22 de jul. de 2020

Apple anuncia plano de isenção de emissões de dióxido de carbono até 2030

Como uma das marcas com mais presença no mercado e sendo uma das mais valiosas, é importante que Apple não negligencie determinadas questões que, neste momento, são uma prioridade para o mercado. Nesse sentido, a empresa quer ser isenta de emissões de dióxido de carbono até 2030.
Este processo de isenção de emissões vai incluir a produção dos seus equipamentos, como o iPhone, Apple Watch, iPad e Mac.
Apple anuncia plano de isenção de emissões de dióxido de carbono até 2030Ciclo de vida dos produtos sem emissões de dióxido de carbono
Num plano ambicioso, a Apple pretende, até 2030, ser isenta de emissões de dióxido de carbono, ou seja, atingir uma neutralidade carbónica. Aliás, este objetivo foi já definido pela União Europeia, com a meta no ano de 2050.
No caso da Apple, o plano envolve reduzir as emissões de dióxido de carbono em toda a sua atividade, desde a linha de produção, até ao ciclo de vida de cada um dos seus produtos. Isto, porque a empresa já conseguiu que a sua pegada de carbono, nos setores administrativo e empresarial, fosse reduzida a zero, através da utilização de energia renovável. Assim, este ousado plano é o último passo para um impacto ambiental nulo, em toda a empresa.
A fim de completar o desafio, a Apple pretende conseguir reduzir 75% das suas emissões de dióxido de carbono até 2030. A partir daí, tenciona desenvolver soluções inovadoras que terão como objetivo eliminar as 25% restantes.

Ações da Apple rumo à neutralidade carbónica

A Apple delineou um plano de 10 anos, de modo a conseguir atingir o seu objetivo de anular todas as suas emissões de dióxido de carbono. Para isso, dividiu-o em várias ações. Em primeiro lugar, adotará materiais com baixo impacto ambiental e reciclados. Assim, pretende acelerar a reciclagem dos seus equipamentos, para que sejam utilizados no fabrico de novos.
Em segundo lugar, tem adotado medidas inovadoras para o processo de reciclagem dos equipamentos. Esta inovação inclui um robô chamado Dave, uma versão 2.0 do Daisy. Indo ao encontro do seu intuito, desmonta os iPhones e permite uma melhor recuperação dos materiais.
Além disso, a Apple estabelecerá uma parceria com a Carnegie-Mellon University e com o US-China Green Fund, a fim de se aprimorar nos vários campos a que se propõe. No seguimento destas parcerias, a Apple anunciou uma das maiores instalações de painéis solares no mundo, na Escandinávia. Assim, procura cada vez mais formas inovadoras de aumentar a eficiência energética da empresa e dos seus parceiros.
Robô Daisy, antecessor do Dave.

Um caminho que tem vindo a ser traçado

Apesar de a redução das emissões de dióxido de carbono ser um compromisso de 10 anos, a Apple já o iniciou o ano passado. Isto, porque a empresa anunciou que todos os produtos iPhone, iPad, Mac e Apple Watch fabricados e vendidos no ano passado foram produzidos a partir de materiais reciclados. Dessa forma, a empresa conseguiu reduzir 4,3 milhões de toneladas de emissões, em 2019.

Estando essas três linhas de produtos entre as mais vendidas no mundo inteiro, é importante que a sua produção seja consciente. Assim como a dos restantes produtos da Apple, em geral, uma vez que é das empresas e das marcas mais influentes do mundo.
Fonte: Pplware.

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Fonte: Pplware.

Face ID no futuro poderá mapear as veias de um utilizador para evitar confusões entre gémeos

O Face ID é hoje dos melhores, se não mesmo o melhor, sistema de segurança móvel do mundo. Mas, ao que tudo indica a Apple quer este sistema biométrico ainda mais blindado. Segundo a Apple, a probabilidade de uma pessoa aleatória ultrapassar a segurança do Face ID é de uma num milhão. Contudo, ainda está por ultrapassar o “problema dos gémeos”. São casos raros, mas existem.
Para ultrapassar este problema, a empresa de Cupertino poderá tirar partido dos padrões únicos e difíceis de copiar das veias que residem sob a pele.
Ilustração do Face ID com recurso às veiasFace ID é bom, mas ainda pode ser melhor
Sistemas de segurança biométricos como o Face ID e Touch ID oferecem proteção para os dados do utilizador num pacote relativamente fácil de compreender. É também de fácil utilização, uma vez que o utilizador não precisa de se lembrar de palavras-passe ou códigos, uma vez que o seu rosto ou impressão digital são efetivamente as suas credenciais de conta.
Embora a segurança seja eficaz, ainda são falíveis. Pese o facto de haver poucos falsos-positivos, 1 num milhão é um desafio para se resolver o problema. Além disso, há igualmente outras técnicas, cada vez mais apuradas, de desenvolver máscaras altamente complexas para enganar a identificação facial. Claro que isso exige muitas técnicas que não estão ao alcance do comum mortal.
Claro, como já foi referido, não podemos esquecer o tal “problema dos gémeos”. Isto porque os sistemas de reconhecimento facial como o Face ID poderão conceder acesso a pessoas que são extremamente parecidas, tais como gémeos ou membros da família.
Imagem descritiva da patente para a leitura das veias para dispositivo de segurança da Apple

Apple quer identificar as veias para blindar o Face ID

Numa patente concedida pelo Departamento de Patentes e Marcas dos EUA hoje terça-feira 21, intitulada “Vein matching for difficult biometric authentication cases” (numa tradução direta: Correspondência da veia para casos de autenticação biométrica difíceis), a Apple propõe que a resposta seja mais do que superficial.
Especificamente, a empresa quer ir mais alguns milímetros abaixo da pele, pois sugere que as veias poderiam ser utilizadas como um identificador.
Embora as características faciais possam ser facilmente copiadas, os padrões das veias diferem muito entre indivíduos, mesmo entre gémeos. Como estão também abaixo da pele e ocupam espaço 3D, é também extremamente difícil criar um rosto falso que tenha em conta a estrutura das veias sem a cooperação extrema do sujeito, ou sem manobras medicamente invasivas.
O sistema consiste em criar um mapa 3D das veias de um utilizador utilizando técnicas de imagens subepidérmicas, tais como um sensor infravermelho numa câmara que capta padrões de irrigação e manchas a partir de iluminadores infravermelhos que iluminam o rosto do utilizador. Isto é algo semelhante à forma como a Identificação do Rosto funciona atualmente, na medida em que a luz infravermelha é emitida em padrões no rosto de um utilizador e lida por um dispositivo de imagem, mas a patente da Apple é específica sobre a deteção das veias para lá do aspeto exterior.
Tal como outros métodos biométricos, o sistema tem de determinar se existe uma correspondência suficientemente próxima entre os dados digitalizados e a versão previamente registada, utilizada para registar o utilizador. Se a correspondência for suficientemente próxima, o sistema confirma efetivamente que o utilizador está autorizado, e o acesso é concedido.
Imagem gémeos que ultrapassam a segurança do Face ID da Apple
Apple quer ler as veias para blindar totalmente a segurança do Face ID e ultrapassar o “problema dos gémeos”.

Quando irá entrar em utilização esta tecnologia?

Poderá não entrar tão cedo, ou pelo menos não nos dispositivos deste ano. Conforme sabemos, a Apple apresenta semanalmente numerosos pedidos de patentes, mas embora as ideias ofereçam áreas de interesse para os esforços de investigação e desenvolvimento da Apple, não garante que a ideia apareça num produto ou serviço futuro.
A patente inúmera os seus inventores como Micah P. Kalscheur e Feng Tang. Esta foi submetida em 2015 e revelada em fevereiro de 2018. O pedido de patente apareceu pela primeira vez em pesquisas em março de 2019.

Apple aposta na identificação pelas veias

Conforme temos visto ao longo dos tempos, a Apple tem apostado em tirar proveito dos padrões únicos das veias. Assim, a empresa tem usado estes padrões para diferentes propósitos. Por exemplo, a veia poderá produzir uma imagem única através da imagem da radiação pulsada, através da utilização de infravermelho.
Um conceito semelhante foi adotado para o Apple Watch. Este recorre a uma câmara para detetar padrões das veias, artérias, perfusão de sangue na pele e tendões, padrões de folículos capilares, entre outros elementos. Todos estes elementos poderão identificar de maneira única um utilizador. A digitalização de veias num Apple Watch também pode ser usada para detetar gestos sem toque, como movimentos de mãos ou dedos, que podem desencadear ações no dispositivo vestível.
A Apple também está a analisar como as veias da palma de um utilizador podem ser analisadas como parte do reconhecimento no estilo Touch ID.
Portanto, o futuro poderá trazer muitas novidades no que toca à segurança num iPhone, iPad, Apple Watch ou mesmo num computador da Apple. Tudo isto começou a ser desenhado há muitos anos.
Fonte: Pplware.

iPhone SE atrai utilizadores Android e ajudou a Apple no 2.º trimestre

Com mais um trimestre passado debaixo da pandemia, os mercados refletem os danos causados pelo novo coronavírus. Segundo os dados da Counterpoint Research aprestados ontem, os efeitos que a COVID-19 teve nas vendas de smartphones dão conta de uma queda nas vendas de smartphones nos Estados Unidos de 25%, em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 2020. Contudo, o iPhone SE representou um “ponto positivo” para o mercado.
Não houve vencedores, houve sim marcas que perderam mais que outras, mas o cenário não é favorável a nenhuma. A Apple continua a piscar o olho aos utilizadores Android.
Imagem iPhone SE da Apple que tem boas vendasApple dá um trambolhão de 23%
Já se percebeu que o mundo não está melhor, que os mercados não estão a recuperar e que as economias não vão sarar as feridas tão cedo. As análises começam a mostrar a realidade dos factos e as percentagens começam a ficar a negritos nos relatórios das empresas.
Reportando o assunto ao mercado de vendas de smartphones dos Estados Unidos, a Samsung foi menos afetada com esta crise. A empresa sul-coreana viu o volume de vendas por distribuidores diminuir 10% no segundo trimestre. No segundo lugar aparece a Alcatel, que registou uma queda de 11%.
Conforme os dados da empresa de análise de mercado, os volumes de vendas da Apple caíram 23% em relação ao ano anterior. Pior ficou a LG que caiu 35%, seguida pela OnePlus, com uma queda de 60%, a Motorola, com 62% e a ZTE, que caiu 68%.
De acordo com o diretor da Counterpoint Research na América do Norte, Jeff Fieldhack, o desempenho da Apple durante o segundo trimestre de 2020 foi significativamente ajudado pelo novo iPhone SE. As informações dizem que o dispositivo mais barato da Apple está a vender acima das expectativas. Também é apontado que este não deve canibalizar as vendas do iPhone 12 neste outono.
Os volumes da Apple cresceram no trimestre e foram especialmente ajudados pelos volumes do iPhone SE. O dispositivo obteve sucesso e vendeu acima das expectativas nos canais pós-pago e pré-pago. Desde o lançamento do iPhone SE, as lojas de operadoras e o retalho nacional foram reabertos. Alguns canais lançaram grandes promoções para atrair compradores de volta às lojas.
Os compradores do iPhone SE são mais pragmáticos em relação ao preço, menos preocupados com o 5G, e o ecrã menor não é considerado um obstáculo.


Utilizadores que querem deixar o Android gostam do iPhone SE

O analista também explicou que o iPhone SE tem sido especialmente atraente para os utilizadores que querem abandonar o Android. Segundo ele, são mais de 26% dos compradores vindos do Android:
Mais de 30% dos compradores do iPhone SE vieram do uso de um dispositivo iPhone 6S ou mais antigo – dispositivos com quatro anos ou mais. Mais de 26% dos utilizadores do iPhone SE passaram de um dispositivo Android para iOS.

A Counterpoint estima que as vendas de smartphones de maio até o final de junho aumentaram semana a semana, enquanto as vendas de junho de 2020 foram mais fortes que as de junho de 2019. Isso poderá indicar que o mercado de smartphones começa a abrandar a queda, pelo menos nos EUA, que é um dos maiores mercados do mundo. Espera-se que os lançamentos agendados para o outono também venham ajudar substancialmente.
Fonte: Pplware.