4 de mar. de 2020

Jailbreak no iPhone usando um Android com root? É possível!

O software checkra1n foi a primeira ferramenta lançada a permitir o jailbreak no iOS 13. Agora, o aplicativo foi atualizado e ganhou suporte para Linux, o que significa que ele pode ser executado diretamente em um smartphone ou tablet Android, desde que ele esteja com root. Com a ajuda de um emulador de terminal, é possível fazer o jailbreak em um iPhone sem a necessidade de usar um PC ou Mac.
Por mais que os smartphones atuais sejam avançados, há uma categoria de usuários (os “heavy users”) que querem extrair ainda mais recursos de seus dispositivos. Por isso, eles optam por debloquear certas limitações de software em celulares iPhone (jailbreak) e Android (root).

O que é necessário

Para fazer o jailbreak por meio de um Android com root, são necessários alguns pré-requisitos, como:
  • Qualquer dispositivo Apple compatível com o checkra1n;
  • Um dispositivo Android com root (quanto mais recente, melhor);
  • Um app emulador de terminal;
  • Um cabo que sirva para conectar os dois dispositivos e que permite colocar o iPhone em modo DFU.

Como fazer

Para realizar o jailbreak, siga os passos a seguir:
  1. Baixe o binário do checkra1n para Linux na arquitetura correta do seu Android
  2. Coloque o binário em um diretório com permissão de execução
  3. Conecte os dois dispositivos
  4. Abra o emulador de terminal e solicite acesso root com o comando “su”
  5. Cheque se seu iPhone foi reconhecido no Android com o comando”lsub”. A saída deve algo do tipo “05ac:12a8”
  6. Ponha seu iPhone em modo DFU.
  7. Cheque se o iPhone foi reconhecido novamente. A saída para o comando deve ser algo do tipo “05ac:1227”. Se for necessário, desconecte o cabo e o conecte novamente
  8. Execute o checkra1n no modo CLI com o comando “./checkra1n -c”
  9. Cheque se o processo terminou com sucesso e o repita, caso necessário
Embora o checkra1n permita essa facilidade, você terá que fazer o jailbreak novamente toda vez que seu iPhone for resetado.
É importante salientar que esse procedimento invalida a garantia dos seus dispositivos. Faço-o por sua conta e risco.
Fonte: Tecmundo.

iPhone 9 (iPhone SE 2) aparece numa imagem real e tem design inspirado no iPhone 8

Apesar de o mundo estar a meio gás, do vírus COVID-19 ter criado problemas enormes na produção global, a verdade é que o mercado não está parado. Assim, muito provavelmente iremos ver dentro de dias novidades no que toca aos dispositivos Apple. Uma dessas novidades, como tantos rumores já mostraram, será o novo iPhone 9 (ou iPhone SE 2). Este suposto novo iPhone foi fotografado na mão de um utilizador.
Pelas imagens dá para perceber, a ser verdade, que tem fortes inspirações no iPhone 8. Mas o que tem de novidade?
Imagem iPhone 8 a ilustrar iPhone 9
Por norma, os grandes lançamentos da Apple acontecem em setembro de cada ano, pelo menos nos últimos anos, após a morte de Steve Jobs. No entanto, a exceção à regra aconteceu com o iPhone SE. Conforme devem estar lembrados, este foi anunciado no dia 21 de março de 2016 num evento oficial da empresa em Cupertino e lançado no dia 31 de março desse mesmo ano.
Assim, poderemos estar a dias de conhecer aquele que será o primeiro iPhone de 2020.
Imagem iPhone 9 ou iPhone SE 2

iPhone 9 ou iPhone Se 2 ainda este mês?

Antes tínhamos só rumores, agora temos, supostamente, a imagem real. Pese o facto de não ser um salto para o campo do oficial, há agora mais detalhe que os rumores anunciavam. Assim, esta imagem que apareceu nas redes sociais da China mostram um dispositivo com design muito semelhante ao do iPhone 8.
Este design poderá ser explicado com o combinar do modelo mais antigo com a nova geração iPhone 11. Como tal, a Apple poderá lançar o suposto iPhone 9 com uma câmara única traseira e corpo que aparenta ser construído em vidro, sendo que também é possível ver a localização dos botões de energia e volume.
Em termos de diferenças, nota-se que este difere de alguns anteriores pela localização do logótipo da Apple. Se repararmos, a maçã neste novo modelo está centralizado nas costas do dispositivo. Portanto, temos ainda na esfera do rumor a indicação que terá um ecrã LCD com 4,7 polegadas, processador Apple A13 e 3 GB de RAM.

As fontes também indicam que irão ser lançadas versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento interno. Quanto ao preço, este deverá rondar os 499 euros e 599 euros respetivamente no nosso mercado.
Fonte: Pplware.

Aplicação Encontrar da Apple ajuda a Polícia a perseguir assaltantes

Os dispositivos móveis são equipados com muita tecnologia capaz de ser monitorizada. Um smartphone pode ser o elemento fulcral para desvendar um crime, pelos sítios por onde este se regista nas redes de comunicação. Um iPad, pode ser seguido pela aplicação Encontrar da Apple, que diz em tempo real onde está o equipamento. Ora, foi com esta ajuda que a polícia conseguiu monitorizar dois assaltantes durante uma perseguição fatal.
Na fuga, o iPad roubado deu indicações à polícia para onde tentavam escapar os criminosos.
Imagem acidente após fuga de criminosos perseguidos pela polícia
Conforme nos apercebemos, a tecnologia, nos equipamentos de consumo, tem mostrado que pode ser uma aliada das autoridades em muitas situações. Num caso, um relógio Garmin ajudou a condenar um assassino da máfia. Num outro exemplo, o Apple Watch ajudou a polícia australiana a resolver um caso de homicídio, a tecnologia da Amazon, a Alexa, foi importante ao testemunhar um possível homicídio nos EUA e um caso muito publicitado foi o do jornalista saudita que usou o seu Apple Watch para gravar os seus interrogatórios e a sua execução.
Portanto, estes gadgets deixam de ser apenas dispositivos estúpidos e passam para outro patamar de utilidade.

Polícia australiana persegue assaltantes com recurso à app Encontrar da Apple

Um novo relatório publicado ontem pelo The Sydney Morning Herald oferece uma visão interessante de como a aplicação “Encontrar” da Apple foi usada numa perseguição policial mortal no mês passado. Segundo o relatório, dois procurados em Melbourne foram vigiados pela polícia recorrendo à app Encontrar, ativa num iPad roubado.
Conforme informações da polícia, dois homens morreram durante uma perseguição policial no norte de Melbourne. Estes estavam a ser vigiados pelo helicóptero através da aplicação Encontrar depois que um iPad foi roubado numa invasão doméstica anterior. O condutor Vaatoa Chang, 29 anos, de Sunshine West, e o seu passageiro de Caroline Springs, Jonas Montealegre, 36, carregavam o iPad com eles enquanto trocavam de carros roubados numa tentativa de duas horas de fugir da polícia no dia 4 de fevereiro.
Imagem assaltantes que roubaram um iPad dos assaltos feitos a casas na Austrália
O relatório refere ainda que o iPad foi roubado pelos dois homens durante a invasão a uma casa. A polícia inicialmente estava a vigiar os criminosos perseguindo o carro roubado. Contudo, quando estes trocaram de carro, as autoridades moveram a sua ação para o sistema de localização do iPad.
Nas duas horas seguintes, os homens foram monitorizados em direção ao Sunshine Motor Inn e do outro lado do subúrbio antes de uma breve perseguição policial na Western Ring Road. A polícia seguiu o Kluger até Tullamarine, Epping, Mernda e Thomastown.
Refere o relatório policial.
Segundo a polícia, o iPad começou a enviar informações de dentro de um Toyota Kluger roubado que os homens conduziam. A polícia acompanhou os homens durante duas horas, através da aplicação.
Imagem sistema encontrar da Apple nos vários dispositivos

Desfecho fatal

Depois de as autoridades terem de novo encontrado o carro,  foi encetada nova perseguição. Nessa tentativa de fuga, o carro dos criminosos colidiu com um camião e os dois homens morreram.
Os agentes do helicóptero informaram que os fugitivos estavam a tentar roubar outros veículos, diminuindo a velocidade na frente de duas viaturas que iam em direção a norte, no cruzamento das ruas High e Regent em Preston. Lá, uma segunda perseguição policial foi autorizada às 21h57. Quarenta e um segundos depois, o Kluger colidiu a 100 km/h depois passar um sinal vermelho e colidir com um camião que transportava um contentor no atrelado.
O acidente fez o atrelado do camião cair em cima de um Audi. Os condutores do camião e do Audi escaparam com ferimentos leves.

Apesar de o caso ter terminado num desfecho mais trágico, as provas mostram como a tecnologia frustrou as tentativas de fuga dos dois assaltantes. Provavelmente, se não fosse o sistema de monitorização dos dispositivos estar ativo, ou eles nem terem levado o iPad, ainda poderiam estar em fuga.
Fonte: Pplware.

Nova patente da Apple reforça as suspeitas de um iPhone dobrável

A Apple é uma das grandes marcas que, para já, ainda não entrou no campeonato dos smartphones dobráveis.
No entanto, alguns indícios levaram a crer que a empresa de Cupertino poderá estar a trabalhar no possível ‘iFold’. Agora, uma patente concedida recentemente faz aumentar as suspeitas.
Possivelmente a ‘guerra’ dos smartphones a médio-longo prazo será baseada na capacidade de autonomia, poder de processamento, e qualidade das câmaras.
Para alem disso, o fator ‘dobrável’ será também um ponto de inovação. Isto porque já começa a haver uma quantidade de modelos com os quais se podem fazer comparações, como por exemplo o Galaxy Z Flip e o Motorola Rarz.
Várias marcas também já apostaram nos dobráveis, como a Huawei, OnePlus e Xiaomi, ao contrário de outras como a Apple, que ainda não anunciou nada nesse sentido.

Apple regista nova patente de um suposto iPhone dobrável

No início de fevereiro a empresa de Cupertino tinha registado uma patente de um possível smartphones com ecrã dobrável.
Agora, o U.S. Patent and Trademark Office concedeu 66 patentes à Apple, entre elas uma intitulada de “ecrã dobrável e capa para um dispositivo eletrónico“. Nas imagens pode-se ver um equipamento com um ecrã dobrável, que por sua vez está ligado a uma espécie de capa protetora.
Esta patente nº 10 579 105 foi registada pela Apple no 2º trimestre de 2019, e publicada ontem pelo USPTO.
Patente da Apple de equipamento dobrável
Patente Apple de equipamento dobrável (via PatentlyApple)
Nas imagens é possível ver 3 formas de configuração dobrável.
Na figura 1A está desdobrado; na figura 1B está semi-dobrado; e na figura 4A o equipamento encontra-se totalmente dobrado.
Para além disso, o registo da patente também aponta para a utilização de sensores para desligar, desativar ou colocar o ecrã em espera, quando o equipamento está dobrado.
Patente Apple de equipamento dobrável
Patente Apple de equipamento dobrável (via USPTO)
Possivelmente a estrutura protetora será construída em vidro, safira ou algum material cerâmico.

No entanto, a patente só por si não significa que seja lançado o dispositivo dobrável. Mas é um sinal de que a Apple está a trabalhar nesse sentido.
Fonte: Pplware.

iOS 14: lista de aparelhos compatíveis vai até o iPhone 6s

Apple anunciará as novidades do iOS 14 em palestra no WWDC 2020, no dia 14 de junho, provavelmente junto com o lançamento do iPhone 12. Ainda não é possível conhecer as funcionalidades da nova versão do sistema operacional de iPhones e iPads. No entanto, o site francês iPhonesoft conseguiu uma lista de aparelhos que serão compatíveis com a atualização do sistema.

De forma geral, todos os iPhones que rodam o iOS 13 estão habilitados para rodar o novo sistema operacional móvel, inclusive os modelos iPhone 6s, lançado em 2015, e iPhone SE, de 2016. Mas a Apple vai deixar de dar suporte ao iPad mini 4, que teve lançamento em 2015, e o iPad Air 2, de 2014.

Confira a lista de aparelhos compatíveis com o iOS 14:

É importante lembrar que, em 2019, o site iPhonesoft disse que o iOS 13 não daria mais suporte para iPhone SE, no entanto, a informação não se confirmou. Mas o site acertou que o iPhone 5s e o iPhone 6 seriam deixados de lado no iOS 12.
Fonte: Tecmundo.

WhatsApp: Modo Escuro finalmente chega para todos

Tão mítico quanto o Curupira, o Modo Escuro do WhatsApp finalmente saiu da dimensão das lendas da internet para se fazer presente na vida dos seus bilhões de usuários ao redor do mundo nesta terça-feira (03).
O mensageiro já vinha testando a interface alternativa no Android e no iOS com grupos seletos de usuários, e agora começou a liberar gradualmente sua primeira versão estável com o modo escuro para todos.
É importante notar que essa atualização está em processo de distribuição, e pode ser que você ainda não tenha a recebido ou mesmo a tenha disponível para baixar na Play Store ou App Store.
Seja como for, o design da nova interface escura é exatamente aquele que já vimos nos testes do recurso nas versões beta do app. Em seu blog oficial, o WhatsApp destaca que essa mudança foi pensada para reduzir o cansaço visual do usuário que interage com seu smartphone por muito tempo.
Em um vídeo promocional feito especialmente para o Modo Escuro, o WhatsApp mostra pessoas usando o novo celular em quartos escuros, destacando a vantagem que a nova interface traz.

Como ativar o Modo Escuro no WhatsApp

Os usuários do Android 10 e iOS 13 podem ativar o modo escuro diretamente nas configurações de seus aparelhos. No Android 9 ou versões anteriores do Robô, é preciso abrir as “Configurações” do próprio WhatsApp, tocando em “Conversas” e, em seguida, selecionando “Tema”. O Modo Escuro estará disponível em seguida.
Em outra oportunidade, nós ainda ensinamos você como usar o Modo Escuro no WhatsApp mesmo que seu celular ainda não tenha recebido a nova atualização.
E aí? Gostou do modo escuro ou você ainda não conseguiu baixar a novidade? Conta pra gente na seção de comentários.

Fonte: Tecmundo