22 de jan. de 2021

Há rumores de que o iOS 15 abandonará o suporte para iPhone 6s e iPhone SE 2016

 Todos os anos a Apple lança uma nova versão do seu sistema operativo para o iPhone. Há sempre novidades e tecnologias que encontram suporte na nova versão do iOS. Como resultado, há máquinas mais antigas que deixam de poder instalar a última versão deste software. Apesar da empresa de Cupertino dar 5 anos de atualizações, o próximo iOS 15 pode deixar cair os modelos iPhone 6s e iPhone SE de 2016.

De acordo com alguns rumores, estas máquinas, com o chip A9, não devem estar aptas para suportar os incrementos feitos para a versão 15.

Ilustração iOS 15 no iPhone 12 Pro

iOS 15 está já a ser desenhado e alguns iPhones vão ficar de fora

De acordo com rumores que são já debatidos sobre o tema, o ‌iOS 15‌ poderá não ser instalado no iPhone 6s, no ‌iPhone‌ 6s Plus ou no iPhone SE 2016, todos com chip A9.

Os ‌iPhone‌ 6s e 6s Plus foram introduzidos em 2015, têm já mais de 5 anos no mercado. Assim, não é surpresa que estes smartphones não devam estar na lista da Apple para as máquinas que darão suporte à nova versão do iOS 15‌. Se os rumores forem verdadeiros, estes iPhones não poderão ser atualizados após o iOS 14.

Imagem iphone 6s, iPhone SE 2016

 

Do iPhone 7 até ao futuro

O ‌iOS 15‌ será executado no ‌iPhone‌ 7, ‌iPhone‌ 7 Plus e em todos os iPhones mais novos que foram lançados, tornando-o compatível com dispositivos que possuem um chip A10 ou mais recente. O iPod touch de sétima geração tem um chip A10, portanto, deve ser capaz de executar o ‌iOS 15‌.

Quanto ao iPad, o iPadOS 15 poderia talvez descartar o suporte para o iPad mini 4 (2015), iPad Air 2 (2014) e ‌iPad‌ 5 (2017), equipados com chips A8, A8X e A9, respetivamente. Todos os iPads mais novos devem oferecer suporte à atualização.

Apesar da Apple mudar estas regras do jogo de vez em quando, este rumor já não é novo. Em novembro passado, circulou um rumor que dava conta do fim da linha para estes equipamentos equipados com o A9.

Fonte: Pplware.

Apple lança o iOS 14.4 RC para o iPhone

 A Apple já trabalha nesta versão há algum tempo. Contudo, parece que só agora está finalmente pronta para chegar aos iPhones. Assim, hoje, a empresa disponibilizou aos programadores a versão iOS 14.4 RC. Esta Release Candidate é uma versão “final” que, geralmente, antecede por pouco tempo o lançamento da versão final.

A Apple também publicou as notas de lançamento completas para a atualização, incluindo novos detalhes sobre melhorias na aplicação Câmara, correções de bugs e muito mais.

Imagem iPhone 12 Pro com iOS 14.4 RC

O que há de novo no iOS 14.4?

Depois do virar do ano, a Apple continua com a dinâmica que lhe é conhecida, no que toca à atualização do seu parque de sistemas operativos. Portanto, hoje temos já vários lançamentos. Aqui damos conta do que a empresa de Cupertino incluiu na nova versão do iOS.

O iOS 14.4 inclui as seguintes melhorias para o seu iPhone:

  • Códigos QR menores podem ser reconhecidos pela câmara
  • Opção para classificar o tipo de dispositivo Bluetooth em Definições para identificação correta dos auscultadores para notificações de áudio
  • Notificações para quando a câmara do seu iPhone não puder ser verificada como uma nova câmara genuína da Apple no iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

 

Esta versão também corrige os seguintes problemas:

  • Artefactos de imagem podem aparecer em fotos HDR tiradas com o iPhone 12 Pro
  • O widget de fitness pode não exibir dados atualizados de atividade
  • A escrita pode demorar e as sugestões de palavras podem não aparecer no teclado
  • O teclado pode não aparecer no idioma correto em Mensagens
  • Histórias de áudio da aplicação Notícias no CarPlay podem não ser retomadas após serem pausadas para instruções faladas ou Siri
  • Ativar o controlo de comutação em acessibilidade pode impedir que as chamadas sejam atendidas no ecrã de bloqueio

As notas de lançamento do iOS 14.4 não mencionam uma nova experiência de Handoff para utilizadores de mini HomePod. Isso pode ser devido ao facto de ainda não estar disponível a atualização para o HomePod mini.

Conforme já referimos antes, a Apple afastou-se da nomenclatura Golden Master para lançamentos beta quase finais. Em vez disso, daqui para frente, a empresa usará o termo “Release Candidate”, ou RC, para fazer referência a uma versão beta quase final.

Fonte: Pplware.

Uma verdadeira vitória! Linux com ambiente gráfico já corre nos novos Mac com SoC M1

 Desde que a Apple lançou os seus primeiros computadores Mac com o SoC M1, que é tentado colocar outros sistemas a correr aqui. A luta não tem sido simples, mas os resultados positivos têm surgido, tanto do lado do Windows como do Linux.

Uma notícia agora revelada veio dar conta de uma grande vitória. O Linux já corre nos novos Mac e no SoC M1, sem qualquer alteração ou sem qualquer configuração complicada. Está assim aberta uma nova porta para estes computadores e para esta arquitetura.

Linux Mac M1 SoC Apple

O Linux já corre nos novos Mac

Foi o próprio criador do Linux, Linus Torvalds, que disse querer ver o seu sistema a correr nos Mac com o SoC M1. Este processo iniciou-se assim que estas máquinas foram colocadas no mercado, sendo um processo que foi tendo resultados de forma periódica.

A boa notícia é que este processo foi já conseguido de forma nativa, não recorrendo à virtualização ou emulação. Esta é a abordagem que tem sido usada no Windows e que aparentemente é por agora a forma de ter este sistema a correr.

https://twitter.com/cmwdotme/status/1351838924621099008

Um novo sistema completo para os Mac da Apple

Com uma simples Pen USB é agora possível fazer o arranque do Linux no Mac mini M1. Quem revelou esta conquista foi Chris Wade, responsável tecnológico da Corellium, uma empresa especializada em virtualização.

Esta versão do Linux não é mais que um Ubuntu, na sua vertente para o Raspberry Pi, que também assenta na arquitetura ARM. Depois de outras versões testadas, esta acabou por ser a mais estável e que traz suporte para USB, I2C e DART.

Linux Mac M1 SoC Apple

Há ainda limitações no SoC M1

Infelizmente esta versão não vem isenta de problemas. Um dos mais relevantes é mesmo na parte da rede, sendo necessário usar um adaptador USB. Há ainda outras questões, como a ausência de aceleração gráfica por hardware, ficando por agora baseada em software.

Como se pode ver, mesmo com esta conquista e esta vitória, há ainda muito trabalho a ser feito. Tudo o que é necessário foi já publicado no GitHub e pode ser acedido por todos. Está assim conseguida uma das mais pedidas evoluções para este SoC na Apple.

Fonte: Pplware.