7 de mai. de 2023

“Apple Watch ajudou a salvar a vida da minha mãe”… história incrível!

 Os dispositivos que hoje "vestimos" e usamos de forma mais permanente têm uma missão cada vez mais importante: ajudar-nos a cuidar da saúde. Não é exclusividade da marca A ou B, existem muitos atualmente que são usados para monitorizar sinais vitais e outros dados relativos à saúde e bem estar. O caso que trazemos hoje é incrível. Um utilizador conta como o Apple Watch ajudou a salvar a vida da sua mãe.

Imagem Apple Watch com deteção de queda

O dia em que o Apple Watch salvou a mãe de Xanderpy

história foi partilhada no Reddit e quem a conta é o filho de uma utilizadora do Apple Watch que teve um acidente vascular grave.

O utilizador com o nick Xanderpy, contou na rede social que o caso passou-se com a sua mãe durante uma viagem de negócios. Ficou alojada num hotel. Começou a sentir uma dor no peito e ficou preocupada. Nesse momento enviou uma mensagem de texto a uma amiga que também estava no hotel e pediu-lhe que fosse ao seu quarto (não deu a entender que havia qualquer emergência). Imediatamente a seguir, caiu de cara no chão.

O Apple Watch tem vários sensores e um deles, em particular, deteta quedas acidentais. Após a deteção da queda, o dispositivo dá um minuto para que o utilizador responda ao pedido de informação sobre a sua condição. Se nada for feito, automaticamente o Apple Watch dispara um pedido de ajuda para o número de socorro 112 (911 nos EUA).

Alguns minutos depois, a amiga foi ao quarto, encontrou-a caída no chão e ligou para o 911 (112 de Portugal). Para sua surpresa, os técnicos de emergência disseram que a ambulância já estava a caminho. E esta chegou muito rápido, após a amiga ter ligado.

Conta o utilizador do Reddit que a sua mãe tinha uma rutura da aorta e a situação era tão má que foi preciso um conjunto de manobras de reanimação para que conseguisse sobreviver, incluindo o transporte que foi incrivelmente rápido para o hospital.

Alguns dias mais tarde, quando a mulher acordou da cirurgia e conseguiu livrar-se dos tubos e das sondas (ficou intubada alguns dias após a operação), perguntaram-lhe se tinha ligado para o 112 antes de desmaiar. Ela disse que não ligou.

Descobriu-se então que a chamada de emergência para o 911 (112 de Portugal) tinha sido feita pelo Apple Watch no momento da queda.

Na avaliação do cenário do acidente vascular, aqueles minutos extras entre o momento em que o Apple Watch ligou para o 911 e a chegada da amiga acabaram por ser cruciais. Quando a mãe do utilizador do Reddit chegou ao hospital, os médicos disseram que ela tinha uma aorta rompida e uma das chaves para o tratamento era o transporte imediato para o hospital.

Na conclusão do seu testemunho, o utilizador refere que por vezes via histórias como a que assistiu e pensava que eram exageradas para fins publicitários ou possivelmente inventadas. Claro, agora já não acha isso, depois de ter percebido que provavelmente fora o Apple Watch que salvou a vida da sua mãe.

Fonte: Pplware.

Apple sem pressa para introduzir IA na Siri: “há questões que têm que ser resolvidas”

Fonte: Pplware.

Apesar dos rumores, iPhone 15 Pro irá manter os botões físicos

 Muitos foram os rumores que davam conta do fim dos botões físicos tradicionais do iPhone 15 Pro. Seria a evolução esperada para a linha de topo da Apple e que traria novas funcionalidades e novos gestos aos utilizadores. Mas não, não será para já.

Apesar dos rumores, iPhone 15 Pro irá manter os botões físicos

Há alguns meses começou-se a especular que o próximo topo de gama da Apple poderia ser lançado sem os típicos botões físicos. Aliás, foram vários os analistas que corroboraram essa teoria, sempre associada ao iPhone 15 Pro. A mudança, apesar de controversa, iria melhorar o design do dispositivo e iria acrescentar novos gestos ao ecrã.

O salto que ainda vai ficar por dar

Agora, o MacRumors avançou com a notícia de que tal não iria acontecer. A notícia partiu de uma carta do acionista Cirrus Logic onde é referido que o smartphone será lançado no outono, mas não deve chegar mais como planeado".

Como temos visibilidade limitada dos planos futuros dos nossos clientes para este produto atualmente, estamos a remover a receita associada a este componente do nosso modelo interno.

De notar que a Cirrus Logic seria essencial para fornecer à Apple os drivers hápticos necessários para os botões "de estado sólido", que já tinham mesmo aparecido num molde 3D supostamente real do iPhone 15 Pro.

Apple iPhone 15 será apresentado em setembro

Recorde-se que, em abril, o analista da Apple Ming-Chi Kuo disse que a Apple teria abandonado a adição de botões de estado sólido ao iPhone 15 Pro devido a problemas de produção.

Espera-se que a Apple anuncie o iPhone 15 Pro durante um evento em setembro de 2023, podendo vir a apresentar uma moldura de titânio arredondada com uma nova lente telefoto de periscópio. É ainda esperado que este modelo, bem como a restante linha, venha já com porta USB-C, pelo menos na Europa, para começar a responder às novas exigências de criação de um carregador universal.

Fonte: Pplware.