30 de nov. de 2021

Apple prepara-se para roubar liderança à Samsung no segmento dos smartphones

 A Apple tem no quarto trimestre de cada ano o seu melhor período de vendas. Isto tem uma razão de ser, esta é a altura de lançamento do seu mais prestigiado produto, o iPhone. Como tal, com base nos dados disponibilizados pela cadeia de fornecimentos ao nível da produção de smartphones, as previsões apontam para que a participação de mercado do iPhone no quarto trimestre de 2021 chegue a 23,1%.

Estes valores conferem um aumento de 15,9% no último trimestre, o suficiente para assumir de forma convincente o primeiro lugar, atirando a Samsung para a segunda posição.

Imagem iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max

Apple ataca o primeiro lugar depois de ter conquistado o segundo

Apesar da empresa de Cupertino ter apresentado uma receita de 83,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, o que proporcionou um crescimento de 29% face ao ano anterior, a verdade é que os resultados foram abaixo da expectativa. Assim, estão a ser depositadas todas as esperanças no último período do ano.

Segundo a TrendForce este continua a ser um período conturbado no que toca à escassez de componentes o que tem restringindo as vendas de smartphones em geral. No entanto, o lançamento do iPhone 13 da Apple foi claramente um grande sucesso.

Com o lançamento de quatro novos modelos de smartphones da série iPhone 13 no último trimestre de 2021, foi registado um aumento de produção, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, no que respeita aos equipamentos Apple. Este crescimento foi na ordem dos 22,6% para 51,5 milhões de unidades. Assim, com este resultado nesse trimestre, a Apple também conseguiu subir para o segundo lugar no ranking global.

 

Natal é a quadra preferida da Apple para as vendas

A Samsung tem visto o seu primeiro sólido lugar a ser disputado, com a Xiaomi a aproximar-se. De referir que, nalguns mercados e nalguns períodos de tempo, a empresa chinesa ficou mesmo em primeiro lugar do pódio.

No entanto, a Apple tem na época natalícia a oportunidade ideal para se tornar a marca mais vendida a nível mundial. Há que referir que para tal, tem vindo a adotar uma estratégia inteligente, principalmente no que toca aos componentes, tendo reduzido a produção de iPads para não deixar de fornecer iPhones, garantindo a resposta à procura.

Como resultado, a Apple teve um aumento de vendas, no último trimestre, de 15,9% e neste, que entra no último mês, de 23,2%. Isso será o suficiente para ultrapassar a Samsung, para assumir a liderança geral no mercado global de smartphones.

Um dado interessante deixado na análise da TrendForce é o impacto que se espera que o novo iPhone SE com 5G venha a ter nas contas da empresa de Cupertino para o primeiro trimestre de 2020. Conforme é referido, o volume de produção para 2022 está previsto chegar a 25 - 30 milhões de unidades do SE de terceira geração.

Fonte: Pplware.

Google traz finalmente para o Android Auto uma das funcionalidades mais pedidas

 Ao longo dos anos o Android Auto tem vindo a ser melhorado pela Google, recebendo novidades importantes. Estas resultam dos pedidos dos utilizadores e também de mudanças que vão acontecendo no universo dos smartphones.

Agora, depois de muitos pedidos, o Android Auto recebeu uma novidade. Finalmente vai poder ser usado de forma total, com ligações a vários operadores. O suporte para duplos SIM está a chegar aos carros.

Android Auto Google SIM chamadas

O Android Auto dá aos utilizadores de smartphones Android a liberdade de terem os seus smartphones ligados aos seus carros. Aqui recebem uma interface simples de utilizar e que não distrai os condutores durante as viagens.

Na sua forma mais simples, os utilizadores não podem definir a origem das suas chamadas telefónicas. Apenas podem marcar os números e fazer o processo sem qualquer escolha, principalmente no caso dos telefones com dois cartões SIM.

O SIM a ser usado é, neste cenário, o que está associado ao arranque do smartphone Android. O utilizador não tem qualquer opção ou escolha nestes casos, sendo obrigado a usar o que o sistema da Google tem definido como o seu padrão.

Esta situação está agora a mudar, pelo menos é o que alguns utilizadores começam a perceber nos seus carros com Android Auto. Reportado no Reddit, pode ser vista já uma nova opção que permite ao utilizador escolher qual o cartão SIM a ser usado na chamada telefónica.

A Google já tinha anunciado em setembro que o Android Auto iria ter acesso a esta novidade em breve. Esse momento acontece agora, ainda que, aparentemente, apenas na versão beta desta app. Espera-se que em breve seja alargado a todos os utilizadores.

O Android Auto recebe assim mais uma atualização importante e que eleva ainda mais esta proposta, dando aos utilizadores a hipótese de escolha da rede a utilizar.

Fonte: Pplware.