4 de mar. de 2022

Apple Maps agora mostra Crimeia como parte da Ucrânia

 A Apple sempre teve uma postura neutra com a Rússia, assim como outras empresas o fizeram, para poderem atuar no mercado no país de Putin. Contudo, esta parcimónia de Cupertino parece estar a mudar. A postura mais dura da Apple em relação à Rússia após a invasão da Ucrânia agora inclui uma reversão da sua política em relação à Crimeia.

Conforme foi notado, o Apple Maps mais uma vez mostra a Crimeia como sendo parte da Ucrânia, pelo menos fora da Rússia.

Imagem Apple Maps com a península da Crimeia, como parte da Ucrânia

Apple Maps diz que a Crimeia é da Ucrânia

A empresa já tentou chegar a um meio-termo quando mostrou que a região não pertence a ninguém mas, em 2019, cedeu à pressão russa ao mostrar a Crimeia como território russo quando visto dentro deste país. Não ficou claro o timing desta alteração, ou se a mesma ainda inclui concessões para utilizadores russos.

Conforme reza a história a Rússia anexou à força a Crimeia em 2014, provocando ampla condenação e penalidades internacionais. Muitos países ainda se recusam a reconhecer o controlo da área pela Rússia, e outras empresas de tecnologia tentaram negociar a questão de diferentes maneiras. O Google Maps, por exemplo, continuou a exibir a Crimeia como não pertencente a nenhuma nação.

Imagem Apple Maps com a península da Crimeia, como parte da Ucrânia

Apple mais dura com a Rússia

Esta decisão ocorre poucos dias depois da Apple ter interrompido as vendas na Rússia e reprimido o conteúdo no país, limitando o Apple Pay e removendo as aplicações para os meios de comunicação russos apoiados pelo Estado, como por exemplo o canal RT e Sputnik.

A empresa não está mais disposta a ser conciliadora como antes, mesmo que isso signifique perder negócios.

Fonte: Pplware.

Apple iPhone SE 3: especificações do celular baratinho com 5G vazam


 Um suposto perfil no Twitter de Ming-Chi Kuo, famoso analista da Apple, revelou nesta sexta-feira (4) uma série de especificações do novo iPhone SE 3, que deve ser lançado na semana que vem.

Segundo as "previsões" do perfil, o iPhone SE 3 deve ter um visual semelhante com a versão atual do SE e será vendido nas cores preto, branco e vermelho. Kuo também ressalta que haverá uma produção em massa ainda neste mês e que serão esperadas de 25 a 30 milhões de unidades em 2022.

A maior diferença entre os dois está no processador que equipa o novo celular, o poderoso chip A15 Bionic com suporte de conectividade 5G. Além disso, o lançamento conta com uma adição nas opções de armazenamento. A nova linha deverá ser vendida também na versão com 256 GB de espaço interno. Atualmente, o iPhone SE pode ser encontrado somente nas versões com 64 e 128 GB.



Veja aqui !

Vale ressaltar que a conta nunca havia postado qualquer informação sobre produtos da empresa de Tim Cook antes.

Evento de lançamento

A Apple revelou no início desta semana a data do seu próximo evento para anunciar seus novos produtos. A apresentação será realizada ao vivo no dia 8 de março (terça-feira), a partir das 15h. Ao que tudo indica, a Maçã deve anunciar três novos computadores, além, é claro, do iPhone SE 3.

Fonte: Tecmundo.


Nubank: falha dificulta verificar saldo e usar PIX nesta sexta (04)


 Clientes da fintech Nubank reclamaram, nesta sexta-feira (04), que não estavam conseguindo realizar serviços como verificar a fatura do cartão e realizar pagamentos via PIX. Algumas pessoas disseram que o saldo chegou a sumir no software do banco.

O Down Detector começou a verificar um aumento mais expressivo na reclamações em relação à empresa por volta das 10h30. Os principais problemas notificados eram: Login no aplicativo móvel (reportado por 46% dos usuários); Transferências (32%) e Pagamento de contas (22%).

Segundo o mapa de problemas relatados do site, as principais notificações de falhas do Nubank vinham de cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Down Detector

Muita gente utilizou as redes sociais para falar sobre as dificuldades no acesso ao app. Confira, algumas das publicações sobre o assunto no Twitter.


[ATUALIZAÇÃO - 12H20]: Respondendo a uma usuária no Twitter, a conta oficial do Nubank confessou que há uma "oscilação" no app. "Não se preocupe,  já temos um time empenhado para que tudo se normalize o mais rápido possível", disse o perfil do banco.

TecMundo também entrou em contato com a fintech para verificar se há alguma previsão de quando os serviços serão normalizados e a matéria será atualizada assim que houver uma resposta.

[ATUALIZAÇÃO - 12H40]: Em resposta enviada por e-mail, o Nubank confirmou o problema. "Parte da nossa base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível", diz o posicionamento da companhia.

Matéria em atualização...

Fonte: Tecmundo.