2 de mai. de 2022

Apple afinal dá mais tempo aos programadores para atualizarem as suas apps na App Store

 Tanto a Google como a Apple têm uma atenção especial na loja de aplicações dos seus sistemas operativos. Sendo esta a porta para novas funcionalidades, importa que ali estejam apenas a melhores propostas e as que oferecem mais confiança.

Com uma limpeza a decorrer na App Store, a Apple veio agora revelar mais pormenores sobre este processo. Detalhou as regras e mostrou que afinal os programadores têm mais tempo para atualizarem as suas apps na loja de dedicada ao iOS.

Apple App Store apps eliminadas atualizações

Foi no final da semana passada que alguns dos programadores com apps na App Store receberam notificações da Apple. As suas apps estavam abandonadas há muito tempo, sem atualizações ou qualquer manutenção, e isso levava a que pudessem ser tornadas invisíveis.

Claro que isso deixou todos estes visados pouco satisfeitos, ainda mais que em muitos casos as apps não precisavam de novidades ou melhorias. A Apple acabou por partilhar agora mais informações e revelar as razões para esta mudança das regras da sua loja.

Como parte do processo de melhoria da App Store, os programadores de aplicações que não foram atualizadas nos últimos três anos e não atingem um limite mínimo de download - o que significa que a aplicação não foi descarregada ou foi instalada muito poucas vezes durante um período contínuo de 12 meses — recebem um e-mail notificando-os de que a sua aplicação foi identificada para possível remoção da App Store.

As regras ficaram agora mais claras e finalmente foi explicada a razão para esta limpeza que a Apple está a realizar. Quer garantir a máxima segurança e as funcionalidades mais atuais para as suas apps e eliminar as que estiverem abandonadas.

O que ficou claro com esta comunicação da Apple foi também a forma como este processo vai acontecer. Todas as apps que não tiverem sido atualizadas no prazo de 3 anos e que não tenham atingido um mínimo de instalações ficam elegíveis para serem eliminadas e os programadores são notificados.

Claro que nem todos os programadores vão querer manter as suas apps com constantes novidades. Aquelas que atingiram já a sua maturidade e estão estáveis deveriam poder ficar fora deste processo, dado que não devem ser atualizadas no futuro.

A Apple revelou também que este é um processo que decorre já desde 2016 e que tem tido um sucesso elevado. A gigante de Cupertino indicou que desde que implementou estas regras já removeu da App Store mais de 2,8 milhões de apps.

Fonte: Pplware.



Apple Pay é anticompetitivo, afirma Comissão Europeia


 Numa prévia do que poderá ser o grande processo antitruste movido contra a Apple pela Comissão Europeia, o órgão executivo liberou nesta segunda-feira (2) um comunicado no qual relata o envio de uma “comunicação de objeções” à empresa de tecnologia norte-americana. A correspondência fala expressamente que a companhia “abusou de sua posição dominante nos mercados de carteiras móveis em dispositivos iOS”.

A Declaração de Objeções enviada à empresa da Maçã hoje “questiona apenas o acesso à entrada NFC por desenvolvedores terceirizados de carteiras móveis para pagamentos em lojas”, esclarece o comunicado. O documento contesta a decisão da empresa de não abrir o padrão de comunicação sem fio, por aproximação, dos iPhones para a aplicativos e serviços de terceiros, o que restringe o uso do recurso a bancos e instituições financeiras via Apple Pay.

O que diz a Comissão Europeia sob a "exclusividade" do Apple Pay?

Embora a Apple alegue se tratar de uma questão puramente técnica, a Comissão Europeia afirma que está configurado um comportamento excludente, que limita “o acesso a uma tecnologia padrão usada para pagamentos sem contato com dispositivos móveis nas lojas [o NFC ou ‘tap and go’]”. Dessa forma, a gigante de Cupertino estaria restringindo a concorrência nesse mercado e impedindo a inovação e o acesso de consumidores à tecnologia.

Segundo a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, a participação dos consumidores em "um cenário de pagamentos competitivo e inovador" é fundamental para a integração dos mercados europeus de pagamentos.  Porém, a indicação é de que a Apple está limitando o acesso de terceiros à tecnologia-chave apenas para forçar o uso de sua solução própria, o Apple Pay, diz a executiva.

Uma vez confirmada, tal conduta seria ilegal e passível de condução sob o artigo 102º do Tratado de Funcionamento da União Europeia, que proíbe expressamente o abuso de posição dominante, diz Vestager.

Fonte: Tecmundo.



Apple Watch Series 8 poderá finalmente trazer sensor de medição da temperatura corporal

 A Apple no Apple Watch Series 7 não colocou o sensor de medição da temperatura corporal porque a tecnologia não preenchia os requisitos de qualidade exigidos pela empresa. Contudo, a versão Series 8 poderá finalmente apresentar medição da temperatura corporal. Para isso, o algoritmo terá de dar total certeza de qualidade à empresa de Cupertino.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, o smartwatch tem todas as capacidades agora para apresentar este novo sensor de saúde. Mas...

Ilustração do Apple Watch com sensor de temperatura

Apple Watch Series 8 pode trazer o sensor para medir a temperatura corporal

Sim, há sempre um mas, quando se trata de qualidade que a Apple quer vender nos seus dispositivos. Até porque, como é sabido, foi esta aposta nos sensores para a saúde e bem-estar que deu ao Apple Watch a importância e o poder de mercado que conseguiu desde que apareceu.

A apresentação do Apple Watch Series 7 foi, para muitos, uma desilusão. Falou-se de um design totalmente novo e de novos sensores, tais como o de medição da temperatura corporal. A lista de novas características acabou por ser muito mais curta, mas desistir parece não ser opção.

O Apple Watch Series 8 não está longe, e o conhecido analista Ming-Chi Kuo tem algo a revelar sobre este dispositivo.

Numa publicação partilhada via Twitter, o analista revelou alguns detalhes sobre a mais recente versão do smartwatch. De acordo com Kuo, a Apple decidiu não integrar o referido sensor no smartwatch de 2021 devido a problemas com o algoritmo.

Um ano mais tarde, o obstáculo pode ter sido contornado, o que significa que o Series 8 do Apple Watch pode de facto incluir um sensor de temperatura corporal.

O muito discutido algoritmo é crucial, explica Kuo. Afinal de contas, a temperatura quase nunca é medida no pulso, pelo que tudo tem de funcionar corretamente:

O desafio na implementação de um sensor para medição precisa da temperatura corporal é que a temperatura da pele varia rapidamente, dependendo do ambiente externo. Em termos de hardware, um relógio inteligente não pode medir a temperatura interna, por isso é crucial que o algoritmo seja perfeito.

Disse o analista.

Apesar de se falar neste sensor, vamos ter de esperar cerca de 5 meses para sabermos se há ou não uma medição da temperatura de pele no Apple Watch de 2022.

Também se falou nas comunicações de emergência por satélite, mas tudo isto carece de novas tecnologias fiáveis e, acima de tudo, da vontade do utilizador pagar por elas.

Fonte: Pplware.



UE: Apple abusa ao proibir que terceiros usem tecnologia de pagamento móvel

 


A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (2) a conclusão

preliminar de que o grupo americano Apple abusa de sua posiçao

dominante com o serviço de pagamento eletrônico Apple Pay, um

mecanismo imposto aos propnetarios de seus smartonones.

A Comissão, o braço Executivo da União Europeia (UE), destacou que a

gigante da tecnologia "restringe a concorrência no mercado de

pagamentos digitais em seus telefones celulares e que isto seria ilegal

de acordo com as normas europelas de concorrencia

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência, afirmou em

Bruxelas que a Apple "restringe a terceiras partes o acesso à tecnologia

essencial necessária para desenvolver soluções rivais de carteira

eletrônica" em dispositivos da empresa.

"Nossa conclusão preliminar é que a Apple parece ter restringido a

concorrência, em beneficio de sua própria solução, Apple Pay"

De acordo com a Comissão turopela, a Apple não permite ou limita o

acesso à tecnologia parâmetro utilizada nos pagamentos eletrônicos

sem contato (conhecido pela sigla NFC) em dispositivos móveis, para

beneficiar sua própria solução.

Desta maneira, o Apple Pay é a única altemativa do segmento de

carteiras digitais que têm acesso ao mecanismo NFC nos dispositivos da

Apple ou que usam o sistema operacional iOS.

Por este motivo, a Comissão concluiu que a posição dominante da Apple

neste mercado "restringe a concorrência ao reservar o acesso à

tecnologia NFC para a Apple Pay*

Qualquer empresa que deseja desenvolver um aplicativo para

dispositivos de Apple que use o mecanismo NFC se vê obrigada a pagar

uma quantia para a empresa.

*O mercado não está desenvolvido porque não é possivel a outras

aplicativos ter acesso ao NFC", disse Vestager.

A UE trava uma enorme batalha legal para regulamentar a operação dos

gigantes digitais como a Apple no espaço europeu e fazer com que se

ajustem às normas do bloco.

A Apple também é objeto de investigações por seu sistema de streaming

de música e de livros eletrônicos.

Fonte: Uol

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC ao Apple Pay

 As práticas anticoncorrenciais levadas a cabo pelas gigantes da tecnologia estão a ser constantemente analisadas e na União Europeia já valeram às empresas grandes multas e mudanças profundas na sua forma de funcionamento. Agora há desenvolvimentos no caso que envolve a Apple e o seu Apple Pay.

A Comissão envia declaração de objeções à Apple sobre práticas antitrust relacionadas com o Apple Pay.

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC no Apple Pay

A Comissão Europeia informou a Apple da sua visão preliminar relacionada com o abuso da sua posição dominante nos mercados de carteiras móveis em dispositivos iOS. Em causa, estão as limitações que a Apple impõe ao acesso de uma tecnologia padrão usada para pagamentos sem contacto com dispositivos móveis nas lojas, o conhecido NFC, à concorrência. 

A Comissão contesta a decisão da Apple de impedir que os criadores de aplicações de carteiras móveis acedam ao hardware e software necessários nos seus dispositivos, em benefício da sua própria solução, o Apple Pay.

A vice-presidente executiva Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, disse:

Os pagamentos móveis desempenham um papel em rápido crescimento na economia digital. É importante para a integração dos mercados europeus de pagamentos que os consumidores beneficiem de um cenário de pagamentos competitivo e inovador. 

Temos indicações de que a Apple restringiu o acesso de terceiros à tecnologia-chave necessária para desenvolver soluções concorrentes de carteiras móveis nos dispositivos da Apple. 

Na nossa Declaração de Objeções, concluímos preliminarmente que a Apple pode ter concorrência restrita, em benefício da sua própria solução Apple Pay. Se confirmada, tal conduta seria ilegal de acordo com as nossas regras de concorrência.

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC no Apple Pay

Apple Pay será o único a garantir a segurança dos utilizadores Apple?

O Apple Pay é a própria solução da Apple para iPhones, iPads e Apple Watches, usada para permitir pagamentos móveis em lojas físicas e online. Há assim um ecossistema fechado que a Apple controla todos os aspetos da experiência do utilizador, incluindo bloqueio do acesso dos developers de soluções semelhantes.

A Comissão considera, numa fase preliminar, que a Apple detém um poder de mercado significativo no segmento dos dispositivos móveis inteligentes e uma posição dominante nos mercados das carteiras móveis.

Em particular, o Apple Pay é a única solução de carteira móvel que pode aceder à ligação NFC necessária no iOS.

Já a Apple, anteriormente, alegou que o limite do acesso a sistemas de pagamentos de terceiros é feito para aumentar a segurança dos utilizadores. Só através do seu sistema poderá impedir pagamentos fraudulentos através dos seus dispositivos.

Fonte: Pplware.