o menos popular é o iPhone 12 mini. Nalgumas regiões os consumidores esperaram cerca de 30 dias para receber a sua variante Pro desta série.

Por outro lado, os pedidos em relação ao iPhone 12 Pro Max parecem estar a diminuir, nomeadamente no mercado chinês. Mas os analistas acreditam que isto de deve ao enfraquecimento da publicidade feita a este equipamento. Até porque, anteriormente, as pesquisas indicavam que este modelo estaria até a ter mais pedidos do que o iPhone 12 Pro.

Também o tempo de entrega do iPhone 12 e 12 mini apresenta um ligeiro aumento, sendo atualmente de cerca de 4 dias. Mas, ainda assim, esse tempo é menor do que a versão Pro que, segundo a JPMorgan Chase, chega aos 28 dias. Já o modelo de 6,7 polegadas demora 11 dias a chegar.

Já no mercado chinês este tempo é de 4 dias no modelo mini, 6 dias no modelo básico, 30 dias para o Pro e 15 dias para o Pro Max.

Fonte: Pplware.

iPhone cai de avião a 300 metros de altura e filma trajetória até o chão (vídeo)

 A história vale pela curiosidade do voo atribulado e pela resistência dos dispositivos eletrónicos. As imagens captadas pelo iPhone são breves. O episódio passou-se com o ambientalista Ernesto Galiotto que deixou cair o seu smartphone quando voava por cima da Praia do Peró, em Cabo Frio, no RJ. Conforme mostram as imagens, ele tentou fotografar a paisagem do avião e perdeu o dispositivo a 300 metros de altura.

Na manhã seguinte, recorrendo à App Encontrar e à localização GPS do smartphone, este foi encontrado são e salvo.

Imagem iPhone 6S caiu do avião

Do ar ao chão em 15 segundos

Não é nada novo, mas é sempre interessante perceber que estas máquinas estão cada vez mais resistentes. Aconteceu na passada sexta-feira quando o ambientalista Ernesto Galiotto voava e tentava fotografar as paisagens da Praia do Peró. Ao colocar a mão fora da janela do pequeno avião, a pressão arrancou-lhe da mão o seu iPhone 6S.

Uma câmara na cabine do avião monomotor registou o momento em que Ernesto agarrou o smartphone só com uma mão para filmar o local e brincar com os amigos do projeto Bandeira Azul. Apenas facilitou um segundo e… o iPhone voou!

Video

O trajeto da queda, que durou cerca de 15 segundos, foi registado em vídeo pelo próprio smartphone que tocou o solo, conseguindo gravar toda a ação.

O ambientalista enfrentou o assunto com humor e boa disposição e partiu logo do princípio que o poderia recuperar.

É uma coisa que, se você contar para alguém, a pessoa não acredita. Foi um Deus nos acuda! No momento, eu falei até um palavrão, mas depois eu pensei e disse: ‘Eu vou recuperar esse celular’

Referiu o ambientalista ao canal G1, que faz voos na região há 26 anos.

Conforme é referido, Ernesto sobrevoava a Praia do Peró. O voo era para comemorar a renovação do Selo Internacional Bandeira Azul, símbolo que reconhece a qualidade ambiental da praia.

 

App Encontrar da Apple localizou no solo o iPhone 6S

A queda demorou cerca de 15 segundos e, por sorte, o equipamento caiu no solo. Segundo o que foi contado, o dispositivo estava a cerca de 200 metros da água e a poucos metros estava um casal na praia. Ele caiu às 11h10 de sexta-feira, com o ecrã para baixo e ficou a filmar durante uma hora e meia.

Eu tinha fé que ia recuperar. Pensei: ‘Se ele não caiu na água, a gente vai achar’. Por poucos metros, poderia ter atingido uma pessoa – e, com aquela altura que eu estava voando, 2 mil e poucos pés, ia ser uma tragédia, imagina? Mas não teve a tragédia, teve muitas emoções, como diz o Roberto Carlos.”

Recorrendo ao sistema Encontrar, com outro iPhone ou dispositivo com o sistema, foi fácil localizar o iPhone. O sistema GPS deu o local certo de onde descansava o smartphone.

Fonte: Pplware.

Apple alerta para o controlo parental: Criança gasta mais de 13 mil dólares no iPad

 As crianças não tem maturidade para estar sozinhas a explorar o mundo dos videojogos que, se para nós, adultos, já é bastante tentador, imagine-se para uma criança que quer avançar mais um nível. Mas o problema vai mais além do que o tempo que se passa a jogar. Ter o cartão de crédito associado às lojas poderá levar a compras avultadas por parte das crianças que, simplesmente, não têm noção de que estão a gastar dinheiro.

Recentemente surgiu mais uma notícia de uma criança que gastou no iPad qualquer coisa como 13 mil dólares da conta da sua mãe, a jogar Sonic Forces. Depois do pedido de reembolso, a Apple não assume o problema e recusa-se a devolver o dinheiro.

Criança de 6 anos gasta mais de 13 mil dólares e jogos no iPad. Apple não assume

Criança faz despesas elevadas num só jogo no iPad

Os casos de crianças que fazem compras indevidas através dos dispositivos dos pais é muito frequente. Isto acontece porque “todos nós” temos os nossos cartões de crédito ou contas Paypal associados a lojas, seja de produtos físicos, seja de serviços, como as lojas de apps.

Há a possibilidade de contestar esses gastos. Assim, muitas vezes, os pais não ficam com o prejuízo já que as empresas estão preparadas para lidar com estes casos. 

No entanto, a Apple parece não querer restituir o valor que uma criança gastou a jogar Sonic Forces no iPad. Desde julho que a criança andava a jogar e a comprar “anéis dourados” dentro do jogo sem que a mãe se tenha apercebido. Por exemplo, num só dia, a criança chegou mesmo a gastar cerca de 2 mil euros.

Na verdade, a mãe da criança, Jessica Johnson, chegou a achar que estava perante uma fraude que envolvia o seu cartão de crédito. Em outubro, percebeu então que o problema estava mesmo dentro do seu iPad e do jogo favorito do seu filho.

Controlo parental é essencial

Ao contactar a Apple, a empresa referiu que poderia ter assumido o prejuízo. No entanto, apenas caso a denúncia tivesse feito num prazo de 60 dias depois da primeira compra. Assim, não haveria nada que pudesse fazer.

Além desta explicação, a Apple ainda aconselhou esta mãe a ativar o controlo parental disponível para iOS. Poderá ver como fazer no artigo abaixo.

https://pplware.sapo.pt/informacao/dica-controlo-parental-tenha-mao-sobre-o-ipad-e-iphone-dos-seus-filhos/

Jessica Johnson não ficou satisfeita com a explicação da Apple e referiu mesmo que “se soubesse que havia uma definição para isso, não teria deixado o filho de 6 anos gastar quase 20 mil dólares (16 mil euros) em anéis dourados” 

Na verdade, apesar dos muitos avisos e de estarmos a falar de uma geração de pais que já cresceu com as tecnologias à sua volta, muito são os que ignoram o controlo parental. Um estudo recente feito em Portugal revela que metade das crianças entre 5 e 12 anos acedem aos smartphones, tablets ou PCs sem que estes estejam devidamente protegidos com aplicações de controlo parental.

Fonte: Pplware.