17 de ago. de 2020

Epic Games apela ao tribunal para que a Apple pare com o bloqueio

 Um dos temas tecnológicos quentes da passada semana envolveu a Epic Games e as lojas de aplicações AppStore e Google Play. Devido a manobras da criadora de jogos com o objetivo de receber pagamentos diretos, o jogo Fortnite foi banido de ambas as plataformas.

Mas há momentos a Epic Games informou que entrou com um processo contra a Apple. A empresa apela ao tribunal para que a marca da maçã pare com o bloqueio que está a implementar.

O final da passada semana não poderia ter sido mais azedo para a Epic Games. A criadora de jogos viu o seu popular título Fortnite ser banido das lojas AppStore da Apple e Google Play. Esta decisão deveu-se à tentativa da Epic Games em contornar as regras de pagamentos das lojas de apps para iOS e Android. A empresa oferecia um desconto de 20% a quem comprasse diretamente os extras do jogo Fortnite, passando ao lado das taxas impostas pelas lojas.

Como seria de prever, tanto a Apple como a Google não admitiram esta situação e rapidamente eliminaram o Fortnite das suas plataformas. Para além disso, a Google pressionou também a fabricante chinesa OnePlus a cessar o acordo com a Epic Games.

Desta forma, quem tinha o jogo instalado nos seus dispositivos poderá continuar a jogar, mas sem as atualizações. Já quem não tinha instalado, não poderá ter o Fortnite através das lojas de aplicações. Mas já aqui ensinámos como ter o jogo para Android por uma via alternativa.

Epic Games recorre com processo para a Apple parar com o bloqueio

No seguimento deste assunto, a Apple avisou a Epic Games que iria encerrar todas as suas contas de programador até ao próximo dia 28 de agosto.

Mas criadora de jogos acaba de publicar na sua conta do Twitter que entrou com um novo processo contra a marca da maçã. A Epic Games está assim a apelar ao tribunal para que a Apple pare com os seus planos para “limpar” a empresa do seu sistema.

A Epic explica que a remoção do Fortnite da AppStore, bem como o encerramento das contas de programador, poderá resultar num “dano irreparável” para a empresa de jogos. Para além disso, a criadora diz ainda que bloquear o acesso a ferramentas de desenvolvimento também afeta softwares como o Unreal Engine Epic.

Nas palavras da Epic Games:

Não contente em simplesmente remover o Fortnite da App Store, a Apple está a atacar todo o negócio da Epic em áreas não relacionadas.

Se não forem verificadas, as ações da Apple vão danificar irreparavelmente a reputação da Epic entre os jogadores Fortnite e ter consequências catastróficas para o futuro do negócio Unreal Engine.

Esta providência cautelar da Epic Games poderá assim impedir a Apple de remover o Fortnite e ainda de agir contra outros títulos da criadora de jogos e do Unreal Engine.

Pode ler mais informações sobre o processo aqui, onde a Epic Games incluiu também a opinião negativa dos utilizadores acerca deste bloqueio.

Fonte: Pplware.

Como criar e configurar um ‘alias’ no iCloud para ter um “endereço extra” no email

 Cada vez temos mais endereços de email, mais contas, mais serviços… enfim, uma panóplia de informação que muitas vezes está completamente desestruturada. Assim, uma das formas de termos vários endereços de correio eletrónico, mas dentro da mesma conta, é usarmos um “alias”.

Já vamos explicar o que é e dar alguns exemplos da sua utilidade. Usaremos como exemplo o email do iCloud, mas poderá fazer igualmente noutros serviços de correio.

Ilustração email iClou com alias

O que é e para que serve um “alias” no email iCloud

De forma simples, podemos dizer que um alias (“pseudónimo”, “apelido”) é um endereço de email alternativo associado à nossa conta de email principal ou predefinida. Este endereço que criamos funciona como se fosse um “email virtual” cuja única função será encaminhar as mensagens que chegarão até ele para a nossa conta oficial.

Conforme temos visto, hoje tudo pede o nosso endereço de email para nos registarmos. Assim, esta possibilidade de criamos um “alias” pode ser muito importante. Este endereço pode ser usado para disfarçar ou esconder o nosso principal, deixando-o a salvo do spam, por exemplo. Além disso, com facilidade podemos adicionar a este endereço virtual, ou secundário, etiquetas para o destacar dentro da nossa conta “genérica”.

Seguramente haverá muitos outros cenários onde este email alternativo será importante. Fica agora à vossa imaginação.

 

Como criar e configurar um ‘alias’ no iCloud

Agora que já percebeu para que serve um “alias”, vamos usar a nossa conta iCloud para criar um endereço de email “alternativo” ligado ao nosso endereço principal.

Em primeiro lugar, o utilizador precisa ter a opção Mail ativa nas configurações do iCloud no seu dispositivo iOS. Isso pode ser ativado indo a Definições -> Apple ID -> iCloud -> email. Atenção, se não tiver conta iCloud, poderá criar, é gratuito (muito provavelmente terá, pois deve ter crido aquando da iniciação do seu dispositivo Apple).

Portanto, feito isto vamos lá mostrar como se pode criar e gerir um “alias”.

Abra um qualquer browser e vá a iCloud.com. Agora, coloque o seu ID Apple e palavra-passe. A seguir clique na seta para dar seguimento. Vão ser pedidas conformações de segurança a seguir.

Imagem da conta iCloud para configurar alias no email

Dentro da área iCloud, escolha a opção Mail.

Imagem da conta iCloud para configurar alias no email

Assim, o passo seguinte será clicar na roda dentada para entrar nas Preferências do serviço. Qualquer dúvida, amplie a imagem.

Imagem menu prefer~encias dentro do iCloud da Apple

Feito isto, vamos então criar aquele que será o nosso endereço de correio “virtual”. Nas Preferências clique no separador @Contas. Lá dentro começa o processo. Clique agora em Adicionar um alias

Imagem de como criar alias no mail da Apple

O que será pedido é simples de entender. Primeiro escolhemos o “nome” para o nosso alias, que será o prefixo pelo qual o endereço irá encaminhar para o nosso principal.

Pede-nos também o Nome completo, uma Etiqueta e se quiser, coloque a cor que terá essa etiqueta. Depois dos campos preenchidos, clique no botão OK.


 

Então, na janela seguinte já deve conseguir ver seu alias recém-criado na secção Contas. Aqui, poderá gerir o seu alias. Pode desativar o alias temporariamente a qualquer momento ou simplesmente excluí-lo completamente. Clique em “Terminado” para concluir o procedimento.

 

Em suma…

Os utilizadores podem criar até três alias ativos com o email iCloud. Assim, com 3 endereços virtuais, poderá ter um para as redes sociais, outro para os serviços do Estado, outro para outros serviços da Internet e sempre protegendo o seu endereço principal. Se eventualmente desativar qualquer um deles, os email serão devolvidos, como se o endereço não existisse.

Fonte: Pplware.

Donald Trump não quer saber do impacto que bloqueio da China tem nas vendas da Apple

 A guerra comercial dos EUA com a China está ao rubro. O governo liderado por Donald Trump tem tomado medidas que vão ser prejudiciais para estas relações e as maiores vítimas parecem ser agora o TikTok e o WeChat.

Claro que os consumidores vão também pagar este preço, bem como a própria Apple. A gigante da tecnologia vê ameaçada a sua posição na China e aparentemente quem a devia proteger não quer saber. Trump revelou que não quer saber do impacto que estas medidas vão ter.

Trump Apple China WeChat vendas

Um problema grave para as vendas da Apple

Ainda estamos longe de saber o impacto que vão ter as mais recentes medidas do governo dos EUA. A decisão de Donald Trump parece estar tomada, querendo banir muito em breve o TikTok e o WeChat dos smartphones das empresas norte-americanas.

Estas decisões parecem querer proteger os consumidores e até as empresas americanas, mas estará a ter um efeito potencialmente negativo. Ao não estar presente o WeChat no iPhone, muitos consumidores chineses já admitiram largar os smartphones da Apple.

Trump não quer saber do problema do WeChat

Esperava-se que houvesse algum protecionismo por parte de Donald Trump à Apple, como já tantas vezes referiu e fez questão de referir. Mas a verdade é que para Trump este impacto não lhe interessa e “tanto faz” que estas medidas prejudiquem a Apple.

Estas palavras surgiram numa entrevista recente feita por Justin Sink da Bloomberg. A questão era simples e questionava sobre o alarmismo das empresas dos EUA ao bloqueio do WeChat em alguns mercados e no impacto nas vendas.

China é um problema cada vez maior para os EUA

Surpreendidos com a resposta de Donald Trump os jornalistas questionaram se este não se preocupava. A resposta foi simples, rápida e evasiva. Referiu que a segurança dos EUA está acima de tudo e que estavam muito dececionados com a China.

Apesar de todas as mudanças de opinião, normais em Donald Trump, não se esperava esta resposta. Uma das suas pedras basilares é a economia e o poder das empresas americanas. Neste caso da Apple, é claro que poderá perder um dos mercados que muito lucros traz à empresa.

Fonte: Pplware.

Apple Watch detecta doença cardíaca que hospital não detectou

 Um usuário do Apple Watch, utilizando a função de ECG (eletrocardiograma), detectou uma doença cardíaca que, anteriormente, um hospital não foi capaz de detectar. Raymond, leitor do site AppleInsider, escreveu ao CEO da Apple, Tim Cook, um e-mail agradecendo pelo dispositivo. A resposta de Cook, que lhe parecia improvável, veio pouco mais de 10 horas depois.

Ao site, Raymond disse que havia visitado um hospital em julho pois havia sentido um desconforto no peito. Ele contou que, após uma bateria de testes que inclui uma angiografia e um teste de estresse, nada de errado foi detectado.

Mais recentemente, ele utilizou o recurso de ECG do seu Apple Watch e o de sua esposa, e ambos revelaram quatro detecções de AFib (fibrilação atrial). A doença causa irregularidades na frequência cardíaca (normalmente acelerando) e pode provocar má circulação sanguínea.

O Apple Watch estava certo

Após o resultado do relógio inteligente, ele foi ao mesmo hospital que havia visitado em julho e confirmou o caso. Horas depois, ele escreveu o e-mail para Cook agradecendo "por trazer o Apple Watch para o mercado".

Em resposta, o CEO disse se sentir feliz por ele receber apoio médico. "Obrigado por compartilhar sua história conosco – é isso o que nos inspira a continuar avançando". No e-mail original, compartilhado com o AppleInsider, Raymond disse que vai "garantir que todos que eu me importo tenham um Apple Watch".

Esta não é a primeira vez que o CEO da Apple responde um usuário. Nem a primeira que o relógio inteligente da empresa pode ter salvo uma vida. Em junho, um agricultor aposentado de 92 anos caiu de uma altura de 6,4 metros e o recurso de detecção de quedas enviou um alerta ao Corpo de Bombeiros.

Fonte: Tecmundo.