2 de jan. de 2021

Preço de produzir o Xiaomi Mi 11 é o mesmo que o do iPhone 12 da Apple

 Apresentado esta semana, o Xiaomi Mi 11 juntou um conjunto muito interessante de hardware, com o destaque para o novo SoC Snapdragon 888 da Qualcomm. Há ainda uma câmara de 108 megapíxeis e outras caraterísticas quase únicas.

Interessante é a informação que agora chegou e que revela qual o preço de produção deste novo smartphone. Do que foi revelado, o seu custo de produção é muito similar ao do iPhone 12, ainda que o seu preço final fique muito longe.

Xiaomi Mi 11 iPhone 12 preço Apple

Custo de produção do Xiaomi MI 11

As especificações que a Xiaomi revelou para o Mi 11 são muito relevantes e interessantes. Para além do SoC Snapdragon 888 e a câmara de 108 megapíxeis, este smartphone conta com um ecrã de 6,81 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 120Hz e uma bateria de 4.600mAh.

Ainda sem preços revelados para o ocidente, há já valores apresentados para o mercado chinês. A Xiaomi apontou que iria ter o seu smartphone à venda por cerca de 3.999 Yuan, ou cerca de 500 euros. Este será um preço muito interessante, tal como a Xiaomi já nos habituou no passado.

iPhone 12 vende-se pelo dobro do preço

Uma curiosidade surgiu agora, com a revelação do preço que custa produzir o novo Xiaomi Mi 11. Foi Pan Jiutang, um executivo da empresa, que anunciou que este valor é similar ao que foi recentemente anunciado para o iPhone 12, ou seja, 313 euros (373 dólares).

A questão vem da diferença no preço final destes equipamentos. O iPhone 12, com 128 GB de armazenamento, custa no mercado chinês cerca de 860 euros (6.799 Yuan), valor que é quase o dobro dos 500 euros (3.999 Yuan) do Xiaomi Mi 11.

A razão desta diferença de preço

A principal razão para esta diferença de preço parece estar certamente nos valores que a Xiaomi reserva para os seus lucros. Apesar de não ter revelado o valor associado ao Mi 11, a marca no passado anunciou que situa este valor nos 5%. Há ainda a somar os valores associados ao marketing e desenvolvimento.

Há aqui uma clara diferença de valores entre a proposta da Xiaomi e a da Apple, que não é simples de justificar. Mesmo com eventuais custos adicionais de valores diferentes, fica claro porque a empresa de Cupertino é a que mais lucra no mercado, mesmo tendo apenas a 4ª posição nas vendas.

Fonte: Pplware.

Dois protótipos diferentes do iPhone dobrável ​​passaram o teste de qualidade

 Será que o smartphone dobrável vai ser a próxima grande tendência mundial? Provavelmente poderá ser um produto para determinado nicho de mercado, pelo menos numa fase inicial. Aliás, algumas marcas já levam trabalho feito. Já a Apple estará ainda a pensar no que poderá resultar. Consta que tem unidades do iPhone dobrável em testes.

Segundo um novo relatório, a Foxconn terá tido sucesso nos testes levados a cabo em dois protótipos do smartphone Apple dobrável.

Ilustração de iPhone dobrável

Apple testa iPhone dobrável

Seguindo rumores anteriores de que a Foxconn está a testar um iPhone dobrável, um novo relatório diz que, na verdade, testava dois designs concorrentes para a Apple.

Um novo relatório de uma publicação taiwanesa afirma que pelo menos dois protótipos dobráveis ​​do iPhone passaram nos testes de durabilidade internos da Apple. Os testes do sistema de dobradiça dos iPhones dobráveis ​​foram conduzidos numa fábrica da Foxconn em Shenzhen, China.

Dos dois protótipos dobráveis ​​do iPhone que a Apple está a testar, apenas um tem um ecrã dobrável. Aparentemente tem um design em concha semelhante ao Motorola RAZR e ao Galaxy Z Flip.

Apesar de ainda ser um protótipo, este usa painéis OLED flexíveis fornecidos pela Samsung. O outro protótipo tem ecrãs duplos que são unidos por uma dobradiça semelhante ao LG G8x.

O Leaker Jon Prosser também já havia detalhado um protótipo dobrável do iPhone que recorre a ecrãs duplos ligados por uma dobradiça. O formato do iPhone dobrável com ecrã duplo não é claro.

Ilustração de um ecrã dobrável

 

Depois dos testes, o que virá?

A Apple ainda está na fase de testes nos dois protótipos dobráveis. Posteriormente, depois de realizar todos os testes, a empresa decidirá qual o modelo a seguir em frente.

Não há uma palavra clara sobre quando a empresa de Cupertino lançará o primeiro iPhone dobrável. Isto porque o seu ciclo de desenvolvimento e cronograma dentro da empresa ainda não foram finalizados.

Claro que a Apple não irá lançar um smartphone dobrável enquanto o ecrã puder apresentar um vinco. A experiência de utilização é um dos pontos mais importantes na política da Apple. Além disso, ao longo dos anos a empresa tem retirado dos dispositivos elementos que provoquem avarias.

Este iPhone dobrável terá de ter um ecrã à prova de utilização robusta. Assim, não deverá sair nestes próximos 2 anos, mas… o mercado é quem mais ordena.

Fonte: Pplware.


Apple regista a patente de um novo e revolucionário teclado

 Recentemente, mostramos-lhe uma nova patente registada pela Apple para uns possíveis Apple Glass. Agora, mostramos-lhe um registo recente de uma nova tecnologia.

A nova patente da Apple poderá vir a ser revolucionária para o teclado, tal como o conhecemos.

Teclado Apple

Pequenos ecrãs nas teclas

Conforme sabemos, a Apple regista várias patentes todos os anos, deixando tecnologias em banho-maria. Aliás, recentemente demos-lhe a conhecer os Apple Glass que estarão possivelmente em desenvolvimento.

Então, a última patente registada pela empresa de Cupertino dá conta de um teclado efetivamente revolucionário. Apesar de terem sido feitas algumas modificações, a aparência dos teclados não se alterou significativamente ao longo dos anos. Aliás, aquilo que consta em cada tecla é, como sabemos, estático.

No entanto, este novo teclado da Apple poderá ser inovador, uma vez que terá ecrãs minúsculos em cada tecla, deixando à vista cada um dos seus componentes.

Cada tecla poderá ter um elemento móvel e um visor associado. Os circuitos de controlo no teclado poderão direcionar os ecrãs das teclas para a exibição de etiquetas dinamicamente ajustáveis a cada uma delas. Cada elemento móvel poderá ser formado por uma placa de fibra ótica.

Refere a patente.

Ou seja, cada tecla poderá ser (re)configurada para mostrar qualquer coisa que o utilizador pretenda. Por exemplo, se utiliza o teclado para escrever em várias línguas, em especial aquelas cujo alfabeto é diferente, este recurso poderá ser efetivamente revolucionário. Provavelmente ser-lhe-á possível alterar entre teclado QWERTY e Dvorak, por exemplo.

Além disso, este novo teclado poderá abrir portas a novas aplicações, quer relacionadas com jogos, como com design.

De acordo com a patente registada em nome da Apple, as teclas seriam compostas por vidro, cerâmica, polímero ou safira.

Teclado Apple

 

Será esta uma boa aposta, Apple?

De facto, percebemos o quão transformador poderá ser este novo teclado cuja patente foi registada pela Apple. Contudo, nem tudo são rosas e existem determinados entraves que é preciso acrescentar na equação.

Por um lado, a probabilidade de ser compatível com dispositivos antigos é muito baixo, pelo que, quem dela quisesse fazer uso, teria de adquirir um dispositivo novo. Por outro lado, recordemos que, em 2015, a Apple falhou uma tentativa que passava por introduzir teclas borboleta nos MacBooks. Daí surgiram vários problemas e, consequentemente, várias queixas por parte dos consumidores.

Contudo, só com o tempo vamos entender melhor todo o conceito deste novo teclado da Apple, bem como a sua real aplicabilidade e eficácia.

Fonte: Pplware.