3 de abr. de 2023

AirPods: Todos os utilizadores devem experimentar este recurso oculto

 Os AirPods trazem algumas funcionalidades que não são comuns existirem nos auscultadores convencionais. Uma dessas "maravilhas" chama-se Reconhecimento e som. A magia deste recurso é que pode ser treinado para nos ajudar a "escutar" mesmo quando não estamos à escuta. Veja como se faz.

Imagem dos AirPods da Apple com Reconhecimento de som

AirPods têm um recurso oculto

Os utilizadores de iPhone que também possuem AirPods da Apple têm muitos truques para descobrir. Mas a maioria das novidades diz respeito à experiência áudio regular, seja a ouvir o conteúdo áudio ou a falar ao telefone. No entanto, existe uma grande acessibilidade no iPhone chamada Reconhecimento de som que poderá servir os utilizadores dos AirPods, para além do público alvo.

Como já explicámos anteriormente, o Reconhecimento de som é uma característica oculta do iPhone que pode ajudar as pessoas que são surdas ou que sofrem de problemas auditivos a manterem-se atentas a sons importantes à sua volta. Pode ser um alarme de fumo a disparar em casa ou um certo ruído produzido por um animal. O iPhone pode ouvir esses sons e emitir uma notificação para o avisar sobre o evento.

A mesma característica de acessibilidade funciona bem com pessoas que não têm problemas de audição. Mas podem usar AirPods ou outros auscultadores que os possam impedir de ouvir os diferentes sons de fundo à sua volta.

 

Como ativar o Reconhecimento de som no iPhone

O reconhecimento de som é uma característica que a Apple incorporou no iOS desde o iOS 14. Vai encontrá-lo no menu de Acessibilidade dentro das Definições.

  • Vá a Definições e procure Acessibilidade;
  • Dentro de Acessibilidade procure Reconhecimento de som;
  • Agora, neste menu, ative o Reconhecimento de som.
  • Espere uns segundos e terá em baixo um local para selecionar o som.

Neste ponto é importante perceber que os sons predefinidos foram importados para o seu iPhone. Existem vários já do conhecimento do iPhone, como o som de um alarme de incêndio, de um bebé a chorar, da presença de fumo, uma sirene, o miar de um gato, ou o latir de um cão. Há outros ainda como o som da campainha de casa, ou de um vidro a partir.

O mais interessante é que há outros sons que podem ser treinados no nosso equipamento. E isso permite aperfeiçoar a tecnologia e adaptar este reconhecimento de sons à nossa realidade.

ferramenta pede que seja reproduzido o som 5 vezes para que o Reconhecimento de som aprenda e grave o som que o utilizador quer identificar.

É aqui que podemos também usar esta ferramenta para que os AirPods possam "perceber o som" e termos estas notificações quando estamos a ouvir música, ou a telefonar. Quantas vezes não lhe aconteceu não ouvir a campainha de casa porque estava a "curtir o seu som"? Ou não ouviu o bater de porta, alguém a chamar, entre outros exemplos?

Com a capacidade de aprendizagem, o iPhone e o Apple Watch permitem que use o poder de "ouvir" dos equipamentos Apple para alertar sobre certos cenários.

Usar a Central de controlo

Também pode adicionar funcionalidades de acessibilidade à central de controlo e, depois, ativá‑las a partir daí.

  1. Em Definições  > Central de controlo, toque em botão Inserir junto às funcionalidades de acessibilidade que usa mais.
  2. Para ativar a funcionalidade de acessibilidade, abra a central de controlo e, depois, toque no controlo.
Fonte: Pplware.




CEO da Apple fala de realidade aumentada em meio a rumores de headset


 A Apple ainda não deu uma data, ou mesmo um preço, mas deve lançar um headset de realidade mista, segundo múltiplos rumores da indústria. O objetivo, por trás do gadget de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), é melhorar a comunicação e aproximar as pessoas, na visão do CEO Tim Cook.

“A ideia de que você pode sobrepor o mundo físico com coisas do mundo digital pode melhorar muito a comunicação das pessoas, a conexão das pessoas”, disse Tim Cook, em entrevista à revista GQ.

A visão do CEO da Apple não é novidade. Em outra entrevista, há sete anos, ele já havia falado que o AR permite estar presente em uma conversa e ver o mesmo que o interlocutor, sendo um grande passo para a comunicação.

O headset de realidade mista da Apple ainda não tem previsão de lançamento.O headset de realidade mista da Apple ainda não tem previsão de lançamento.Fonte:  James Yarema/Unsplash 

Ao comentar sobre a tecnologia novamente, Tim Cook explicou porque a Apple ainda não lançou seu próprio headset. “Não estou interessado em juntar pedaços das coisas de outra pessoa. Porque queremos controlar a tecnologia primária. Porque sabemos que é assim que se inova”, emendou.

Quando chega e quanto custa?

Por enquanto, cogita-se que o dispositivo de realidade mista da Apple vá custar cerca de US$ 3 mil, mais de R$ 15 mil, na cotação atual. O dispositivo será focado na "copresença", com coisas digitais no mundo real, diferente do metaverso, um espaço totalmente digital.

Enquanto as expectativas apontavam para uma apresentação na WWDC, em junho, novas especulações apontam que o produto teria sido adiado pela Apple. Segundo os rumores, os funcionários da empresa não estão confiantes no sucesso do headset em sua versão atual.

Fonte: Tecmundo.